logo

Telefone: (11) 3024-9500

O que você precisa saber sobre São Miguel do Gostoso Logo

20170822_124544-01-01

São Miguel do Gostoso – Um paraíso do Rio grande do Norte

4 de setembro de 2017

Se você está buscando paz, boas praias e comida boa no Rio Grande do Norte, São Miguel do Gostoso é uma ótima pedida. Esse pequeno município do estado, está a apenas 112 km da capital, Natal e é quase uma esquina do Brasil.  Está em um dos pontos mais altos e ao extremo leste do continente.

Sugestão de Playlist para o post! Aperte o play!

Para quem curte windsurf e kitesurf, ali é o local! As praias são famosas por seus ventos e excelentes para a prática desses esportes aquáticos. Por isso, não é tão interessante para ficar na areia pegando sol e tomar banho de mar. O vento leva muita areia, muita meeeeesmo, ao ponto de doer. As águas são mexidas e a extensão de areia é muito grande, com poucas opções de bares e restaurantes. Quando for, passeie pelas praias da cidade pra entender o que estou falando, aprecie a galera praticando esportes, dê um rápido mergulho e caminhe pela vasta e ampla areia. Querendo ou não, são belíssimas, quase desertas e sempre limpas.

São Miguel do Gostoso serve como uma ótima base para conhecer as redondezas, repletas de paisagens deslumbrantes. A vila é sossegada quando está fora da alta temporada (final do ano) e tem infraestrutura para receber turistas do mundo todo. É um pedacinho do Brasil que tem sido cada vez mais explorado e que já reúne festas badaladas no ano novo. Se quer aproveitar ele enquanto o astral é bem tranquilo e com energia mesmo de cidadezinha do interior, a hora é agora!

Onde fiquei em São Miguel do Gostoso

Minha estadia foi espetacular, na Vila Emanuelle B&B Pousada BoutiqueSuper bem localizada, quartos incríveis, piscina e café da manhã personalizado. Veja o post que fiz sobre ela: POUSADA EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO? VEJA O CHARME DA VILA EMANUELLE B&B BOUTIQUE

são miguel do gostoso

Como chegar em São Miguel do Gostoso

DE CARRO

Você gasta cerca de 1h20 de carro saindo de Natal. Chega-se através das rodovias BR-101 (Translitorânea) ou BR-304, as duas em boas condições de tráfego.

DE ÔNIBUS

Você terá que ir para o Terminal Rodoviário de Natal. Seguirá para Touros e de Touros até São Miguel. A empresa de ônibus que opera a linha direta entre Natal e Touros  é a Expresso Cabral  e  trajeto dura em média 1h30. Há um ônibus diário com parada apenas em Touros saindo às 6h15 e aos domingos, às 7h15. A viagem dura cerca de 2h15 e a passagem custa em torno de R$25,00. O retorno para Natal sai às 16h15 de São Miguel do Gostoso.

Praias de São Miguel do Gostoso

Como disse no início, as praias são ótimas para prática de esporte e para uma boa caminhada. Se a ideia é pegar sol, entrar em mar calmo e de águas claras, veja os passeios que falarei mais abaixo.

são miguel do gostoso

As praias de São Miguel são:

  1. Ponta do Santo Cristo: considerada a melhor praia do Brasil para esportes de vela, como kite e windsurf
  2. Praia do Cardeiro: tranquila, com águas calmas e um pequeno lago formado pelas chuvas
  3. Praia da Xepa: é paralela à rua principal da cidade e por isso, a mais central. Ainda assim é uma praia vazia esbanjando beleza para os pássaros e jumentos que passam por ali.
  4. Praia do Maceió: a mais distante do centro da cidade, e naturalmente, a mais deserta.

Passeios em Gostoso

São Miguel do Gostoso é uma cidade pequena e dá para fazer tudo a pé. Se você não gosta muito de caminhar, tem a opção de mototáxi na frente da Igrejinha de São Miguel, na Avenida dos Arrecifes. Outra boa sugestão é conhecer a cidade de bicicleta ou alugando um buggy. Meu meio de locomoção foi o carro, que aluguei na RENTCARS e fui feliz da vida.

Para conhecer São Miguel e redondezas minha sugestão é que passe pelo menos 3 dias inteiros, de preferência 4 para fazer com mais tranquilidade.

são miguel do gostoso

  • Dê uma volta para conhecer a cidade e não deixe de passar no Museu Casa de Taipa, uma casa de pau a pique que virou museu dos costumes e cultura nordestina. É bem simbólico, a visita é rápida e gratuita. Fica na Rua Bagre Caia Coco, 99 e seu horário de funcionamento é das 8h às 18h. Conheça também a Igreja de São Miguel Arcanjo que tem uma história ligada ao nome da cidade. Dizem que no século 19 um comerciante foi curado de uma doença por meio de seu santo: São Miguel Arcanjo. Ao ser curado, construiu uma pequena capela em homenagem ao santo, e daí surgiu o nome da pequena vila. Ela fica na Av. dos Arrecifes, 1638  e está aberta das 8h às 21h.
  •  Faça passeios pelos arredores da cidade, garanto que serão lindos e complementarão sua viagem pelo litoral norte do estado de Rio Grande do Norte. Um que é imperdível é o de quadriciclo até a Praia de Tourinhos, cerca de 7 km de São Miguel. Você dirige esse brinquedo de gente grande pela areia da praia, rumo a um pôr do sol lindíssimo (vá nesse horário!). No dia que fui, estava SIMPLESMENTE tendo um eclipse solar! Foi absolutamente inacreditável aquele espetáculo! É um passeio que precisa estar no seu roteiro.

são miguel do gostoso

são miguel do gostoso

DICA ⇒ Para esse e qualquer outro passeio de quadriciclo pela cidade e redondezas, a melhor empresa é a Gostoso Locadora (@gostosolocadora). Atendimento excelente, ótimos preços, equipamentos novos e seguros e a super presença do Davi, dono da empresa que conhece tudo da cidade!  Você pode incluir nesse passeio também a ida até a Praia do Marco, onde está a cópia de um marco português que para muitos é prova de que o Brasil foi descoberto ali. A Gostoso Locadora também pode sugerir diversos passeios pelas redondezas, garanto que todos são sensacionais.

são miguel do gostoso

 

Veja mais dicas desse paraíso aqui!

Luisa Galiza
Siga

Luisa Galiza

Colunista em Leve na Viagem
Apaixonada por viagens, fotografia e natureza, além de especialista em Gestão Cultural e adepta de uma alimentação saudável, criou o Blog Leve na Viagem para inspirar, dar dicas de roteiros e compartilhar bem-estar pelo mundo.

Instagram: @levenaviagem
www.levenaviagem.com.br
Luisa Galiza
Siga

Comentários