logo

Telefone: (11) 3024-9500

Reggae e jardins em Kingston, a capital da Jamaica | Qual Viagem Logo

Jamaica flag waving sea beach sky. Selective focus on flag

Reggae e jardins em Kingston, a capital da Jamaica

16 de fevereiro de 2016

A Jamaica pode ser visitada durante todo o ano, contudo, os meses de agosto, setembro e outubro são propícios a furacões. Grande parte dos turistas viaja no início de agosto, que é quando acontecem os grandes festivais de reggae, como o SumFest e o Sunsplash, com programações que duram cerca de uma semana.

Foto via Flickr tiyab

Foto via Flickr tiyab

O estilo musical do reggae é o mais popular do país, imortalizado por Bob Marley e vinculado ao movimento religioso do Rastafári. É, sem dúvida, um dos maiores motivos que levam os turistas de todas as idades – especialmente os jovens – a visitar a Jamaica, e isto impulsiona o setor do turismo. Em Kingston é possível ver pelas ruas, homens com cabelos compridos e com dreadlocks, no estilo Marley, pois afinal, é o verdadeiro cartão postal do lugar.

Kingston é a capital da Jamaica. É impossível conhecer a bela cidade sem visitar o distrito de New Kingston, que é  considerado o “coração” do destino. O bairro é o centro financeiro de comércio e negócios do país e oferece avenidas e ruas bem planejadas,  bastante arborizadas e de construções modernas com prédios de arquitetura contemporânea.

O idioma oficial na Jamaica é o inglês, mas é muito comum, ouvir o inglês local ( conhecido como Patois Jamaicano), que somente eles entendem. Para pessoas que visitam o país pela primeira vez, uma conversa pode ser incompreensível no início, mas depois fica fácil se acostumar com as gírias e expressões.

A melhor forma de conhecer Kingston é alugando um carro. O trânsito de Kingston é uma “loucura”, se prepare para grandes aventuras. A direção é contrária (lado direito, o mesmo  utilizado na Inglaterra).

 O que visitar

Bob Marley Museum (56 Hope Road) – é a atração mais visitada de Kingston. A casa com jardim e altos muros já foi residência e estúdio de gravação do famoso Pop-Star e cantor de reggae até sua morte, em 1981. Durante o tour, os fãs conhecem os ambientes e observam objetos pessoais de Marley. O museu esta aberto de segunda a sábado, com visita guiada. Vale a pena conhecer!

Foto via facebook.com/bobmarleymuseum

Foto via facebook.com/bobmarleymuseum

Hope Botanical Gardens & Zoo-  Repleto de flores e orquídeas, árvores baixas e bem decoradas praças e um pequeno zoológico para as crianças. O local fica aberto diariamente. Aos domingos é o espaço da população que visita o parque para tomar sol, fazer uma boa leitura ou até ensaiar um rápido pic nic;

Dunn’s River Falls: Trata-se das cataratas mais famosas da Jamaica. Estão situadas em Ocho Rios, cidade turística por excelência. As cascatas vão caindo em direcção ao mar de uma altura máxima de 180 metros. É um dos lugares de visita obrigatória para quem visita a Jamaica.

Rio Negro: Ideal para conhecer os imensos mangueirais e o habitat natural de crocodilos e garças-de-patas-amarelas.

Port Royal –  O lugar foi cenário de muitas novelas de aventuras. Atualmente a cidade é popular pelos pratos à base de frutos do mar e da arquitetura rara. A gastronomia jamaicana leva bastante pimenta. Experimente pedir o prato sem a adição dela para saborear de fato o que está comendo.

Devon House (26 Hope Road) – Construída em 1881 por George Stiebel, um dos primeiros negros jamaicanos a fazer fortuna no Caribe, a casa em estilo clássico é uma atração histórica. No subsolo, há lojas de artesanatos, butiques, restaurantes, cafés e sorveteria. Os sorvetes locais são imperdíveis. A visita vale pela linda construção e também pelo ambiente acolhedor. Ideal para relaxar.

Como chegar

A melhor forma de chegar em Kingston é por avião, pelo aeroporto Norman Manley (único em Kingston). Não há voos diretos do Brasil para Jamaica.  Há duas opções para chegar lá: voar pela American Airlines com conexão em Miami/EUA (necessário o visto americano) ou voar pela Copa Airlines  com conexão no Panamá (sem necessidade de visto).

Onde ficar

Kingston possui ótimas e diversificadas opções de hospedagem. Veja algumas delas: Hilton Kingston Hotel, Jamaica Pegasus Hotel  Hotel Breezes Grand Negril, Hotel Half Moon, Hotel Secrets St. James e Hotel Breezes Runaway Bay.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque via Istock/ jantroyka

Comentários