logo

Telefone: (11) 3024-9500

Ruínas e mistérios – Descubra 6 sítios arqueológicos ao redor do mundo | Qual Viagem Logo

Selcuk, Izmir, Turkey - September 13, 2016: Ephesus was an ancient Greek city on the coast of Ionia. UNESCO World Heritage Site.

Ruínas e mistérios – Descubra 6 sítios arqueológicos ao redor do mundo

18 de abril de 2018

Taxila – Paquistão

Foto via iStock/ Konstantin_Novakovic

Foto via iStock/ Konstantin_Novakovic

Taxila é uma antiga capital do reino da Ghandara que prosperou e foi uma importante rota comercial nos caminhos para o leste da Índia e Caxemira e para a Ásia Ocidental e Central, conhecido como a Rota da Seda. Hoje, sobrou apenas memórias e fragmentos que podem contar um pouco sobre a vida daqueles que ali moraram.

Os restos estruturais incluem uma grande área, como o Monte Bihr e os sítios arqueológicos de Saraikala, Sirkap, Bihr e Sirsukh que mostram um certo padrão da evolução urbana no continente indiano através de cinco séculos.

Monasterio Katholiko – Grécia

Foto via iStock/ JeanBienvenu

Foto via iStock/ JeanBienvenu

Localizado na maior ilha da Grécia, Creta, foi provavelmente construído em meados dos anos 1600. Ali estão as ruínas das cavernas que eram usadas pelos monges gregos cristãos para meditar.

É necessário subir cerca de 390 degraus para chegar até o destino, e vale a pena, pois lá de cima, é possível ter uma visão panorâmica do mar de Creta.

Éfeso – Turquia

Foto via iStock/ muratart

Foto via iStock/ muratart

Famosa nas histórias mitológicas e bíblicas, além de ser casa de uma das civilizações mais antigas do mundo, Éfeso é cheia de monumentos históricos que possuem uma riqueza de informação sem medida. Além de ser uma cidade na qual o visitante pode caminhar tranquilamente e descobrir mais sobre a população dali.

Acredita-se que foi ali que São Paulo propagou os ensinamentos da religião católica para os gregos e que foi naquela região que São João levou a Virgem Maria para morar após Jesus ser crucificado. É em Éfeso que está o Templo de Artémis, considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

Tikal – Guatemala

Foto via iStock/ Kesterhu

Foto via iStock/ Kesterhu

Antiga residência dos maias, Tikal foi a maior cidade dessa civilização. As ruínas ficam dentro do Parque Nacional do Tikal, e é possível subir em dois dos seis templos.

É possível ver imagens em auto relevo e pinturas por fora dos templos, e estudos indicam que esse povo manteve contato com povos de outras cidades maias no México e em Belize.

O parque está rodeado de uma floresta com uma fauna e flora rica e diversificada, então é bem provável que você encontre muitos animaizinhos. Não deixe de visitar o museu que contém objetos achados em escavações.

Cemitério Bizantino de Santa Izabel – Bahia

Foto via iStock/ Martinelli73

Foto via iStock/ Martinelli73

Localizado em um paredão da rodovia BA-142 que dá acesso a Chapada da Diamantina, na região central da Bahia, cidade de Mucugê, fica o cemitério bizantino de Santa Izabel.

O cemitério foi construído em meados dos anos 1850, quando o povo da região teve uma epidemia de cólera e muitos vieram a falecer. A escolha do local foi por ser de fácil acesso para a escavação.

A escolha do nome bizantino tem várias versões, uma delas é por causa das cúpulas brancas, que são semelhantes as mesmas que existem próximas ao mar Egeu, e que foram construídas na época em que reinava o Império Bizantino.

Taormina – Itália

Foto via iStock/ michelangeloop

Foto via iStock/ michelangeloop

Uma das cidades mais turísticas da Sicília, Taormina não é famosa apenas por suas belas praias paradisíacas. É lá que está mais uma das muitas ruinas greco romanas da Itália, o Antico Teatro Grego di Taormina.

A área do anfiteatro é imensa, e algumas de suas partes estão bem conservadas. É possível caminhar por entre as arquibancadas e ter uma bela de visão de vários ângulos da cidade, mas a mais incrível delas é a vista para o vulcão Etna, um dos vulcões mais ativos do mundo atualmente e para o incrível mar Mediterrâneo.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock/ sevendeman

 

Comentários