logo

Telefone: (11) 3024-9500

Polignano a Mare: uma joia no sul da Itália | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Freeartist

Polignano a Mare: uma joia no sul da Itália

6 de fevereiro de 2017

Bem no salto da bota italiana, uma cidadezinha pequena e charmosa chama atenção dos visitantes. Polignano a Mare, situada na região de Puglia, na costa do Adriático, alia características medievais e rica história com belas paisagens litorâneas.

Foto por Istock/ minoandriani

Foto por Istock/ minoandriani

O lugar é conhecido mundo afora por seu filho mais ilustre, Domenico Modugno. Para quem ainda não ligou o nome a pessoa, o Sr.Volare, como é chamado, é ninguém menos do que o autor do super sucesso Nel blu dipinto di blu e tem até estátua na cidade.Com certeza essa é uma bela trilha sonora para curtir caminhando por Polignano.

Com menos de 20 mil habitantes, a cidade já passou por domínio romano, bizantino e aragoneses desde o século 3.  Hoje, se destaca por uma arquitetura branca e ruas de traçado medieval, representando bem a miscigenação cultural que influenciou sua formação.

Foto por Istock/ Poike

Foto por Istock/ Poike

Uma volta pelo centro histórico da cidade rende belas vistas dos vários mirantes. Além disso, é lá que você conhecerá a Porta Vecchia, as lojas de artesanato, bares e boates, igrejas antigas e as pequenas casas claras e avarandadas que completam o cenário.

Saindo do centrinho de Polignano a Mare, não deixe de conhecer suas mais de 80 grutas naturais. A mais famosa delas é a Grotta Palazzese, que abriga um charmoso restaurante a 24 metros acima do nível do mar. Do penhasco debruçam-se  também 20 quartos com vista para o Mar Adriático.

O mar pode ser visto de vários pontos da cidade. E isso só atiça mais a vontade de conhecer suas praias.

Foto por Istock/ emicristea

Foto por Istock/ emicristea

A Cala Paura, por exemplo, tem águas cristalinas e falésias. Localizada a menos de 20 minutos do centro, é uma praia tranquila, porém, no alto verão, reúne muitos turistas que vão para saltar dos penhascos ou observar os corajosos que o fazem. É um espetáculo que já fez parte até de um campeonato da Redbull. As praias de Torre Incina, Monachile e Grottone também valem uma visita.

Outra dica para aproveitar as águas azuis do sul da Itália são os passeios de lancha.

O que comer

A gastronomia em Polignano a Mare é tipicamente baseada em peixes e frutos do mar. Além disso, um destaque imperdível no vilarejo são os sorvetes. Doces como o de figo la fiorona e o intorchiate, à base de amêndoas, também devem fazer parte de seu cardápio.

Como chegar

Polignano a Mare está a cerca de 50 quilômetros de Bari, a capital de Puglia e é lá que chegam os principais voos internacionais. Da capital, chega-se à cidade via transfer particular, trem ou de carro.

Onde ficar

San Tommaso

Pietrablu Resort & Spa CDSHotels

Hotel Covo dei Saraceni

Onde comer

Joya Canti di Stagione

MINT cucina fresca

Puro – ristorante giapponese

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ Freeartist

Comentários