logo

Telefone: (11) 3024-9500

São Thomé das Letras: um dos sete pontos energéticos da Terra | Qual Viagem Logo

s-tome-pedra-bruxa-01-credito-acervo-setur-mg-patrick-grosner-e1470428373609

São Thomé das Letras: um dos sete pontos energéticos da Terra

31 de março de 2017

São Thomé das Letras, cidade que fica no sul de Minas Gerais, pertinho de Três Corações, é um destino bastante místico. O local tem as Grutas de São Thomé e do Carimbado e outras atrações interessantes, como a Casa da Pirâmide e mais de uma dezena de interessantes e intrigantes formações rochosas, sendo a da Bruxa a mais famosa.

s-tome-piramide-01-credito-acervo-setur-mg-patrick-grosner-e1470428320902

Foto por Acervo Setur MG / Patrick Grosner

Muitos acreditam que São Thomé seja um dos sete pontos energéticos da Terra, o que atrai para a cidade sociedades espiritualistas, científicas e alternativas. Isso é o que dá razão a outro nome: Cidade Mística. Além disso, o local tem o centro histórico tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Embora adulterado, ainda possui grande significado cultural e ecológico. A Igreja Matriz possui retábulos do período rococó e o forro marcado pela excelência da pintura do artista colonial Joaquim José da Natividade. A Igreja de Pedra é do século XVIII.

s-tome-gruta-labirinto-01-credito-acervo-setur-mg-patrick-grosner-e1470428114318

Foto por Acervo Setur MG / Patrick Grosner

Seu nome deve-se a uma lenda sobre o encontro de uma estátua de São Thomé em uma gruta por um escravo fugido de propriedade do Barão de Alfenas. Tal fato gerou a posterior alforria do escravo pelo seu dono, que ficou bastante impressionado pelo relato do escravo, ordenando assim a construção de uma igreja ao lado da referida gruta.

artesanato-sao-tome-das-letras-credito-acervo-setur-mg-xara-1024x680

Foto por Acervo Setur MG / Xará

São Thomé das Letras é uma localidade tipicamente da região serrana, edificada sobre um largo depósito conhecido como pedras de São Thomé, que foram utilizadas na construção de algumas casas no município, no calçamento das ruas e, atualmente, muito utilizadas na elaboração do artesanato local.

s-tome-cachoeira-vale-das-borboletas-01-credito-acervo-setur-mg-patrick-grosner-e1470428242723

Foto por Acervo Setur MG / Patrick Grosner

Sua localização privilegiada, aliada ao ar rústico, tem elevações que chegam aos 1.440 metros acima do nível do mar e faz com que a cidade seja destino preferido de muitos turistas entusiastas da natureza e que apreciam as artes em geral. Algumas das principais quedas d’água do município são: Cachoeira da Lua, Vale das Borboletas, Floresta dos Duendes, Cachoeira Véu da Noiva e Paraíso, Cachoeira Antares, Cachoeira Eubiose, Cachoeira do Flávio e a Cachoeira do Xangri-Lá.

Como chegar

A partir de São Paulo ou de Belo Horizonte, é só seguir pela Rodovia Fernão Dias até Três Corações. Depois, entre na estrada LMG-862 até São Thomé.

Onde ficar

Pousada dos Anjos

Pousada Além da Lenda

Pousada Arco Íris

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: Acervo Setur MG / Patrick Grosner

 

Comentários