logo

Telefone: (11) 3024-9500

Santo Aleixo: uma ilha deserta e repleta de surpresas em Sirinhaém  | Qual Viagem Logo

whatsapp-image-2020-12-02-at-16-21-42-3

Santo Aleixo: uma ilha deserta e repleta de surpresas em Sirinhaém 

2 de dezembro de 2020

O litoral sul de Pernambuco abriga uma ilha particular que tem visitação controlada e regulamentada para proteger a natureza exuberante dessa ilha de origem vulcânica. O local tem trilhas, praias exclusivas, água transparente e muita tranquilidade: a Ilha de Santo Aleixo! Com muita beleza natural, um passeio bate e volta até essa impressionante ilha pode completar o seu roteiro em Porto de Galinhas.

Em tempos de pandemia e de distanciamento social, o local é uma boa dica de passeio, pois ainda é pouco explorado por turistas, sendo mais procurado por praticantes de mergulho livre. Você pode também aproveitar para se hospedar num dos mais belos hotéis do litoral de Pernambuco, o Serrambi Resort, um dos responsáveis pela divulgação do local.

A Ilha de Santo Aleixo

Foto por iStock / Daniel Lima

Foto por iStock / Daniel Lima

Localizada em uma área de preservação ambiental, a ilha se encontra no litoral sul de Pernambuco, fazendo parte do município de Sirinhaém. É uma ilha particular com visitação aberta ao público, sendo uma excelente opção para fazer um bate e volta a partir de Porto de Galinhas.

A Ilha de Santo Aleixo tem um formato que lembra uma ferradura e é dividida em oeste e sul. Visitado através de uma trilha, o lado sul é cercado por rochas vulcânicas e uma piscina natural repleta de peixes, que pode ser vista quando a maré está baixa. Já a parte oeste é de acesso à ilha, onde ficam as cadeiras e o bar flutuante.

Foto por Márcio Auriema

Foto por Márcio Auriema

Um fato histórico interessante é que a ilha já foi ocupada por portugueses, franceses, holandeses e espanhóis. Além disso, ela foi palco da primeira invasão francesa no Brasil e serviu de base para corsários e piratas que saqueavam a costa pernambucana em busca do pau-brasil. Após a batalha entre franceses e portugueses, padres franciscanos celebraram a primeira missa no local, fincando uma cruz na parte mais alta, como prova do tratado de paz. Durante a trilha, é possível ver a réplica dessa cruz até hoje.

Como chegar

Foto por Márcio Auriema

Foto por Márcio Auriema

Para acessar a ilha, você precisa chegar em Barra do Sirinhaém, saindo de Porto de Galinhas, num trajeto que leva em média 35 minutos. Depois, você dará início ao trajeto marítimo.

Chegando ao Serrambi Resort você pode contratar os serviços da Abissal, a maior agência de mergulhos e turismo náutico da região. Tem lanchas com capacidade para 12 ou 15 pessoas e o passeio só para a Ilha de Santo Aleixo custa em média R$ 190,00. A travessia dura, em média, 20 minutos, dependendo das condições da maré.

O que fazer 

Foto por Márcio Auriema

Foto por Márcio Auriema

Depois de percorrer o trajeto para chegar até esse destino maravilhoso, agora é hora de começar a descobrir a Ilha de Santo Aleixo. Basicamente o local é para quem quer tirar um dia de descanso à beira-mar, comendo um bom peixe frito, tomando uma cerveja gelada e aproveitando a ilha deserta. As atrações principais da ilha são a trilha, as piscinas naturais que se formam na maré baixa, cheias de peixinhos, e os esportes aquáticos.

Por ser uma área de preservação ambiental e conter paisagens intocáveis, Santo Aleixo oferece opções muito tranquilas de passeio. O guia vai explicando sobre toda a história da ilha. Uma excelente dica para aproveitar ainda mais é levar uma máscara de mergulho para praticar snorkeling e se encantar com toda a sua beleza, até debaixo d’água.

A trilha em meio à Mata Atlântica

Foto por Márcio Auriema

Foto por Márcio Auriema

Fazer essa trilha pela ilha é, sem dúvida, uma opção sensacional para quem gosta de estar em contato direto com a natureza. Ela não é difícil, e sua duração também não é longa, mas, caso você tenha algum tipo de limitação ou problema de saúde, pergunte antes na agência se compensa a tentativa. Algumas partes possuem bastante pedras e subidas mais delicadas, um pouco escorregadias, então tenha sempre cuidado.

Uma dica muito importante é sempre levar repelente, protetor solar e sua câmera ou seu celular para registrar esse momento. Outro item indispensável é levar água para hidratar-se.

Então, se você quer saber o que fazer na Ilha de Santo Aleixo, aqui está a dica: boa comida, um passeio cheio de simplicidade, natureza e muita paz.

O que comer

Como foi dito antes, a ilha é uma área de preservação ambiental, então não pode ter restaurantes. Mas quem não sente aquela fominha depois de fazer uma trilha, ainda mais com uma vista maravilhosa dessas?

E, sabendo disso, uma das principais dicas que nós podemos te dar é pedir sua comida antes de iniciar a trilha. Dessa forma, você vai evitar esperar demais, estando ocupado durante o tempo de preparação, precisando apenas chegar e comer.

Lá toda a preparação e armazenamento dos alimentos nos bares são feitos de acordo com as regras da vigilância sanitária, então pode levar a família inteira e comer com tranquilidade.

Os pratos que mais saem costumam ser de camarão e de cioba, e os drinks com maior saída são os coquetéis com abacaxi. Abuse também das doces águas de coco, que, além de hidratar, matam a fome.

Onde ficar

Como você já sabe, a ilha tem muitas regras para preservação, e entre elas é proibido ter restaurantes, banheiros, hotéis e pousadas. Em outras palavras, a ilha oferece tudo de melhor e de maneira 100% natural para você.

Pousada Santo Aleixo

Com preços médios de diárias por R$ 250,00 e excelentes avaliações no Booking, a Pousada Santo Aleixo, situada na praia de Serrambi, oferece buffet de café da manhã, distância da praia de Porto de Galinhas de 11 km e vista privilegiada para a Ilha de Santo Aleixo. Ela fica a uma distância de 65 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes e dispõe de estacionamento gratuito, transfer do aeroporto, wi-fi grátis, parque aquático e um excelente café da manhã.

Serrambi Resort

O Serrambi Resort oferece acomodações meia pensão, com apartamentos muito elegantes que incluem varandas com vista para o mar. Ele fica a 9 km de Porto de Galinhas. Ali você pode usufruir de piscina ao ar livre, instalações para mergulho, academia e quadras de tênis, de futebol e de vôlei de praia. Além disso, também podemos citar as atividades disponíveis, como jantares temáticos, aeróbica, música ao vivo, clube infantil, salão de jogos, bilhar, barbearia/salão de beleza e mais. O resort trabalha com tarifas flutuantes, então consulte sempre antes.

Porto de Galinhas Resort & Spa

Você também pode ficar em Porto de Galinhas e a minha dica é o Porto de Galinhas Resort & Spa. Tem uma gastronomia incrível, um Spa dos deuses e uma decoração moderna e colorida, além de uma equipe que pode tornar a sua viagem uma experiência memorável.

Foto por Márcio Auriema

Foto por Márcio Auriema

Conhecer um novo destino, completamente diferente do comum, em uma ilha privativa e cheia de surpresas incríveis, nunca foi tão fácil. Agora, você já sabe o que fazer na Ilha de Santo Aleixo, o que comer, por onde ir e até onde se hospedar, caso pretenda começar seu passeio em Porto de Galinhas.

Então, desejo que você termine esse artigo com ainda mais vontade de conhecer esse paraíso brasileiro, tão pouco explorado e cheio de belezas naturais.

Mais informações sobre o passeio com a Abissal: (81) 3551-8850 / (81) 99971-8665 / [email protected] / @abissalmergulhos

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva, enviado especial a Porto de Galinhas. Viagem a convite da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau e Azul Linhas Aéreas, para cobertura do Visit Pernambuco.

Foto destaque por: Márcio Auriema

Comentários