logo

Telefone: (11) 3024-9500

Roteiros para conhecer a Restinga de Marambaia | Qual Viagem Logo

Restinga_de_Marambaia,_vista_da_Trilha Ana Carolina do Nascimento Guimarães

Roteiros para conhecer a Restinga de Marambaia

26 de dezembro de 2015

A Restinga da Marambaia, em Barra de Guaratiba, é uma região de natureza preservada pouco desbravada na zona oeste do Rio de Janeiro. O acesso ao local é restrito, pois a Marinha do Brasil administra a área, mas a Restinga é figurinha repetida nas novelas da Globo. Kubanacan, Da Cor do Pecado e Flor do Caribe foram filmadas aqui, inclusive com cidade cenográfica montada.

Restinga_de_Marambaia Fwellisch

Foto por Fwellisch via Commons Wikimedia

Seus 42 km de praia de beleza incomum terminam no canal que a separam de Ilha Grande e parte da região também é área de proteção ambiental. Fato histórico interessante é que negros traficados da África eram trazidos aqui para engordar antes de serem vendidos. Após a Lei Áurea, os ex-escravos e descendentes continuaram a viver no local, trabalhando como pescadores e ocupando a terra de maneira tradicional, até a posse da Marinha nos anos 1970.

Para chegar ao local contornamos montanhas cobertas de mata atlântica virgem e atravessamos ruas repletas de casinhas antigas e restaurantes especializados em frutos do mar, de qualidade um tanto suspeita.

Se você não tem autorização para entrar na Restinga, sugerimos três opções bacanas:

Aventurar-se pelos manguezais

Esporte que virou febre no verão, o stand up paddle é uma boa pedida para quem visita a Restinga. Por ser uma região de águas calmas, no mangue, é ideal para os iniciantes.

Há duas empresas bacanas que organizam o SUP, o Clubinho Marambaia SUP e a Casa do Remo. Os passeios guiados cruzam o mangue e os praticantes, além de conhecerem a beleza natural da região, aprendem sobre a preservação da natureza.

Saborear peixe fresco enquanto curte a vista da Marambaia

12342649_934287209984106_4141759189370358696_n

Foto via facebook.com/pointdegrumari

O Point de Grumari (pointdegrumari.com.br) tem amplo menu de peixes grelhados e serve pratos deliciosos e fartos o suficiente para satisfazer duas pessoas. Recanto de beleza com decoração típica e obras de arte, o restaurante que está em funcionamento há mais de 20 anos fica no alto da serra da Estrada de Grumari, entre a cidade e a praia.

Escolha uma mesa à janela e se esqueça da vida apreciando as vistas belíssimas da Restinga.

Endereço: Estrada do Grumari, 2710, Grumari, Rio de Janeiro

Descansar com luxo em meio à mata

Ambiente rústico com toques de luxo na medida certa, debruçado sobre a Restinga de Marambaia e oferecendo vistas infinitas do mar, o Le Relais de Marambaia (lerelaisdemarambaia.com.br) propõe aos hóspedes a oportunidade de chegar bem pertinho da reserva e estar em contato com a natureza intocada. Para se distrair, entregue-se às terapias do SPA, delicie-se com os pratos do restaurante ou faça o passeio pelo mangue para conhecer a rica fauna da região.

O acesso à praia é proibido, mas os deques de piscina e o pequeno píer satisfazem os desejos de quem quer nadar e mergulhar nas águas verdes da restinga.

Dicas:

Para fazer o SUP, chegue cedo. Há poucas vagas de estacionamento e o carro pode ser rebocado ou multado se você parar em lugar proibido.

O acesso por mar é ilegal, permitido apenas por terra, mediante autorização prévia. Os militares fazem treinamentos com armas no local, então não arrisque.

Texto por: Adriana Lage, via shopntravelguides.com

Foto destaque por Ana Carolina do Nascimento Guimarães via Commons Wikimedia

Comentários