logo

Telefone: (11) 3024-9500

São Francisco do Sul: rica história e natureza em Santa Catarina | Qual Viagem Logo

3581581088_9630e33734_b

São Francisco do Sul: rica história e natureza em Santa Catarina

11 de março de 2016

São Francisco do Sul, ou “São Chico”, como é carinhosamente chamada, tem o charme dos casarios do período colonial português, além de suas praias, Mata Atlântica preservada e da Baía Babitonga, que encantam os milhares de turistas que visitam este pedaço do paraíso todos os anos.

Foto via Flickr janete maurer

Foto via Flickr janete maurer

Descoberta em 1504, por uma expedição francesa que a consagrou como a terceira localidade mais antiga do país, e a primeira de Santa Catarina, possui um Centro Histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN, com destaque ao Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras.

Passear de barco, caminhar pela orla, se aventurar pelos caminhos em meio à natureza, ou simplesmente contemplar o pôr-do-sol na Baía Babitonga, são apenas alguns dos motivos para conhecer São Francisco do Sul.

Uma das principais atrações de São Francisco do Sul, o Museu Nacional do Mar conta com uma área de 10.000m² e é o único museu de embarcações brasileiras, reunindo um acervo com centenas de peças oriundas de todo o país. São aproximadamente 15 salas temáticas, que além de exporem diversos tipos de embarcações, retratam bastante a vida do homem do mar, com seus costumes e tradições expressados por meio de vídeos e réplicas do cotidiano destes pescadores, caracterizados pelos dioramas (espécie de representação cênica em que podem ser observados o uso daquelas embarcações e o modo como os homens desempenhavam uma atividade), como por exemplo: a representação da caça à baleia.

De todo o litoral catarinense, a Baía de Babitonga é o melhor lugar para passeios em embarcações turísticas. O roteiro mais comum é o que vai até o porto da cidade, passando próximo às 14 ilhas da baía e fazendo parada no Centro Histórico. É possível fazer paradas para banho na Ilha das Flores e almoçar na Vila da Glória. Os turistas também podem optar por sair da Praia da Enseada para um passeio embarcado até a Ilha da Paz, onde há belas praias, costões rochosos e um farol de 1905.

Foto via Flickr Denise Preussler

Foto via Flickr Denise Preussler

As praias de melhor infraestrutura são a da Enseada (ideal para famílias) e a de Ubatuba (onde acontecem competições de vôlei no verão). Para o surfe a mais procurada é a Prainha, que também tem vida noturna agitada. Competições náuticas acontecem no Balneário de Paulas. Já o Balneário do Capri tem como destaque um iate clube. As praias do Molhe e do Forte possuem mar aberto, a Bonita tem sambaquis e a Praia Grande é a de natureza mais preservada. As praias do Ervino, de Itaguaçu, do Calixto, da Figueira e dos Ingleses são outras boas opções.

Como chegar

Pela BR 101 duplicada, para quem vem de Curitiba o acesso é através da SAÍDA 57 B, e vindo de Florianópolis é através da SAÍDA 58 A. A partir dali, segue-se pela BR 280 em pista simples. No primeiro trevo, à esquerda tem-se o acesso a Joinville, e à direita para São Francisco do Sul.

Onde ficar

Hotel Villa Real – hoteisvillareal.com.br

Hotel Fragata – hotelfragata.com.br

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Flickr Lizandro Chrestenzen

Comentários