logo

Telefone: (11) 3024-9500

Qual a melhor época para viajar para o exterior? | Qual Viagem Logo

Happy woman tourist looking up from map at Rome Colosseum

Qual a melhor época para viajar para o exterior?

17 de março de 2016

Essa questão é muito importante na hora de planejar uma viagem e envolve vários fatores. Há a questão do clima, de desastres naturais como furacões, das férias escolares, da variação dos custos, entre outros. Antes de tudo, para quem busca economizar, é essencial planejar a viagem com antecedência, e ver se os preços de passagens e hotéis estão diminuindo ou aumentando.

Depois, escolha uma época do ano de acordo com o clima do destino. Atente também a alertas de furacões e ciclones. Se você puder viajar fora do período das férias escolares é ainda melhor, já que os destinos turísticos costumam receber menos visitantes e os preços diminuem. Evite ainda viajar em grandes feriados e dê preferência às baixas temporadas.

iStock_000074712815_Small

Foto por iStock / Fly_dragonfly

Caso você não se importe com o frio, viajar para a Europa durante o inverno, com exceção das festas de fim de ano, pode ser um bom negócio. Esse é um período de baixa temporada no hemisfério norte, principalmente nos meses de fevereiro e março. Se preferir evitar as baixas temperaturas, opte pelo começo da primavera ou pelo meio do outono, períodos com o clima mais ameno. As mesmas dicas valem para os Estados Unidos.

Se o seu destino for um país bem ao norte, como Canadá ou Noruega, evite viajar no inverno, já que as temperaturas são realmente muito baixas, a ponto de não ser possível aproveitar realmente a viagem. Vale ressaltar que no caso das estações de esqui não há muita escolha: tem que ir durante o inverno mesmo.

Agora, se sua intenção é curtir uma praia, opte pelo verão ou pela primavera. De preferência por esta última estação. Pesquise sobre o clima no seu destino para evitar as épocas mais chuvosas do ano. No caso do Caribe e do sul dos Estados Unidos, evite viajar na temporada de furacões, geralmente entre agosto e novembro. Se seu destino for o sul ou o sudeste da Ásia, evite a época das monções, no segundo semestre.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Central IT Alliance

Comentários