logo

Telefone: (11) 3024-9500

Rancho Zig Zag: cenário rural e gastronomia familiar | Qual Viagem Logo

img_7652

Rancho Zig Zag: cenário rural e gastronomia familiar

30 de julho de 2020

Passeando pela área rural entre Santo Antonio do Pinhal,  para desopilar nesses tempos de confinamento social uma descoberta daquelas que pode tornar seu dia inesquecível. No bairro do Lageado, conhecido pela linda cachoeira e por diversos produtores rurais de shiitakes, sorvetes e verduras, vale uma parada no Rancho Zig Zag.

A propriedade é pequena, tem apenas quatro chalés e o restaurante que antes atendia apenas os hóspedes para o café da manhã, passou a ser uma referência de comida natural e exclusiva na região da Mantiqueira. O local recebe clientes do grande Abc, Santos, Campinas e de outros estados. O mais legal é que a família inteira  trabalha unida. Jucélia conseguiu reunir o marido a enteada, o filho, e as sobrinhas. Vale a pena passar um Day use nesse espaço maravilhoso, cortado pelo rio Sapucaia Mirim e repleto de coisas boas do campo.

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Normalmente a área rural onde está inserido pode ser visitada por siriemas, tucanos, macaquinhos além de uma infinidade de pássaros. O espaço é ótimo também para as crianças, que podem brincar na casinha de árvore, pescar, ou pedalar nas estradinhas rurais sem medo.

Jucélia Costa Manso é quem comanda a cozinha que serve receitas inspiradas em ingredientes de produtores locais, como o shiitake produzido no bairro. Outra característica marcante é a pegada artesanal. Tudo é feito na hora, com temperos da própria horta, inclusive. Rejeitando itens industrializados, prestigiando produtos regionais, com uma pegada de sustentabilidade, o Zig Zag, além de estar inserido num lugar de beleza exuberante, trabalha a gastronomia de resgate que valoriza as coisas simples, realçando o sabor.

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Costelas, massas e sobremesas exclusivas

O carro-chefe é a costela no bafo, que serve duas pessoas.  Preparada por 12 horas no forno à lenha e depois servida com batata rústica, farofa defumada e ‘citronete’, uma versão da vinagrete feito com tomate cereja, gergelim branco e preto e limão do quintal”, conta Jucélia.

Tem ainda o cupim no bafo, servido com duas postas que somam aproximadamente 400 gramas de proteína. Para a entrada vale destacar as imperdíveis bruschettas feitas com pão rústico de fermentação natural.

“As  parmegianas de carne, frango ou berinjela, também saem bastante e são gratinadas no fogão à lenha com molho artesanal. Para quem gosta de peixe, experimente as trutas nas versões ‘castanhas e ervas’, com amêndoas defumadas’, acompanhada de aspargos e batatas; e a ‘maracujá e mel'”, diz. Os preços dos pratos variam de R$ 45 a R$ 65.

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

As massas também merecem atenção e são feitas na hora . “A chefe conta que os clientes gostam de ver a produção e acompanham  o processo de perto. O talharim, por exemplo, leva açafrão e sai muito com molho quatro queijos gratinado”.

“Outras opções de molhos são o shiitake ao sugo e castanhas ao pesto de manjericão.  Outra delícia é a lasanha de shiitake, que pode ser vegetariana ou vegana. Esta última com massa integral e sem ovos, explica.

Um grande diferencial são as sobremesas. Os sorvetes são especiais. Um dos campeões de pedidos é o de cinco queijos preparado com calda de goiabada cascão e vinho do Porto. Outra opção que exalta os sabores mais cítricos, como o de physalis, com base de tangerina, ou ainda o de frutas vermelhas, que leva geleia feita com mel e vinho.

Vale experimentar ainda o sorvete de doce de leite. Ele é finalizado com paçoca, feito no pilão, e leva cardamomo no preparo.

O restaurante do Rancho Ziz Zag funciona aos finais de semana e feriados, das 11h às 18h30. À noite e durante a semana só com reserva pelo tel. Experimente nas noites de domingo as pizzas artesanais, preparadas com produtos totalmente naturais.

Mais informações e reservas (12) 99628-6963 | www.ranchozigzag.com.br

Texto por Cláudio Lacerda Oliva

Imagem Destacada via Divulgação

Comentários