logo

Telefone: (11) 3024-9500

Santa Cruz Cabrália | Qual Viagem Logo

praia capaa

Santa Cruz Cabrália

10 de setembro de 2014

Cenário da primeira missa rezada no Brasil, emoldurado por um mar de águas cristalinas e protegido por recifes, foi o lugar escolhido pela seleção da Alemanha que conquistou a Copa do Mundo Fifa 2014.

Por Roberto Maia


1aApesar de ter arrasado a nossa seleção na humilhante derrota por 7 a 1, a Alemanha tetracampeã mundial de futebol vai deixar saudades. Não apenas pelo belo futebol apresentado dentro de campo, mas, principalmente, pela simpatia de toda a delegação germânica fora dos gramados. O mito de que os alemães são frios e não costumam demonstrar emoções caiu por terra durante a passagem deles pelo Brasil. Esbanjando bom humor e alegria, jogadores e comissão técnica conquistaram os brasileiros por onde passaram. Principalmente os habitantes de Santa Cruz Cabrália, município no sul da Bahia, que recebeu os agora campeões mundiais. Em especial os moradores da pequena vila de Santo André, onde ficavam a concentração da equipe e o campo de treinamento. A comemoração desengonçada dos campeões em pleno gramado do Maracanã logo após o jogo contra a Argentina é o símbolo maior da integração dos alemães com a cidade que os acolheu carinhosamente durante o Mundial. Com o troféu no centro, eles tentaram reproduzir a dança que aprenderam com os índios Pataxós de uma aldeia localizada nas proximidades da concentração. Não ficou bom, é verdade, mas não importa. Valeu pela força do gesto. Os alemães foram embora mas deixaram, além de saudades, um importante legado para o turismo da região. Em busca de privacidade para sua seleção, a Federação Alemã de Futebol ajudou na construção do próprio centro de treinamento – orçado em R$ 35 milhões – em Santa Cruz Cabrália e, com o fim do Mundial, a megaestrutura virou um luxuoso condomínio e resort. Também deixaram um cheque de 10 mil euros – cerca de R$ 30 mil – para as tribos indígenas nativas de Coroa Vermelha, doaram material escolar e móveis para a escola municipal, reformaram o campo de futebol local e deram início a um projeto para que as crianças estudem em tempo integral até 2018. Batizado de Campo Bahia, a estrutura do CT cercada de área verde tem 14 vilas com quatro, cinco ou seis quartos cada, 65 residências, um campo de futebol e uma praia particular. A área comum do condomínio inclui espaço de convivência, salas de jogos, musculação, piscina, serviços de quarto, restaurante e sauna, dentre outros adicionais. Um campo de golfe nas proximidades atende os hóspedes. Área de proteção ambiental é acessível apenas por balsa. Fundada em 1535, Santa Cruz Cabrália ainda conserva seu casario colonial e é dividida entre parte alta e baixa, seguindo uma tradição lusitana. A cidade exala história por todas as ruas, becos e cantos. O Centro Histórico, na Praça da Matriz, destaca-se pelas edificações seculares da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e da Casa de Câmara e Cadeia – ambas construções do sécu lo 18. As ruínas de um colégio jesuíta do século 16 completam o mais antigo conjunto arquitetônico do município. Mas é o cenário natural que rouba as atenções. Um passeio de barco pela região é atração imperdível. No caminho, recantos e praias intocadas, além de bancos de corais de Coroa Alta que formam piscinas naturais.

Conheça as principais atrações do lugar que inspirou os alemães a conquistarem a Copa do Mundo Fifa 2014

Vermelha

Coroa Vermelha

Coroa Vermelha

É um dos diversos distritos de Santa Cruz Cabrália e lugar da celebração da primeira missa no Brasil pela armada de Pedro Alvares Cabral. No local está o Mirante, que proporciona uma bela vista panorâmica de toda a cidade. Diversas famílias de índios pataxós residem e vivem do comércio de artesanato indígena. Na sua principal praça, em frente ao mar, está a monumental Cruz Latina, que remonta ao Descobrimento do Brasil. A escultura em aço inox pesa 63 toneladas, tem 13 metros de altura e braços de 5 metros de comprimento. A base é de granito maciço.

Museu

Museu Aberto do Descobrimento

Museu Aberto do Descobrimento

Com a proposta inovadora de ser um museu natural ao ar livre, estende-se ao longo de 130 km, abrangendo os municípios de Prado e Porto Seguro, além de Santa Cruz Cabrália. Seu “acervo” reúne praias, vales, trilhas  aturais, acidentes geográficos e núcleos urbanos tradicionais.

Comércio Pataxó e Museu do Índio

Centro de referência da cultura indígena, reúne 54 boxes ocupados por índios, que comercializam apetrechos típicos, com destaque para peças de artesanato e uma farmácia de ervas indígenas. No museu, uma exposição permanente retrata a arte do cotidiano em seus múltiplos aspectos, incluindo o interior de uma oca, o modo de dormir, de preparar e obter alimentos, a socialização infantil, os cuidados corporais, adornos e pinturas, rituais, música e dança. O local também dispõe de espaços dedicados às manifestações culturais, uma biblioteca, uma sala de leitura e uma área para exposição. Abre, diariamente, das 9h às 18 horas.

Parque

Parque Marinho da Coroa Alta

Parque Marinho da Coroa Alta

Das margens do Rio João de Tiba partem as embarcações com destino às barreiras de corais que formam piscinas naturais repletas de vida marinha. O passeio inclui paradas nas tranquilas praias da vila de Santo André.

Fazenda Mãe Tereza

A apenas 2 km do centro está o parque ecológico instalado em uma fazenda de coco. Entre as atividades possíveis estão caminhadas por trilhas em meio à Mata Atlântica, cavalgadas, banhos de rio, pesca artesanal, tirolesa e passeios de caiaque.

Praias

Santa Cruz Cabrália tem 35 km de orla com águas claras e protegidas por recifes, que formam piscinas naturais em quase toda a extensão. Entre as mais concorridas estão Arakakaí, ponto de encontro de surfistas e windsurfistas; Coroa Vermelha com sua enseada tranquila, águas rasas e areias brancas; Lençóis, que está a apenas 3 km do centro mas não é indicada para banhos por ser mar de tombo; Mutari, que tem ondas fracas e ideais para a prática de caiaque e bodyboard; e Ponta de Mutá, uma pequena enseada emoldurada por coqueiros e com águas mornas e transparentes – é ponto de parada de escunas e embarcações que levam à Coroa Alta.

SAIBA MAIS

Como chegar – Santa Cruz Cabrália está distante 755 km de Salvador. O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro, que está a apenas 27 km. As principais companhias aéreas brasileiras oferecem voos diários para Porto Seguro.

Hospedagem – Entre as opções de hospedagem a cidade dispõe de mais de 80 pousadas e hotéis, além do condomínio e resort Campo Bahia. Informações: www.campobahia.com/de ou tel. (71) 2223-3400.

Gastronomia – Nos restaurantes da cidade e nos quiosques nas praias não deixe de provar os pratos típicos da culinária da região, como o filé de badejo com camarão. Imperdível!

Terminal Turístico da Coroa Vermelha – Situado dentro da Unidade de Conservação de mesmo nome é um espaço receptivo para visitantes e ponto de partida para visitas às praias, ao local da primeira missa, ao Museu do Índio e ao Comércio Pataxó. Funciona diariamente, das 9h às 19 horas.

Informações: www.bahia.com.br

Comentários