logo

Telefone: (11) 3024-9500

A romântica Verona é a maior cidade do Vêneto, na Itália | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Leonid Andronov

A romântica Verona é a maior cidade do Vêneto, na Itália

15 de março de 2016

La Piccola Roma, como é conhecida pelos italianos, Verona, é a maior cidade da região do Vêneto, com cerca de 260 mil habitantes. Sua grande atração fica por conta do casal mais famoso da literatura mundial, Romeu e Julieta. Isso porque, William Shakespeare escolheu Verona como cenário de sua obra e a aura romântica da história ainda paira por cada canto.

Foto por IStock/ StrenghtOfFrame

Foto por IStock/ StrenghtOfFrame

Atravessando a antiga ponte romana Pietra, com a vista de várias torres e igrejas do outro lado do rio Adige, consegue-se entender uma suposta inspiração de Shakespeare. A cidade também abriga um anfiteatro romano, mais antigo que o Coliseu, e hospeda um festival de ópera em agosto.

Na cidade, as principais atrações turísticas ficam concentradas numa área, facilitando conhece-la à pé. Um dos pontos que não pode deixar de ser visitado é o Castelvecchio. O castelo medieval hoje em dia abriga um museu e é composto de um complexo que inclui a fortificação da idade média e também a Ponte do Castelo, que cruza o rio Ádige.

A Piazza Bra é provavelmente a praça mais famosa de Verona. Lá se encontram a Arena e outros prédios importantes, como o Palazzo Barbieri, a prefeitura de Verona. Ainda nesta praça é possível encontrar restaurantes e também o Portoni della Bra, que é um portal de entrada para a praça, e que tem um relógio no topo.

E para os mais românticos, a Casa di Giulietta é parada obrigatória. A entrada é marcada por mensagens deixadas por viajantes nas paredes. Você também pode subir no balcão da casa dos Capuleto, onde, segundo contam, Julieta teria aparecido para Romeu. Também na Via Cappello, a Porta Leoni é um dos antigos portões romanos.

Foto por Istock/ ironstuff

Foto por Istock/ ironstuff

Por fim, não deixe de visitar o centro vivo da cidade, com construções medievais cor-de-rosa – característica de Verona. No centro da praça há a Fontana di Madonna Verona e o mercado de alimentos e artesanato. E a Duomo, catedral em estilo romanesco e gótico; em sua porta há a obra de Titan “Assunzione”.

Como chegar

A cidade tem o Aeroporto de Verona-Villafranca, com voos para diversas cidades italianas e outros países europeus. Outra opção é o aeroporto de Brescia, que está conectado a Verona por trem.

Onde ficar

Giulietta e Romeo Hotel – giuliettaeromeo.it

BEST WESTERN PLUS Hotel De Capuleti – hotelcapuleti.it

Onde comer

O melhor lugar para mangiare é mesmo em volta da Piazza Brà. Além de comer bem, é uma oportunidade de se apreciar a beleza da cidade e da Arena, sempre vendo muita gente. O Brek, em Piazza Brà, é um grande self-service com típica comida italiana. Para uma pizza, tente Pizzeria Cantore, em Via A Mario 2. Verona também é famosa por seus vinhos: Valpolicella soave (branco seco) e Bardolino (tinto).

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ Leonid Andronov

Comentários