logo

Telefone: (11) 3024-9500

Puerto Plata: paraíso natural e cultural na República Dominicana Logo

puerto plata la puntilla piergiorgio

Puerto Plata: paraíso natural e cultural na República Dominicana

2 de dezembro de 2015

Puerto Plata se dintingue pelas praias, ideais para esportes aquáticos, oportunidades de ecoturismo e experiências culturais. É o lugar perfeito para quem procura férias ativas, sem perder o conforto de instalações contemporâneas. As praias, como a boêmia Cabarete, chamam a atenção de viajantes aventureiros que procuram as melhores condições para a prática de windsurf e kitesurf.

puerto plata kitesurf

A região também é conhecida entre os amantes do mergulho por sua grande variedade de vida marinha e recifes de corais, principalmente na ilha deserta Cayo Paraíso. Sosúa, com um espetacular balneário em forma de U, é uma das atrações naturais da região. Os melhores meses para mergulhar no norte são de junho a setembro, quando a água está no ponto mais tranquilo e a visibilidade no melhor momento. Certifique-se de trazer equipamento para snorkeling quando visitar Puerto Plata para se encantar com os peixes tropicais e a vida vegetal no Sosúa Underwater Marine Park.

Beach+in+Costa+Dorada-924788699-O

Quem estiver em busca de boas compras, Puerto Plata também conta com ótimas opções de mercados e lojas com o melhor das iguarias e artesanatos locais. Visite o mercado de artes e artesanato, jóias, compre lembranças no Museu do Âmbar e visite o centro de Puerto Plata, onde é possível encontrar várias pequenas lojas especializadas para turistas.

PuertoPlata6-1258098928-O

Uma alternativa para conhecer a cidade, é caminhando por suas ruas históricas. No centro de Puerto Plata, casas de estilo neoclássico e vitoriano do final do século XIX dão um charme inconfundível ao lugar. Muitas delas agora são lojas, bares e clubes. O famoso calçadão da cidade também é parada obrigatória para quem a visita. Ele se estende desde a Fortaleza San Felipe, a oeste de Long Beach, até o leste, na fronteira com o Oceano Atlântico.

puerto plata teleférico

Para conhecer um pouco mais da história da cidade milenar, não deixe de visitar os museus e construções antigas. As Ruínas de La Isabela, por exemplo, foi o primeiro assentamento europeu nas Américas construído por Cristóvão Colombo em Puerto Plata com uma comitiva de cerca de 1.500 espanhóis. As ruínas desse assentamento ainda se mantêm de pé nesta área da baía. Já a La Fortaleza San Felipe é considerada uma das estruturas militares coloniais mais importantes do Caribe. Foi construída pelos espanhóis no século XVI para defender a costa norte dos piratas ingleses, holandeses e franceses.

puerto plata arquitetura

Conheça, também, as fascinantes exibições do Museu do Âmbar, que incluem fósseis de animais que datam de 15 a 20 milhões de anos. Curiosamente, um desses fósseis em âmbar contendo um mosquito foi usado no filme Jurassic Park, de Steven Spielberg. O museu está instalado em uma mansão neoclássica.

puerto plata bahia de maimon

Como chegar:

O Aeroporto Internacional Gregorio Luperón (POP), também conhecido como Aeroporto Internacional de Puerto Plata, está localizado a apenas 20 minutos da cidade de Puerto Plata e de destinos turísticos vizinhos, como Cofresí, Playa Dorada, Sosúa e Cabarete.

Onde ficar:

Puerto Plata Village Hotel – puertoplatavillage.com

Grand Paradise Playa Dorada Hotel – grandparadiseplayadorada.com

Casa Colonial Beach & Spa – casacolonialhotel.com

Texto por: Andressa Volpini e Turismo de Puerto Plata

Fotos: Ministério do Turismo da República Dominicana

Comentários