logo

Telefone: (11) 3024-9500

Roteiro de carro para percorrer as cidades históricas de MG | Qual Viagem Logo

Ouro Preto

Roteiro de carro para percorrer as cidades históricas de MG

3 de maio de 2016

Foto destacada: iStock/nok6716

Algumas das mais importantes atrações históricas mineiras ficam próximas entre si, e não muito distantes de Belo Horizonte. Ideal para ir de carro e conhecer cada lugar em seu próprio ritmo.

• Compre passagens aéreas para Belo Horizonte aqui!

Dá pra montar um roteiro super prático, ao longo de 5 dias, para visitar Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Tiradentes e São João del Rei. Talvez o caminho que sugerimos a seguir não seja o mais curto, mas provavelmente é o que oferece as melhores e mais bem sinalizadas estradas, reservando os pontos mais famosos para o fim. Confira!

DIA 1: Congonhas

Foto: Edison Zanatto

Foto: Edison Zanatto

Partindo de Belo Horizonte, pegue a BR-040, sentido Rio de Janeiro, são 78 km de distância.

Na cidade, há um ponto principal de interesse: a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos (Praça da Basílica), Patrimônio Mundial declarado pela UNESCO. O interior da Igreja é lindo. Mas o que atrai mesmo os visitantes são os 12 profetas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, esculpidos em pedra-sabão, que ficam nas escadarias. Menos famosas, mas de igual interesse aos profetas, são as seis Capelas dos Passos, construções individuais no pátio do santuário que retratam, em 66 imagens de madeira, as cenas da Paixão de Cristo. Obra, mais uma vez, de Aleijadinho, com pinturas de Mestre Ataíde.

Guias turísticos disponíveis no local oferecem seus serviços e vale muito a pena contratá-los. Com suas explicações, diversos detalhes saltam aos olhos.

DIA 2: Tiradentes

Foto por Istock/trindade51

Foto por Istock/trindade51

Ao sair de Congonhas, continue pela BR-040 até Barbacena – no trevo antes da cidade, pegue à direita para acessar a BR-265 – depois de 54 km vire à direita no trevo onde as placas indicam o acesso a Tiradentes.

• Leia também: 5 destinos imperdíveis para as próximas férias no Brasil

Ali, comece pelo ponto central, no Largo das Forras. Diversas charretes oferecem passeios. Mas o bom mesmo é você caminhar para ver com calma o casario histórico. Talvez você queira abrir uma exceção e pedir uma carona para subir a longa ladeira que conduz a Matriz de Santo Antônio (Rua da Câmara), a segunda igreja mais rica em ouro do Brasil.

Ainda dá tempo de conhecer a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Rua Direita), e o Chafariz de São José (Largo do Chafariz). Para finalizar, volte ao ponto de partida, no Largo das Forras, e almoce no Restaurante do Celso para saborear a deliciosa culinária mineira.

DIA 3: São João del Rei

Leia a matéria completa no site do Skyscanner, clicando aqui! :)