logo

Telefone: (11) 3024-9500

São João de Caruaru traz grandes atrações nacionais | Qual Viagem Logo

prefeitura-de-caruaru-renand-zovka-4

São João de Caruaru traz grandes atrações nacionais

5 de junho de 2018

Até o dia 30 de junho, Caruaru (PE), a “Capital do Forró”, conta com a sua grande festa. São 21 polos de animação, entre eles o Pátio do Forró, que conta com atrações imperdíveis como Wesley Safadão, Geraldo Azevedo, Maiara e Maraísa, Aviões, Alceu Valença, Gabriel Diniz, Elba Ramalho, Luan Santana e Alcymar Monteiro.

Foto por Prefeitura de Caruaru / Renand Zovka

Foto por Prefeitura de Caruaru / Renand Zovka

O público estimado para este ano é de mais de 2,5 milhões de pessoas. Além dos nomes de peso no cenário musical que atraem multidões, a valorização da tradição cultural tem sido uma marca da festa em Caruaru. Repetindo o sucesso do ano passado, a Prefeitura vai ampliar ainda mais o São João Rural, que, em 2017, levou o caminhão-palco para quatro localidades e que, agora, chega a dez.

Outra novidade é que o Alto do Moura, bairro que concentra diversos ateliês de ceramistas, museus, bares, restaurantes, pousadas, grupos musicais e de danças regionais, terá dois espaços destinados à cultura: o Polo Mestre Galdino, com um Centro de Arte Figurativa, que reunirá, num Pavilhão de Arte em Barro, cerca de 60 estandes; e o Polo Mestre Vitalino, com shows de grandes nomes da música regional.

Foto por Prefeitura de Caruaru / Renand Zovka

Foto por Prefeitura de Caruaru / Renand Zovka

“Entendemos que a descentralização, levando a festa à Zona Rural, e a valorização de todas as representações artísticas, como o artesanato, mostram o grande potencial da nossa gente. O São João, da forma como foi pensado, apresenta boa parte das riquezas de Caruaru, que se destaca não só pela cultura, mas pelo turismo e por outras atividades econômicas, como o comércio e a indústria da moda”, explica a prefeita da cidade, Raquel Lyra. A abertura oficial foi realizada no último sábado (02 de junho).

Os espaços para as apresentações das quadrilhas juninas, para os pequenos, declamadores e repentistas e o autêntico pé de serra também estão garantidos. O público alternativo terá à sua disposição o Polo Azulão, que traz um som com uma pegada mais pop com nomes como Cordel do Fogo Encantado.

Foto por Prefeitura de Caruaru / Renand Zovka

Foto por Prefeitura de Caruaru / Renand Zovka

Para garantir a segurança, o Centro de Comando e Controle Integrado, que no ano passado registrou uma redução de 38% nos índices de violência, também estará funcionado com 45 câmeras.

Ronaldo Fraga, mais uma vez, assina a Identidade Visual do São João. Este ano, a ilustração dos dançarinos, que fizeram tanto sucesso em 2017, mostrará a quadrilha junina vista de lado e não mais de cima, fazendo uma referência ao Mané Gostoso – boneco típico do artesanato caruaruense – e a uma tesoura que representa a importância do Polo de Moda do Agreste.

Gastronomia

Em Caruaru, as comidas típicas equivalem aos bonecos gigantes do Carnaval de Olinda. Toda a cidade está envolvida com o Festival de Comidas Gigantes que, este ano, trará 30 pratos típicos da região. Caruaruenses e visitantes poderão se deliciar com pratos gigantes de cuscuz, bolo de milho, pé de moleque, munguzá, entre outros. Além disso, o Polo Gastronômico da cidade contempla lugares como o Alto do Moura, Rua da Má Fama e a Feira de Artesanato, onde turistas e caruaruenses podem degustar os mais variados pratos regionais.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Prefeitura de Caruaru / Renand Zovka

Comentários