logo

Telefone: (11) 3024-9500

Puerto Vallarta é paraíso também para as espécies animais | Qual Viagem Logo

Foto Diuvlgação

Puerto Vallarta é paraíso também para as espécies animais

6 de setembro de 2016

Puerto Vallarta, um dos destinos de praia mais visitados do México, não é um paraíso apenas para turistas em busca de sol e de paisagens deslumbrantes, mas também para muitas espécies de peixes, aves, répteis e mamíferos. Isto é possível graças ao clima tropical e às ações preservacionistas mantidas pelo governo e pelos órgãos de turismo locais, com a ajuda dos próprios turistas.

A região é considerada um hábitat muito importante na América, por servir de refúgio para um grande número de espécies. A própria dificuldade de acesso a algumas regiões de mata fechada, nas montanhas de Sierra Madre, ajuda a criar um ambiente de proteção natural para os animais e para a preservação da flora, como as mais de 300 espécies de orquídeas nativas. O clima chuvoso, a umidade, o sol e o mar também fazem sua parte e contribuem para a sustentação do ecossistema.

Mais de 25 km de costas, praias e selva virgem de Puerto Vallarta transformaram o destino em local qualificado para a prática do ecoturismo, por meio de passeios com guias especializados para observação de baleias jubarte, na Baía de Banderas, de dezembro a março, e para o período de desova de tartarugas marinhas.

Foto por IStock/  axl5188

Foto por IStock/ axl5188

O programa de preservação das tartarugas tem participação de diversos hotéis, cujos funcionários recolhem os ovos na praia e os levam para incubação, garantindo uma melhor preservação desses animais. No nascimento, os próprios hóspedes e seus filhos participam da operação para soltar os filhotes no mar, o que acontece de julho a dezembro.

As montanhas de Sierra Madre abrigam várias espécies de felinos selvagens, como jaguar, jaguatirica, tigre e puma, e mamíferos, como o veado de cauda branca. Entre os répteis estão vários lagartos, iguanas e crocodilos. Os pássaros são um espetáculo à parte, com a concentração de mais de 350 espécies de aves marinhas e terrestres, que podem ser observadas durante todo o ano em passeios guiados. Uma das grandes atrações é o alcatraz patiazul, um pássaro marinho tropical do tamanho de um ganso, fácil de ser identificado por suas patas azuis. Extremamente manso, pode ser visto também no Peru, no Golfo da Califórnia e nas Ilhas Galápagos.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque: Divulgação

Comentários