logo

Telefone: (11) 3024-9500

Praia Mole é o paraíso dos surfistas em Floripa Logo

Foto por Istock/ Szymon Kaczmarek

Praia Mole é o paraíso dos surfistas em Floripa

3 de agosto de 2016

Surf. Paquera. Agito. Esporte. Esse é o espírito que parece envolver a Praia Mole e os seus frequentadores. Lugar de badalação, corpos atléticos, geração saúde e galera jovem. Os praticantes de parapente aproveitam as encostas como rampa de decolagem. O lado esquerdo, em direção ao costão norte, é considerado o point da paquera GLBT. O carnaval também é famoso, com festa rolando sem parar.

Há bares por toda a orla; alguns têm música ao vivo. O surfe é perfeito o ano todo. Pelas suas características naturais, a Mole, assim como a Joaquina, é a sede de etapas de campeonato de surf e de outros esportes náuticos. As famílias que pretendem curtir a praia com crianças devem ter cuidado redobrado. Além das fortes ondas causadas pelo mar aberto, a Mole tem características de tombo, ou seja, a profundidade aumenta abruptamente após alguns passos em direção ao mar. Para chegar até a praia é necessário caminhar por uma pequena trilha.

Foto Santur SC

Foto Santur SC

Características Naturais da Praia Mole

A praia tem uma extensão de 960m, começando no costão ao Norte da Ponta do Gravatá e terminando na Ponta do Meio. A faixa de areia tem uma largura média de 10 a 75m. A areia é fofa e grossa. A água é cristalina, fria e límpida. Toda a praia é contornada por vegetação rasteira com pequenos arbustos. O mar é forte e bravo. Aberta para o Oceano Atlântico, a praia é de tombo.

História da Praia Mole

A antiga Praia do Retiro da Lagoa ou Praia Mole é hoje uma das praias mais preservadas da Costa Leste de Florianópolis Andando pelas suas areias não fica difícil imaginar a origem do nome. Ao pisar o pé afunda, ‘quase’ como uma areia movediça. Os pescadores chamam de “chão mole”. Daí o nome da praia.

Até os anos 80, a Praia Mole era deserta, frequentada apenas por alguns surfistas em busca de altas ondas. Um complexo hoteleiro instalado no local começou a movimentar turisticamente a praia. Tornando-a um point dos jovens em busca de festa e azaração.

Mais informações. www.guiafloripa.com.br

Por – Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por Istock/ Szymon Kaczmarek

Comentários