logo

Telefone: (11) 3024-9500

Portalegre: paraíso serrano no Rio Grande do Norte | Qual Viagem Logo

pa_1677

Portalegre: paraíso serrano no Rio Grande do Norte

2 de junho de 2016

A região serrana do Rio Grande do Norte prova que é possível viajar para o Nordeste e fugir dos roteiros clássicos de praia. Chamada de “Paraíso Serrano”, a cidade de Portalegre faz parte do Polo Serrano da Serra Potiguar, no Alto Oeste do estado, uma área que atrai visitantes interessados em ecoturismo e em aproveitar temperaturas mais amenas em pleno sertão nordestino.

IMG_2030e

Foto por Eliria Buso

No inverno, a temperatura pode até mesmo ficar abaixo dos 15°C. Em meio à serra, alguns pontos de Portalegre chegam a 800 metros de altitude. A cidade fica a 380 km de Natal e ao lado de Martins, a principal cidade da região serrana. Por ter sido a terceira vila a ser fundada no estado, Portalegre conserva algumas construções históricas, como a Casa de Câmara e Cadeia, que está atualmente em reforma para se tornar casa de cultura. Há também a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

DSC_0060

Foto por Patrícia Chemin

Mas os maiores atrativos de Portalegre estão na natureza. Comece o passeio na Cachoeira do Pinga, a única perene na região. Com uma queda d’água de 100 metros, a vazão da cachoeira muda ao longo do ano. Na beira da estrada que sobe a serra fica a entrada para a cachoeira. Então, siga por uma trilha ecológica em meio à vegetação local.

IMG_1990e

Foto por Eliria Buso

Depois, visite o Terminal turístico da Bica, construído para proteger a fonte da Bica. É uma área de conservação ambiental, com trechos de mata intocada, e possui seis nascentes de água mineral pura e cristalina. O local também é famoso por ter sido cenário de uma famosa lenda na cidade envolvendo duas índias que moravam por lá. O Terminal turístico recebe cerca de 900 pessoas todo o final de semana e possui um restaurante. Se estiver calor, tome um banho refrescante com a água da Bica.

pa_1675

Foto por Patrícia Chemin

Para quem curte trilhas, Portalegre oferece ótimos passeios que levam a dois lugares de grande importância arqueológica e geológica. Um deles é a Pedra do Letreiro, um sítio arqueológico com gravuras rupestres em baixo relevo, na beira de um precipício. Também acessível pelas trilhas, as Torres de Portalegre são formações rochosas que parecem torres de castelos. O lugar tem um visual impressionante, com uma vista panorâmica da região.

pa_1676

Foto por Patrícia Chemin

Se você quiser ter uma bela visão das cidades vizinhas e da serra, mas prefere não se aventurar pelas trilhas, vá ao Mirante da Boa Vista, próximo ao centro da cidade. Bem ao lado fica o Restaurante Recanto Alto da Serra, comandado por um chef que trabalhou anos em restaurantes de São Paulo e sua esposa. O estabelecimento serve pratos típicos potiguares e nordestinos, um melhor do que o outro, como carne de sol na moranga e arroz de leite da terra com queijo coalho, além de sucos de cajá e acerola. Tudo isso enquanto você aproveita a bela vista da serra. Para se hospedar em Portalegre, opte pelo Hotel Portal da Serra.

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do Governo do Estado, através da Setur e Emprotur com recursos do RN Sustentável.

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários