logo

Telefone: (11) 3024-9500

Roteiro completo do mochilão Bolívia, Chile e Peru | Qual Viagem Logo

blog-mochilao

Roteiro completo do mochilão Bolívia, Chile e Peru

3 de abril de 2017

PARAAAA TUDO que nesse post tem tudo (EU DISSE T-U-D-O) que você precisa saber pra fazer seu mochilão pela Bolívia, Chile e Peru!

Esse é um guia completo de tudo que eu precisei saber antes de fazer a minha viagem e de tudo que eu vivi nela! Devora esse post do início ao fim que tu vai ficar super mega hiper preparado(a) pro teu mochilão!!!

Como eu percebi que mó galera tá planejando um roteiro de mochilão pela América Latina bem parecido com o meu, mas tem preguiça ou não tem tempo mesmo de ler todo relato de 25 capítulos (caprichei nos detalhes do diário de viagem. Você pode ler tim tim por tim tim se quiser. É só clicar aqui e acompanhar todos os perrengues e experiências maravilhosas que eu e meus amigos vivenciamos), decidi fazer um resumão da viagem num só capítulo. Uhuullll!

Preciso frisar que eu compilei todas essas informações numa planilha super detalhada que você pode baixar aqui, imprimir e levar pro seu mochilão feliz e contente! Eu mesma levei essa planilha pra minha viagem e me ajudou muito em termos de negociação de valores em hostels e passeios, já que fechamos tudo na hora!

mochilao-1

 

OBSERVAÇÃO MUITO IMPORTANTE: Os valores da planilha estão em DÓLAR. Se por acaso você baixar a planilha e aparecer o símbolo do real, ignora. Não sei por que algumas pessoas baixam a planilha normal com o símbolo do dólar e outras baixam a mesma planilha, mas aparece o símbolo do real (deve ter alguma coisa a ver com a versão do Excel, sei lá… Devo tá falando mó merda). Enfim, considere os valores principais da planilha em DÓLAR, ok?

OBSERVAÇÃO MUITO IMPORTANTE 2: Eu fiz esse mochilão em Abril de 2016, então coloque uma margem extra de pelo menos 100,00 dólares no valor final do seu roteiro, porque o preço das coisas sempre sobe de ano em ano.

Se mesmo assim der merda e você ficar perdido, me manda um direct no Instagram @vidamochileira ou um email ([email protected]) que eu te ajudo a entender a planilha.

Vamos por partes!


 

COMO PLANEJAR O SEU ROTEIRO

A melhor forma de organizar o seu roteiro é desenhar e pesquisar! Não tô de sacanagem! Eu mesma fiz uns 10 ou 15 mapas de possíveis trajetos e pra cada mapa eu pesquisava as passagens de deslocamento entre cada lugar. No final, eu tinha várias opções de trajetos com valores finais diferenciados.

Geralmente nessa parte de planejamento eu uso um caderno ou folhas de ofício, canetas coloridas pra marcar os trajetos em cada país e abro vários sites diferentes de pesquisa de passagens. Os que eu recomendo fortemente por compilarem valores de várias companhias diferentes e ainda mostrarem um panorama geral são: Skyscanner e eDreams pra passagens aéreas e Rome2rio pra passagens de ônibus, barco entre outras. Óbvio que sempre rolam várias pesquisas intensas no Google também, mas isso geral já faz, né?

Ahhh!!! DICA: Por mais barato que você ache uma passagem num desses sites de busca generalizada que mostram os preços de várias empresas ao mesmo tempo, não é aconselhado comprar diretamente por eles porque rola uma comissão que é embutida no valor final. O que é recomendado fazer é achar nesses sites a companhia que oferece o melhor preço e depois ir direto no site da companhia. Tendeu?

Nesse roteiro específico de mochilão, vocês precisam se preocupar com uma coisa muito importante além do valor final da viagem: ALTITUDE!

Li dezenas de relatos onde as pessoas passavam muito mal por causa da altitude a acabavam perdendo um ou dois dias de cama. Por isso, decidimos começar por Santa Cruz de La Sierra, partindo para Sucre e logo depois para o Uyuni para irmos nos aclimatando com a mudança brusca de altitude.

mochiiiilaop

O meu roteiro fez total sentido pra mim porque além de ir me aclimatando com a altitude, ainda fizemos um roteiro em forma de ciclo o que nos fez seguir sempre em frente em vez de fazer o que algumas pessoas fazem que é ir e vir em zigue zague aleatoriamente.

Então, fica a dica! Desenhe muito, pesquise e leia muito antes de comprar suas passagens!

Quando você finalmente encontrar o roteiro que quer fazer (dias em cada lugar e rota), pesquise os valores e a viabilidade dos transportes entre cidades (joga no Google mesmo que ele te dá opções de sites de companhias de ônibus que fazem o trajeto que você quer ou usa o aplicativo Rome2rio pra ter uma noção de deslocamento e valores). Às vezes a gente cria uns roteiros na nossa cabeça, mas nem sempre eles são viáveis.

Uma vez que você tenha checado a viabilidade e os valores de todos os transportes da viagem pra saber se o planejamento está dentro do seu orçamento, você compra as passagens que precisam ser compradas com antecedência pra já garantir.

Depois que você resolver a parte dos transportes, pesquise os hostels que você quer ficar pra ter todos os endereços anotados, pra não ter que ficar que nem uma barata tonta durante a viagem indo de hostel em hostel aleatoriamente.

Depois de ver a questão dos transportes e hospedagem, você vai pra parte dos passeios! Pesquise todos os passeios que você quer fazer nos lugares que você tá pensando em ir e liste de forma que te facilite na hora de fechar eles durante a viagem! Eu curto muito planilha (já deu pra perceber, né?), mas você pode fazer do jeito que quiser, o bom é anotar os passeios e os valores pra ter uma noção na hora de barganhar desconto!


Ei, o post ainda não acabou! Veja todas as informações no blog Vida Mochileira! Clique aqui para continuar lendo…


 

Comentários