logo

Telefone: (11) 3024-9500

São Thomé das Letras surpreende com misticismo e cachoeiras | Qual Viagem Logo

ARTESANATO - SAO TOMÉ DAS LETRAS - Crédito Acervo Setur MG - Xará

São Thomé das Letras surpreende com misticismo e cachoeiras

8 de agosto de 2016

São Thomé das Letras, pequena cidade de Minas Gerais, atrai muitos turistas com seu misticismo, cachoeiras, grutas e lendas. O que mais chama a atenção dos turistas é a magia que o lugar transmite. Diz a lenda que a Gruta de Carimbado São Thomé tem ligação com a cidade de Macchu Picchu no Peru, e que essa mesma gruta pode ser um portal para outras dimensões, já que ninguém nunca conseguiu chegar ao fim dela.

S. TOMÉ - GRUTA LABIRINTO 01 - Credito Acervo Setur MG - Patrick Grosner

Foto por Acervo Setur MG / Patrick Grosner

Alguns que já foram até lá dizem ser um lugar mágico e de fortes energias e que, ao fechar os olhos, é possível imaginar um portal e ouvir alguns sons. A gruta é visita obrigatória e fica próxima à Ladeiro do Amendoim. O lugar ganhou apelido de “Cidade Mística” porque alguns acreditam que São Thomé é um dos sete pontos energéticos da Terra.

Em busca de algo diferente, alguns turistas vão porque acreditam que o lugar transmite boas energias e positivismo espiritual, outros vão em busca de aventuras percorrendo as trilhas, cachoeiras e lazer. São Thomé das Letras surpreende pelas belezas naturais, com cachoeiras, grutas e formações rochosas. Há ainda eventos, como o Festival da Canção, que ocorre anualmente.

As cachoeiras Véu da Noiva e Paraíso, que estão a 8 km do centro, são algumas das mais visitadas da cidade e ótimas para um bom banho refrescante. Também dá para praticar alguns esportes como rapel, cachoeirismo e tirolesa. Já a Cachoeira da Lua ganhou esse nome porque quando é época de lua cheia a cachoeira fica linda e bem iluminada. Na mesma área da cachoeira acontece uma feira de artesanato todos os finais de semana.

S. TOMÉ  - CACHOEIRA VALE DAS BORBOLETAS 01 - Credito Acervo Setur MG - Patrick Grosner

Foto por Acervo Setur MG / Patrick Grosner

Em algumas épocas do ano, a Cachoeira Vale das Borboletas recebe a visita de inúmeras borboletas. Para chegar até lá, é preciso caminhar por 120 metros por uma trilha bem tranquila e sinalizada. A caminhada irá valer a pena, pois o lugar é lindo e tem águas cristalinas.

S. TOMÉ - PIRÂMIDE 01 - Credito Acervo Setur MG - Patrick Grosner

Foto por Acervo Setur MG / Patrick Grosner

A Casa da Pirâmide é uma construção abandonada no alto da montanha, ponto de encontro para assistir ao pôr do sol. Bem antiga, a casa é feita de pedras e proporciona uma bela vista panorâmica da cidade. A Pedra da Bruxa é outro lugar com vista uma incrível. Ganhou esse nome porque sua formação se parece com uma bruxa. O lugar é visita obrigatória para quem vai até São Thomé.

S. TOMÉ - PEDRA BRUXA 01 - Credito Acervo Setur MG - Patrick Grosner

Foto por Acervo Setur MG / Patrick Grosner

Não deixe de visitar também o Projeto do Santuário Ecológico Bosque das Flores, em uma área de um milhão de metros quadrados que preserva, cuida e restaura as matas naturais. Neste mês, São Thomé estará em festa nos dias 19, 20 e 21 com a Festa de Agosto, que contará com apresentações de Planta e Raiz, Armandinho e Nando Reis. Nos dias 4, 5 e 6 de agosto, ocorrerá o XIV Festival da Canção de São Thomé das Letras (FECAST) e o 46º Festival Nacional da Canção (FENAC).

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por: Acervo Setur MG / Xará

Comentários