logo

Telefone: (11) 3024-9500

Pomerode esbanja charme com sua arquitetura enxaimel | Qual Viagem Logo

PomerodeSouthGate

Pomerode esbanja charme com sua arquitetura enxaimel

26 de fevereiro de 2016

A construção Enxaimel é uma das heranças coloniais de imigrantes alemães, e uma das mais perfeitas adaptações da arquitetura europeia no Brasil. Na cidade de Pomerode, em Santa Catarina, está o maior acervo de construção Enxaimel existente fora da Alemanha, com mais de 240 edificações em todo o município.

A maior concentração fica situada na localidade de “Testo Alto”, na chamada rota Enxaimel. Cerca de 50 construções genuínas ao longo de um roteiro de 16 km, com belas paisagens no trajeto rural, que fazem parte do conjunto de bens chancelados em nível federal pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico (Iphan).

Foto via Flickr Juliano Mendes

Foto via Flickr Juliano Mendes

O que mais chama a atenção é o ótimo estado de conservação das casas que foram construídas no período da imigração. O trajeto é praticamente todo por meio de estrada de chão e rodeado por pastos e arvores em um agradável visual campestre.

Alguns dos atrativos da Rota Enxaimel são o Pórtico do Imigrante “Wolfgang Weege”, que abriga a sede da Associação de Desenvolvimento Turístico da Rota do Enxaimel; e a Trilha da Natureza, que é uma trilha ecológica de dificuldade leve, que leva o visitante até uma bela cachoeira e proporciona ao turista um passeio recheado de histórias sobre o desbravamento da região  e informações sobre arvores, animais e plantas nativas, além de poder ser adquiridas peças artesanais feitas em madeira. O rota possui vários atrativos que compensa ser conhecido.

Texto por: Raphaela Cristina Alves

Foto destaque por JLes via Commons Wikimedia

Comentários