logo

Telefone: (11) 3024-9500

San Luis Potosí é destino histórico e cultural no México | Qual Viagem Logo

Foto por istock/ Coast-to-Coast

San Luis Potosí é destino histórico e cultural no México

11 de outubro de 2016

Localizado na região do norte central do México, San Luis Potosí é um destino fascinante. O lugar deve seu auge a um friso de ouro e prata que foi descoberto em 1592. E, apesar de possuir menos minas que Guanajuato ou Zacatecas, esta cidade se transformou num importante centro administrativo e comercial na região fronteiriça.

Foto por Istock/ Antonio Alvarado

Foto por Istock/ Antonio Alvarado

A capital potosina combina seu passado mineiro com o toque mágico da época colonial. Em 2010, seu centro histórico foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO; fazem parte do chamado “Camino Real de Tierra Adentro”, uma rota comercial de grande transcendência na história do México. San Luis Potosí é uma das cidades mais pitorescas do país. O harmonioso centro da cidade ostenta terrenos planos em desnível, bonitas praças, parques cheios de flores e uma agitada vida cultural.

As bonitas praças e os jardins oferecem a San Luis Potosí um ambiente harmonioso que convida os visitantes a caminharem em qualquer momento do dia. Desde 2005, vários edifícios, monumentos e praças localizados no centro histórico de San Luis foram iluminados com um sistema especial.

Alguns dos lugares que receberam esta decoração são: a Praça del Carmen, o Jardim de San Francisco, com seu templo, Praça Fundadores, a Praça de Armas, a Catedral e alguns outros. San Luis Potosí foi a primeira cidade do México em unir-se às outras 49 “Cidades Luz” que fazem parte da Comunidade Internacional da Iluminação Urbana (LUCI, por suas siglas em inglês).

Em 1592, San Luis se estabeleceu ao redor da Praça Fundadores. Sua área norte é ocupada pela universidade do estado, um antigo colégio jesuíta que data de 1653, e a Capela de Loreto, construída também pelos jesuítas e data dos primeiros anos do século XVIII. A igreja do Sagrário, construída em 1675, também está localizada nesta praça. A Alameda é um lugar muito prazeroso para caminhar, marca a fronteira oriente do centro da cidade.

No lado oeste da Alameda você poderá admirar a Praça del Carmen, cujo horizonte é regido pelo espetacular Templo del Carmen, um dos monumentos mais valiosos da época colonial do México. Construído entre os anos de 1749 e 1764, a área externa da igreja é um excelente exemplo do estilo barroco, enquanto seus interiores são igualmente extravagantes. O dourado altar principal, desenhado por Eduardo Tresguerras, e o Camarim, são trabalhos simplesmente elegantes.

Já a Praça San Francisco é tranquila, sombreada e um dos lugares mais tranquilos da cidade. Seu lado oeste está dominado pelo imponente Templo de San Francisco, um templo barroco de formação franciscana que foi construído nos primeiros anos do século XVIII. Aqui também está localizada a Casa do Artesão, onde podem ser adquiridos artesanatos de todo o México.

Foto por Istock/ CristobalLohrCastelo

Foto por Istock/ CristobalLohrCastelo

Estando no destino, não deixe de visitar seus arredores. A região abrange diversos ecossistemas e, por essa razão, é dividida em três áreas principais: a região central, que possui um clima florestado e mananciais para poder mergulhar; o Planalto ou região desértica, que oferece o Povo Mágico de “Real de Catorce” como atração principal e a Huasteca Potosina, região da floresta densa com cascatas e cenários incomparáveis.

O que comer

Sob as influências gastronômicas do “Camino Real de Tierra Adentro” e a Huasteca, San Luis Potosí possui uma cozinha das mais gostosas e variadas do México. Resultado da culinária indígena local e as receitas espanholas, está delicadamente temperada e inclui uma grande quantidade de vegetais, milho e carne. Na hora da comida, experimente os seguintes pratos: cabuches, um aperitivo feito de flores de cáctus; asado de boda (churrasco de casamento: geralmente preparados para os casamentos), carne de porco temperada com chile largo; zacahuil, um tamal grande recheado com carne de porco e frango; tacos potosinos, feitos com queijo ou frango e preparados com cenouras, vagens, batatas polvilhadas com queijo; fiambre potosino (prato frio à vinagrete e combinado com diferentes tipos de carne), carne e vegetais cozidos num molho regional; gorditas de revoltijo (gorditas com vários tipos de refogados), milho recheado e frito; e migadas, igual do que as gorditas, porém maiores.

Onde ficar

Ramada Encore San Luis Potosi

La Malanca Hotel & Spa

Hilton San Luis Potosi

Texto por: Eliria Buso com informações visitmexico.com

Foto destaque por istock/ Coast-to-Coast

Comentários