logo

Telefone: (11) 3024-9500

Regiões vinícolas e caves: Portugal para os fãs do vinho | Qual Viagem Logo

Beautiful Landscape of the Douro river region in Portugal -  Vineyards

Regiões vinícolas e caves: Portugal para os fãs do vinho

12 de dezembro de 2017

Os vinhos portugueses são uma tradição já reconhecida mundo afora. Além do icônico vinho do Porto, são produzidos no país inúmeros rótulos derivados de centenas castas de uvas diferentes. De norte a sul, há diversas regiões com vinhedos, vinícolas e caves abertos à visitação, o que tem atraído turistas de todo o mundo.

Foto por iStock / gkuna

Foto por iStock / gkuna

Para quem quer fazer um roteiro de enoturismo em Portugal, o destino mais famoso é o Vale do Douro, no norte do país. Reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a região vinícola do Alto Douro produz vinhos há dois mil anos. As videiras são plantadas nas encostas em socalcos, formando lindas paisagens.

Foto por iStock / TasfotoNL

Foto por iStock / TasfotoNL

Por lá, o principal produto é o vinho do Porto. Além de conhecer os vinhedos, é possível visitar as caves – a maioria delas está na cidade de Vila Nova de Gaia, separada do Porto pelo Rio Douro. Os turistas podem aprender sobre todo o processo de fabricação dessa bebida e também fazer uma degustação.

Foto por iStock / inaquim

Foto por iStock / inaquim

Outra importante região vitivinícola em Portugal é o Alentejo, no sul do país. Ao longo de extensas planícies, há uma série de quintas (fazendas) e herdades (propriedades rurais) que produzem vinhos e são reconhecidas pela hospitalidade. É possível fazer degustações, passear de diversas formas pelos vinhedos, participar das vindimas (que costumam acontecer entre setembro e outubro) e até ficar hospedado dentro de uma propriedade local.

Foto por iStock / wjarek

Foto por iStock / wjarek

Também vale mencionar os vinhos produzidos na Ilha da Madeira, nos Açores, no Centro de Portugal, na região de Setúbal e na Rota dos Vinhos Verdes (extremo noroeste do país).

No Brasil

O sucesso dos vinhos de Portugal entre os brasileiros é tão grande que é possível comprá-los mesmo em lojas online, como o Empório do Armando. Fundado por um imigrante português que veio ao Brasil após a 2ª Guerra Mundial, o Empório do Armando comercializa uma farta linha de vinhos escolhidos a dedo e provenientes de diversas partes de Portugal. A proposta é trazer para o Brasil um pouco das melhores iguarias lusitanas. Aproveite que toda a loja online está com desconto de 10% usando o código “DESCONTOQUALVIAGEM”.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / SimonDannhauer

Comentários