logo

Telefone: (11) 3024-9500

Praias, igrejas centenárias, farol e o chocolate mais famoso do Brasil em Vila Velha (ES) | Qual Viagem Logo

Foto por: Márcio Auriema

Praias, igrejas centenárias, farol e o chocolate mais famoso do Brasil em Vila Velha (ES)

23 de novembro de 2020

Vila Velha é um dos municípios mais antigos do Brasil e fica 7,5 km de distância da capital do estado, Vitória. Ligada por três pontes, sendo a mais famosa delas a Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, uma das maiores do Brasil e cartão postal da região, Vila Velha garante um belo visual logo na chegada à cidade.

Foto por: Márcio Auriema

Foto por: Márcio Auriema

Vila Velha tem muitas atrações interessantes que vão desde construções históricas a belíssimas praias e, ainda, conta com um potencial incrível para o agroturismo, que pode ser explorado na região das montanhas que cercam a área urbana da cidade.

Praias para todos os gostos e bolsos

Foto por: Márcio Auriema

Foto por: Márcio Auriema

O litoral de Vila Velha possui 32 km de belíssimas praias, algumas delas consideradas as melhores e mais belas do Espirito Santo. Você pode começar o seu roteiro explorando a famosa Praia da Costa que está localizada bem no centro da cidade. Ela é uma das preferidas dos moradores e turistas de Vila Velha. Tem  areia grossa e dourada, com vários pontos de águas calmas ideais para banho. O calçadão possui uma ciclovia e boa infraestrutura é um local que reúne os praticantes de bicicross, os amantes das caminhadas e o que gostam de se exercitar antes daquele refrescante banho de mar, pois as águas da costa capixaba são bem geladinhas.

Hotéis, pousadas, bares e ótimos restaurantes para todos os gostos e bolsos é o que não faltam nessa praia.

Praia de Itapoã é point de gente sarada e bonita

Bastante popular entre os jovens e gente descolada e bonita da própria cidade, a Praia de Itapuã é muito frequentada não só por banhistas, mas também por praticantes de esportes, já que a sua larga e extensa faixa de areia comporta todos sem apertos. É também um dos principais pontos de pesca de arremesso, e existe por lá uma comunidade de pescadores que saem todas as tardes para a prática do arrastão de rede. Outra praia muito bacana é a de Itaparica. Sua ótima infraestrutura conta com quiosques e restaurantes servindo pratos típicos capixabas, e durante a noite, o pagode ao vivo atrai muitos jovens, transformando o local na faixa de areia mais animada da cidade. Se você procura por agitação, já sabe para onde ir!

Praia da Baleia ainda é um reduto ecológico em plena Vila Velha

Já, a praia da Praia da Baleia é uma das dez praias mais limpas do estado, porém suas ondas grandes e fortes fazem com que o mar não seja recomendado para banhistas, e sim para surfistas. Aproveite a calmaria do entorno para ter um dia relaxante, caminhando pela orla ou só contemplando a paisagem em uma espreguiçadeira.

A mais ou menos 10 quilômetros de distância do centro e mais afastada da agitação está a praia da Barra do Jucu. Cantada na musica de Martinho da Vila, é uma antiga e tradicional vila de pescadores e ainda possui suas características rudimentares preservadas: o lugar é semideserto. É uma praia de águas claras, mas que em alguns pontos podem ficar mais escuras por conta do encontro do mar com o rio Jucu. Um dos melhores locais da costa de Vila Velha para a prática de pesca e para os amantes do surfe.

Foto por: Márcio Auriema

Foto por: Márcio Auriema

Além das belas praias, Vila Velha oferece um turismo cultural riquíssimo com atrações cheias de história e paisagens deslumbrantes. Podemos iniciar o roteiro cultural conhecendo o maravilhoso convento Nossa Senhora da Penha que foi edificado num gigantesco penhasco de mais de 160 metros de altura, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade de Vila Velha e da capital Vitória. O início de sua construção data de 1558, ou seja, é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil. O local já passou por várias reformas e ampliações, e hoje o complexo abrange uma área de 632,226 m², onde alguns outros atrativos estão alocados, como a Gruta do Frei Pedro Palácios, um Museu e uma lojinha de alimentos e presentes.

Morro do Moreno para curtir a natureza

Para quem gosta de estar em contato com a natureza e praticar esportes ao ar livre, esse é o lugar ideal. A trilha para chegar até o local, que também pode ser feita de moto ou bicicleta, é um pouco cansativa, mas a vista lá do alto faz compensar todo o esforço. Se programe para ir bem cedo e assistir um lindo nascer do sol, ou se preferir vá no finalzinho da tarde para contemplar o majestoso por do sol, que diariamente oferece magníficos cenários aos olhos e as lentes dos visitantes.

Foto por: Márcio Auriema

Foto por: Márcio Auriema

Farol de Santa Luzia  surpresa e lindas paisagens

Construída com placas trazidas diretamente da Escócia, a torre metálica de 13 metros de altura foi inaugurada por D. Pedro II no ano de 1871. O terreno onde fica o Farol de Santa Luzia é de responsabilidade da Marinha do Brasil, e ficou fechado para visitação durante muitos anos, enquanto passava por algumas reformas. Hoje só é permitida a entrada de 30 pessoas por vez com permanência de no máximo 20 minutos, mas que vai valer a pena não só pela vista, mas também por render belas fotos. O local ganhou recentemente uma passarela que avança sobre o mar e de lá descortina-se uma bela imagem da capital Vitória e de parte de Vila Velha.

Foto por: Márcio Auriema

Foto por: Márcio Auriema

Praia com sabor de cacau e chocolate

Outro local que não sai da moda nos passeios e tours por Vila Velha, é a loja de Fábrica da Chocolates Garoto, ícone e símbolo de Vila Velha.

Foto por: Márcio Auriema

Foto por: Márcio Auriema

Os amantes de chocolate não podem deixar de fazer uma visita à fábrica a essa centenária fábrica, que está entre as dez maiores do gênero no mundo, sendo a maior da América Latina. Por lá, além de fazer um “choco tour”,  você visitará o museu que mostra um pouco da história da marca e dos seus produtos. Não deixe também de passar pela lojinha e garantir os seus chocolates. A única dica é que preste bastante atenção, pois mesmo sendo uma loja de fábrica os preços são mais caros que os praticados por grande redes de supermercados. A única vantagem é que na maioria das vezes, os chocolates ali comercializados, são fresquinhos, pois saem direto da produção para o consumidor final.

Foto por: Márcio Auriema

Foto por: Márcio Auriema

Situado na antiga estação ferroviária Pedro Nolasco, o Museu Vale possui um riquíssimo acervo permanente, que narra a história da construção da Estrada de Ferro que ligava Vitória a Minas, e recebe frequentemente mostras temporárias de artistas locais e internacionais sobre arte contemporânea, além de shows de música ao vivo. Aproveite para conferir a programação durante a sua passagem por Vila Velha, e curta o melhor deste passeio cultural. Fique ligado, pois em função da Pandemia, as programações estão sofrendo alterações quase que quinzenais. Ligue, antes de se programar.

Foto por: Márcio Auriema

Foto por: Márcio Auriema

A ultima atração que recomendamos é visitar uma das igrejas mais antigas do Brasil , que fica no bucólico bairro da Prainha. De frente a uma praça com frondosas árvores, vale visitar a Igreja Nossa Senhora do Rosário tem estilo romano é do século XVIII, fica no sitio histórico da prainha e tem estilo colonial com traços do Barroco. Ainda não se sabe a data exata de sua construção, mas segundo pesquisas, foi mandada construir por Vasco Fernandes Coutinho, por volta de 1535.

Foto por: Márcio Auriema

Foto por: Márcio Auriema

Outra versão é que a obra tenha sido construída a mando do dinâmico Padre Afonso Brás em 1551. Mesmo assim, pode-se afirmar que trata-se de uma das mais antigas construções católicas do Espirito Santo, e uma das mais velhas do Brasil. Ao redor da igreja existem alguns bares e uma loja de artesanato super transada, com produtos exclusivos e produzidos pelos artesãos capixabas. Vale uma visita a Guryá Aldeia Criativa. Roupas, semi joias, artesanatos, quadros e uma infinidade de objetos para um presentinho maneiro.

Se você nunca tinha pensado em incluir Vila Velha no seu roteiro de viagens, agora chegou a hora. Recomendamos ao menos duas noites na cidade para você sentir o verdadeiro encanto capixaba!

Texto por: Claudio Lacerda Oliva

Imagens por: Márcio Auriema e Carlos Younes

A Qual Viagem viajou ao Espirito Santo a convite da Secretaria de Turismo do Espírito Santo e do Sebrae/ ES.

Comentários