logo

Telefone: (11) 3024-9500

Roteiro de carro pela região serrana do Rio de Janeiro | Qual Viagem Logo

Petropolis, Brazil - May 25, 2017: The Sao Pedro de Alcantara Cathedral is one of the many touristic attractions in Petropolis, a city in the mountains near Rio de Janeiro.

Roteiro de carro pela região serrana do Rio de Janeiro

14 de junho de 2017

O estado do Rio de Janeiro possui riquezas naturais e culturais que vão muito além do litoral. A região serrana, por exemplo, é repleta de belas paisagens que encantam os visitantes. Por isso, a Hertz preparou um roteiro para aqueles que desejam aproveitar as estações mais frias do ano e conhecer novos destinos fluminenses. A locadora conta com cinco lojas no estado o que torna a logística da viagem ainda mais prática.

A apenas três horas da capital fluminense, Resende ostenta sua beleza de várias formas. Seja pelas montanhas imponentes ou cachoeiras de águas cristalinas, pode ser visitada em qualquer época do ano. Entre as atrações, destacam-se o Pico das Agulhas Negras, o Parque Nacional do Atibaia e a Pedra do Altar, onde o viajante pode desfrutar de uma vista belíssima. A partir de São Paulo, o destino está a apenas 280 km de distância.

Foto por Reprodução via www.petropolis.rj.gov.br

Foto por Reprodução via www.petropolis.rj.gov.br

Uma opção mais próxima da cidade do Rio de Janeiro, Petrópolis é um destino obrigatório para quem deseja conhecer mais sobre a história do estado. O trajeto até o município interiorano é de aproximadamente 70 km a partir da capital. Conhecida como Cidade Imperial, o local possui diversos museus e arquitetura singular que fica evidente em suas construções centenárias muito bem preservadas e, entre os destaques, estão o Palácio de Cristal e a Casa da Ipiranga. O ecoturismo também é um ponto forte, com áreas de preservação para se aventurar com a família e amigos, tudo acessível de carro.

Utilizando o GPS, é possível optar pelas rodovias Juscelino Kubitscheck ou Washington Luís para descobrir a pequena e encantadora Itaipava. Um dos centros gastronômicos mais importantes do estado, tem opções deliciosas e variadas de restaurantes. Vale a pena conhecer também o famoso Castelo do Barão de Itaipava, construído na década de 1920, ou aproveitar a estadia para curtir o ar puro das montanhas combinado com o clima inigualável, que fazem de Itaipava um lugar para ficar na memória.

Foto por iStock / azgek

Foto por iStock / azgek

A 50 minutos de lá está Teresópolis, onde se avista da estrada o Dedo de Deus, um pico com 1.692 metros, cujo contorno se assemelha a uma mão apontando para o céu. Teresópolis é um refúgio perfeito para casais que gostam de desfrutar a atmosfera acolhedora do interior junto ao clima frio de inverno. Na tradicional Feirinha do Alto, diversos artistas divulgam seus trabalhos e artesanato em mais de 700 barracas na Praça Higino da Silveira, no Bairro do Alto. Já o Parque Nacional da Serra dos Órgãos tem diferentes trilhas que podem ser realizadas em um dia.

Nova Friburgo também esbanja charme. Foi colonizada pelos suíços no século XIX e é repleta de opções de lazer, principalmente para quem gosta de aventura, trekking, mountain biking e off-road. Emoldurada pela Mata Atlântica, possui áreas verdes intocadas pelo homem. Os restaurantes mantêm a herança culinária deixada pelos colonos, como fondue e raclettes. Tudo isso à disposição dos visitantes a aproximadamente duas horas de Niterói.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / dabldy

Comentários