logo

Telefone: (11) 3024-9500

Puerto Varas: lagos, vulcões e herança alemã no Chile | Qual Viagem Logo

Puerto Varas city and volcano Osorno, Patagonia, Chile

Puerto Varas: lagos, vulcões e herança alemã no Chile

22 de novembro de 2016

Entre lagos andinos e vulcões, Puerto Varas fica no sul do Chile, próxima a Puerto Montt. Com 32 mil habitantes, a cidade foi fundada na metade do século XIX por imigrantes alemães. Além de se destacar pelas tradições germânicas, que aparecem na arquitetura, na culinária e no artesanato, Puerto Varas é cercada por uma natureza deslumbrante que encanta turistas de todo o mundo.

Puerto Varas, waterfront of the city, from the lake Llanquihue

Foto por iStock / IvanKonar

O centro urbano é relativamente pequeno, e pode ser explorado a pé. Ele contorna uma das pontas do Lago Llanquihue, o maior da região. A leste, existem dois vulcões, o Calbuco e o grande Osorno, que dão um toque majestoso na paisagem. É possível vê-los com seus picos nevados a partir de Puerto Varas.

istock-609934620

Foto por iStock / IvanKonar

Nos arredores, não faltam atividades em meio à natureza. É possível andar de caiaque, passear de bicicleta ao longo das margens do lago, ou se aventurar em esportes radicais nos Saltos do Rio Petrohué, onde o rio corre por belas cascatas em um pequeno cânion. Há dois parques nacionais por perto: o Alerce Andino e o Vicente Pérez Rosales.

waterfalls Osorno

Foto por iStock / Ziviani

Perfeitos para quem curte trekking, os parques abrigam montanhas e vales cobertos por bosques temperados, além de lagos, rios, cachoeiras e animais selvagens típicos da região. Outra boa opção de passeio é seguir pela margem do Lago Llanquihue para visitar as cidades próximas, como Llanquihue, Frutillar e Puerto Octay, que também guardam uma herança alemã.

Floodlit wooden church in Puerto Varas in Chile, South America.

Foto por iStock / SteveAllenPhoto

De volta ao centro de Puerto Varas, passeie pelas ruas repletas de casas de arquitetura alemã, pela avenida às margens do lago e pelo Parque Phillipi, de onde é possível ter uma bela vista da cidade. Outros pontos turísticos incluem a Igreja do Sagrado Corazón de Jesús, declarada monumento nacional e construída em estilo germânico, com paredes brancas e telhados vermelhos, o cassino e a Feira Artesanal, que vende produtos locais feitos com lã e madeira.

Como chegar

A Latam e a Gol oferecem voos diretos e diários entre São Paulo e Santiago. Como a capital chilena fica a cerca de mil quilômetros de Puerto Varas, o ideal é pegar um segundo voo, entre Santiago e Puerto Montt, pela Latam. Puerto Montt fica a apenas 20 km de Puerto Varas. Faça esse último trajeto de ônibus ou táxi.

Onde ficar

Hotel Cumbres Puerto Varas

Hotel Patagonico

Hotel Cabana del Lago

Mais informações em: chile.travel/pt-br e puertovaras.org

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Dmitry_Saparov

Comentários