logo

Telefone: (11) 3024-9500

Santos é um imenso jardim de praias, cultura e tradições | Qual Viagem Logo

Foto por IStock/ nenozen

Santos é um imenso jardim de praias, cultura e tradições

22 de outubro de 2019

Um destino muito visitado por paulistanos e paulistas é na verdade uma cidade surpreendente, que deveria ser mais explorada por turistas de outros estados brasileiros. Estamos falando de Santos, considerada uma das cidades mais antigas do Brasil, que oferece uma excelente rede de serviços, com ótimos restaurantes e hotelaria diversificada.  O principal atrativo são as praias de águas calmas e larga faixa de areia. Nelas, as famílias podem caminhar com tranquilidade, andar de patins ou de bicicleta margeando o maior jardim à beira-mar do mundo, o primeiro Aquário público do Brasil ou simplesmente tomar um sol tranquilo, utilizando-se das dezenas de boas barracas que oferecem água de coco, cerveja gelada, sucos ou petiscos de dar água na boca.

Santos oferece também outras atrações e passeios além dos sete quilômetros de orla. Cinemas, compras, gastronomia diversificada, museus, passeios de escuna, além de rico patrimônio histórico e variada programação cultural.

Mas se você simplesmente não quiser fazer nada, ficar só apreciando a paisagem e a abundante natureza , o mar, o vaivém dos navios e dos transatlânticos também pode, porque a cidade que o pintor Benedicto Calixto de Jesus escolheu pra viver – na verdade ele nasceu em Itanhaém – é a capital nacional dos cruzeiros marítimos e abriga o maior porto da América Latina. Isso sem contar as escunas, barcos de todos os tipos, iates de todos os tamanhos, canoas havaianas, stand up paddle, etc.

Localizada a apenas 70 quilômetros da capital paulista e servida por excelentes estradas, Santos, na verdade, é uma ilha e o destino fica perto dos principais aeroportos nacionais e internacionais. A cada ano, mais de oito milhões de turistas escolhem a cidade para passear, descansar, embarcar nos cruzeiros marítimos e ou se divertir com muito sol, bons esportes e ótima pegada cultural.

Perto de completar 474 anos e considerado pela ONU como o 6º município brasileiro com melhor qualidade de vida do país, eleita a melhor grande cidade para se viver e mantida na categoria ‘A’, a mais alta do Mapa do Turismo Brasileiro, Santos soube se reinventar e se revitalizar. O centro histórico hoje oferece um variado cardápio de bons passeios culturais e artísticos. Podemos começar pelo Museu Pelé, inaugurado em 2014, e que entrou definitivamente na rota do turismo internacional e hoje recebe visitantes dos mais distantes pontos do mundo. Até turistas de Bangladesh, Croácia, Nepal e do Uzbequistão já apareceram por ali.

Foto por IStock/ Gabriel Ramos

Foto por IStock/ Gabriel Ramos

Em aproximadamente 12 quadras, você pode visitar o único Museu Vivo Internacional de Bondes e conhecer a belíssima Bolsa do Café que abriga o Museu de mesmo nome e experimentar um blend de café que tornou a cidade conhecida em todos os cantos do globo.

Esportes – Uma tradição da cidade

Só para lembrar: o tamboréu, que ‘nasceu’ em Santos, é o único esporte genuinamente nacional, e foi em águas santistas que o surf e a canoa havaiana foram praticados pela primeira vez no país. Embora não tenha nascido em Santos, a cidade foi que projetou para mundo o “Rei Pelé”, que encantou o planeta com seus dribles e gols – e depois vieram Serginho Chulapa, Robinho, Diego, Ganso e Neymar, entre muitos outros da fábrica de ídolos em que se transformou a vila mais famosa do planeta. Logo cedinho ou no final da tarde, a orla da cidade se transforma em imensos campos para a prática do futebol, um esporte adorado pelo santista da gema, ou por quem lá vive.

Foto por Walter Cruz

Foto por Walter Cruz

Não é novidade, portanto, que Santos esteja no coração e na lembrança de tantos brasileiros e estrangeiros. E, acredite, a cidade recebe gente de muito longe, inclusive querendo reviver emoções contadas por seus antepassados.

A história nos trilhos do bonde

Realizar um passeio em bondes antigos pelo Centro Histórico, para conhecer páginas importantes da história do Brasil e do mundo é uma opção muito bacana para adultos, crianças e famílias de todas as idades.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

O roteiro começa na Estação do Valongo, de 1867, e torna-se mais característico com os bondes temáticos como o Bonde Japonês, inaugurado em outubro ultimo; o Bonde Arte, o primeiro bonde-restaurante da América Latina, e o Bonde Café, onde os passageiros conhecem os diferentes tipos de grãos e saboreiam bebida selecionada pelo Museu do Café.

Em frente à estação, encontra-se o Museu Pelé, instalado nos antigos Casarões do Valongo, do século 19, reconstruídos para contar a história do maior atleta futebolístico do século 20. Ao lado da estação, está o Santuário de Santo Antônio do Valongo, de 1640, com um passado de lendas. Aos domingos é realizada uma feira de artesanato. Mais de 25 barracas comercializam peças feitas em madeira, palha ou barro, e algumas vendem quitutes especiais, como a famosa queijadinha ou os imperdíveis doces de banana.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

No roteiro da Linha Turística do Bonde estão aproximadamente 40 atrações, entre elas a Casa do Trem Bélico, dos anos 1700, uma das poucas construções militares originais do país; o Outeiro de Santa Catarina, marco da fundação do povoado de Santos; o Monte Serrat, palco de histórias de piratas e de milagres, e seu bondinho; o Museu do Café; o Pantheon dos Andradas, e o Conjunto do Carmo, com duas das mais antigas igrejas da região.

Vale a pena visitar também o Museu de Arte Sacra, no Morro São Bento. Imperdível ainda, próximo ao Centro Histórico, o Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube apresenta algumas das incríveis façanhas de um time que parou duas guerras e mais gols marcou na história do futebol.

Vale muito a pena subir o bondinho do Monte Serrat. De lá tem-se uma vista de 360 graus da cidade. Há uma brinquedoteca para as crianças, uma lanchonete que oferece excelente café, a visita a casa das máquinas e também a possibilidade de conhecer a igreja de Monte Serrat que é a padroeira da cidade e que sempre no mês de setembro volta a realizar bênçãos sobre a querida Santos. No alto do morro avista-se o centro da cidade, o porto, as principais avenidas e os canais que rasgam a cidade e que foram planejados para conter as águas das chuvas.

Foto por Istock/ diegograndi

Foto por Istock/ diegograndi

Os jardins da orla e uma praia pra todos

Caminhar no calçadão da praia, acomodar-se em um banco dos jardins ou passear de bicicleta na ciclovia são opções de passeios imperdíveis.A orla local é visitada por todo tipo de gente e um dos espaços mais democráticos do litoral brasileiro. O Parque Municipal Roberto Mário Santini, na Praia do José Menino, avança 400 metros mar adentro e abriga pistas de skate e de patins, playground e uma escultura de Tomie Ohtake com 15 metros de altura.

Foto por IStock/ diegograndi

Foto por IStock/ diegograndi

A uma quadra está o Orquidário, uma pequena e preservada floresta urbana com várias espécies de aves e animais, muitos dos quais circulam livremente. Seguindo em direção à Ponta da Praia, vale a pena conhecer o Cine Arte Posto 4, a Gibiteca Marcel Rodrigues Paes, com 49 mil títulos e verdadeiras preciosidades do mundo dos quadrinhos, a  Pinacoteca Benedicto Calixto, instalada em uma das últimas residências dos antigos ‘barões do café’, e que mostra parte da obra de uma dos maiores expoentes da pintura brasileira do século XX, – além de exposições temporárias e a Basílica de Santo Antônio do Embaré, um dos mais belos templos católicos da cidade.

Logo adiante, surgem o Aquário, o primeiro do país e excelente opção para os pequenos, o Museu de Pesca, com seu esqueleto de baleia com 23m, o Deck do Pescador e a Ponte Edgard Perdigão, de onde partem as escunas, que realizam passeios panorâmicos pela tranquila baía de Santos, passando por praias desertas, desvendando fortes de defesa e por último proporcionando um panorama dos prédios antigos e novos da beira mar, além  dos museus do Mar e Marítimo, este último com um dos principais acervos de arqueologia submarina e de história marítima do Brasil.

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Fica também em Santos o melhor ponto de mergulho de todo o Estado e o terceiro do país – a Laje de Santos, com água cristalina, temperatura média de 23º C, visibilidade de até 30 metros e fauna impressionante. É possível ver cardumes coloridos, arraias-jamantas, tartarugas, golfinhos e, dependendo da época – e da sorte -, até tubarões e baleias. Existem algumas operadoras especializadas que comercializam pacotes apropriados para  quem gosta de praticar mergulho. O passeio a Laje de Santos é recomendado para quem sabe nadar e principalmente para quem já pratica o esporte.

A cidade de Santos oferece bons centros de compras com mais de 5 grandes shoppings e uma grande variedade de restaurantes, com especialidades em massas, pizzas, carnes e frutos do mar. Experimente na ponta da Praia o Restaurante Estrela de Ouro, que fica num clube e oferece um Buffet sensacional de comida variada e fresquinha.

Outra atração bem legal é visitar o Porto de Santos, considerado um dos maiores e mais completos das Américas e o quinto do mundo em tamanho e produção de carga. Aliás é o maior porto que escoa suco de laranja para todo o planeta. No terminal de passageiros, de novembro a abril, outro espetáculo são os navios de cruzeiros que atracam no cais e partem para viagens de Santos para o Nordeste brasileiro e também para cidades do Sul do país, e escalas em território uruguaio e argentino.

Foto por Istock/ diegograndi

Foto por Istock/ diegograndi

Da ponta da praia, o espetáculo é impressionante, observar navios que transportam entre 3.500 a 6.500 passageiros, rasgando as águas do estuário e buzinando para entrar em alto mar e ganhar o oceano, transportando turistas para uma aventura pelos mares. Muitos cruzeiristas embarcam e desembarcam no porto e perdem a oportunidade de conhecer uma cidade bonita, charmosa, repleta de histórias e ainda pouco explorada, principalmente por visitantes de outros Estados. A cidade de Santos tem muito mais atrações além de um calendário de eventos esportivos, gastronômicos, culturais e de lazer, durante o ano inteiro.

E, se quiser ter um panorama do que a cidade tem de melhor, é só embarcar na Linha Conheça Santos, city tour que funciona todos os sábados,domingos e feriados – nas temporadas de verão e inverno, também durante a semana. Essa linha tem ainda dois roteiros – Morros e Zona Noroeste –, que circulam uma vez por mês. Escolha o seu e descubra novos e surpreendentes cenários da cidade.

Confira!

Serviço

Para ficar por dentro de tudo acesse o Portal de Turismo (turismosantos.com.br) e as redes sociais no @turismosantos. Outra forma é o Disk Tour 0800-173887, que funciona todos os dias das 9h às 19h.

Onde Ficar

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Nos últimos cinco anos, a cidade ganhou novas bandeiras de hotéis. Antes era praticamente administrada pelo Grupo Mendes, agora Santos possui redes como Bourbon, Accor e Atlântica, entre hotéis econômicos e de luxo superior.  Uma excelente opção de hospedagem é o Comfort Hotel Santos que fica na ponta da praia, ao lado de bons restaurantes, da saída da balsa para o Guarujá e dos principais museus da cidade. Excelente café da manhã, apartamentos amplos, claros e confortáveis e, na cobertura, uma agradável piscina com saunas e academia. As diárias têm preços acessíveis.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Onde Comer

O Estrela de Ouro oferece um buffet a quilo honesto e com sabores maravilhosos, já o Restaurante Jambu do  Comfort Hotel Santos que fica na ponta da praia tem cardápio contemporâneo, a famosa e tradicional churrascaria Tertúlia tem um enorme Buffet de saladas e carnes. No centro, experimente o simples e tradicional restaurante Paulista, ideal para quem vai passear de bonde e visitar as atrações do Valongo. O Trianon tem bom cardápio a la carte e uma variado cardápio com boas pizzas à lenha.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva. O jornalista viajou a Santos a convite da Secretaria de Turismo local e do Comfort Hotel Santos

Foto destaque por IStock/ nenozen

Comentários