logo

Telefone: (11) 3024-9500

Sean's Bar - Irlanda | Qual Viagem Logo

file1391-copy

Sean’s Bar – Irlanda

3 de janeiro de 2017

file1390-copy

Foto: Lucas Jasper

Athlone é uma cidade no condado de Westmeath, na Irlanda. Essa pequena cidade tem um pouco mais de 20.000 habitantes, localizada a 120 quilômetros de Dublin capital da Irlanda. E por que estamos falando de Athlone? Por que é onde fica o Sean’s Bar!

A bem da verdade desde que estamos na Irlanda sempre que ouvíamos falar em pub (bar irlandês) e coisa antiga numa mesma frase a gente escutava falar do Brazen Head, em Dublin. Mas curiosamente foi o Felipe, um amigo nosso aqui, que nos falou de um outro lugar. Ele nos disse que a caminho (saindo de Dublin) do Cliffs of Moher havia uma cidade pequena chamada Athlone e que valia a visita justamente por causa do pub mais antigo da Irlanda (mas não era o Brazen Head!?). Dias depois conversando com um amigo irlandês sobre a nossa viagem para o Cliffs of Moher, dissemos que no caminho íamos conhecer o pub mais antigo da Irlanda. Surpreso, ele perguntou se iríamos realmente para o Cliffs e já foi falando que o mais antigo pub era o Brazen Head aqui em Dublin. Rimos e dissemos que realmente iríamos para o Cliffs só que no caminho está o Sean’s Bar em Athlone. Pronto, ficou a polêmica.

Só para esclarecer um pouco as coisas, data por data o Sean’s Bar conta sua história desde 900, já o Brazen de 1198. Enfim, agora a curiosidade já havia tomado conta e o Sean’s Bar entrou no roteiro!

Como a ideia era ir ao Cliffs of Moher, deixamos tempo suficiente para ficar em Athlone na véspera, almoçaríamos lá e depois dormiríamos em Lisdoonvarna e assim conheceríamos o Sean’s Bar. Além disso tivemos a oportunidade de ver o rio Shannon que fica no fundo do pub. Infelizmente ficamos só na vontade de conhecer o castelo de Athlone (que é bem mais novo, século 12) que pasmem, fica a poucos metros ao lado do pub. Acreditasse que os moradores do castelo saíam de lá para beber no Sean’s Bar, e nós acreditamos, afinal naquela época ir a pubs deveria ser uma das maiores diversões (e ainda é).

Ficamos umas duas horas no lugar, sentados, conversando e vendo o movimento. Engraçado como as pessoas quando vão a lugares assim parecem despertar um sentimento primitivo de querer estar no ritmo do lugar pela sua história. Bebendo, conversando e rindo! Todo mundo meio que se sente íntimo do outro. Mas é isso, é história! E isso não falta no Sean’s Bar. Literalmente ele conta a própria história nas paredes. Uma infinidade de cartazes, barris, fotos, desenhos, objetos, recortes de jornais, tudo remete ao tempo de sua existência. Suas paredes literalmente parecem olhar as pessoas esperando o tempo passar para contar novas histórias. Inclusive quando houve a reforma em 1970 foi onde se encontraram as moedas datadas de 900 (que são consideradas provas da antiguidade do local). Para coroar a decoração eles mantiveram uma parte da parede da época emoldurada ao lado do certificado do Guinnes World Record que diz:
O mais velho espaço público na Irlanda é o Sean’s Bar em Athlone, Condado Westmeath, Irlanda. Que afirma ser este o local da primeira taberna construída em 900.

Chegamos na hora do almoço, mas lá não se serve comida, e isso é típico de alguns pubs irlandeses. Já bebidas, muitas, isso também é típico! Várias marcas de cervejas (inclusive locais), coquetéis e bebidas destiladas. Durante o dia é um lugar realmente muito bom para fazer uma parada e beber algo, a noite o lugar se transforma com som ao vivo, o que dá outra atmosfera ao local!

Pode parecer exagero, e provavelmente é, mas as cidades antigas normalmente surgiram e ao redor de castelos, mas Athlone parece que surgiu e cresceu ao redor do Sean’s Bar, e ele pelo visto assistiu a isso para contar a história. 

Para aproveitar um pouco mais é só conferir o vídeo que fizemos lá!

Produzido por Camila Jasper
Dirigido por Lucas Jasper
Camila e Lucas Jasper
Últimos posts por Camila e Lucas Jasper (exibir todos)

Comentários