logo

Telefone: (11) 3024-9500

Seis destinos literários para conhecer na Grã-Bretanha | Qual Viagem Logo

Edinburgh, Uk - May 20, 2012: street view of Edinburgh, it is Scotland's second most populous city and the seventh most populous in the United Kingdom

Seis destinos literários para conhecer na Grã-Bretanha

12 de setembro de 2019

Ao longo da história, diversos escritores se encantaram e usaram como pano de fundo as paisagens da Grã-Bretanha. De Shakespeare a J.K.Rowling, conheça as cidades britânicas que inspiraram diversas obras literárias.

Desvende mistérios em Torquay

Foto via iStock por TheBristolNomad

Foto via iStock por TheBristolNomad

Considerada a “Rainha do Crime”, Agatha Christie é detentora de eletrizantes obras de suspense criminal. A cidade de Torquay, na Inglaterra, anualmente celebra o aniversário da escritora através do Festival Internacional Agatha Christie, que acontece na Torre Abbey, o Museu de Arte considerado um dos monumentos da Herança Inglesa.

Torquay, região rodeada de praias e enseadas, faz parte da Riviera Inglesa, conhecida por ser um dos locais de geoparque da UNESCO devido a sua importância ecológica.

Reviva romances épicos em Bath e Chawton

Foto via iStock por naumoid

Foto via iStock por naumoid

Jane Austen estava à frente do seu tempo. Em suas obras levantou questões importantes a respeito da posição social das mulheres no século XVIII.

Devido a sua relevância atemporal, a cidadezinha de Bath imortalizou a escritora no Jane Austen Centre, uma exposição permanente que explora o tempo de Jane na região. Já na cidade de Chawton, é possível conhecer a casa da família Austen, um conservado edifício do século XVII. Ali, estão objetos pessoais, cartas, as primeiras edições de seus livros e a mesa na qual ela escrevia seus romances.

Descubra os cenários que inspiraram as irmãs Brontë

Foto via iStock por marcyano

Foto via iStock por marcyano

Os fãs de “Jane Eyre” e “O Morro dos Ventos Uivantes”, irão encontrar no norte da Inglaterra, paisagens que serviram de pano de fundo as obras das irmãs Brontë. O parque de Yorkshire Moors conta com uma beleza selvagem e pitoresca, ali estão as charnecas e os pântanos onde Anne, Charlotte e Emily, debatiam ideias para criar seus livros.

O Brontë Parsonage é o museu dedicado as irmãs, que contém a maior coleção de manuscritos, cartas, edições iniciais dos romances, poesias e objetos pessoais da família.

Um passeio pelo mundo teatral de Shakespeare

Foto via iStock por ZambeziShark

Foto via iStock por ZambeziShark

Stratford-upon-Avon é o berço de William Shakespeare. Na cidade, o visitante pode conhecer a história de vida do dramaturgo, bem como a casa onde ele nasceu e a igreja onde foi enterrado.

Não deixe de conhecer a Royal Shakespeare Company, uma das companhias de teatro mais conceituadas do mundo. Ali, é possível fazer um tour e conhecer os bastidores e alguns atores. Ao lado do edifício, estão os jardins de Bancroft, onde fica a estátua em homenagem ao poeta.

Vivencie um universo mágico em Edimburgo

Foto via iStock por ClaudineVM

Foto via iStock por ClaudineVM

O mundo do bruxinho Harry Potter foi inspirado por diversos locais na Grã-Bretanha. Em Edimburgo, existe um tour gratuito feito por fãs da obra, que leva turistas por pontos importantes da cidade, como a Elephant House, café onde J.K. Rowling escreveu o primeiro livro da saga, a Victoria Street, conhecida como o “Beco Diagonal” da vida real e o cemitério de Greyfriars Kirkyard, local da lápide de Tom Riddle.

O The Balmoral Hotel possui uma suíte dedicada a J.K. Rowling, que escreveu os capítulos finais de “Harry Potter e as Relíquias da Morte” ali. O hóspede pode ter um gostinho do mundo mágico no quarto, que possui uma entrada decorada com estrelas e uma aldrava em formato de coruja. Além disso, o busto de mármore de Hermes foi assinado pela escritora após o término do livro.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por Jui-Chi Chan

Comentários