logo

Telefone: (11) 3024-9500

Plante árvores enquanto pesquisa na Internet com Ecosia | Qual Viagem Logo

istock-1195666925

Plante árvores enquanto pesquisa na Internet com Ecosia

20 de janeiro de 2020

O desmatamento, os incêndios e a extinção da flora e fauna nativas do planeta virou uma realidade que parece indiferente. Mas quando a culpa não é de ninguém, a responsabilidade de todos. É claro que qualquer mudança que implica um giro de 360 graus na nossa cotidianidade tem que ir com (c)alma. Amanhã ainda compraremos arroz, feijão, açúcar, água e um largo et cetera em embalagens descartáveis que contaminarão os nossos oceanos. Também ficaremos horas parados no trânsito emitindo gases de efeito estufa e comeremos de preferência  alimentos produzidos a milhares de quilômetros frente aos locais e de temporada. Mas há uma ação que depende de um só “click” e seis letras: Ecosia.

O que é Ecosia e como funciona?

É um mecanismo de pesquisa alternativo ao gigante Google, mas com uma grande diferença, os benefícios que recebe são plantados em árvores.  Baseia-se no Bing, o mecanismo de pesquisa da Microsoft e apresenta bons resultados embora às vezes possamos notar pequenas diferenças (em esse caso, é só buscar por meio do Google). Aproximadamente um 80% do que se obtêm através das pesquisas que você faz no navegador, a empresa inverte na plantação de árvores nas regiões onde elas são mais necessárias. O dinheiro é doado para programas de plantio de árvores em vários países ao redor do mundo liderados por organizações locais em Brasil, Burkina Faso, Colômbia, Espanha, Etiópia, Gana, Haiti, Indonésia, Quênia, Madagascar, Marrocos, Nicarágua, Uganda , Peru, Senegal e Tanzânia. A empresa optou por se concentrar nas áreas mais críticas da biodiversidade, ajudando a equiparar a poluição ambiental e favorecendo às economias locais.

Asseguram não armazenar os seus dados de pesquisa permanentemente, todas as semanas os seus dados de todas as pesquisas que você fez são excluídos. Não vendem os seus dados para anunciantes, sua informação pessoal não é coletada nem vendida para agências de publicidade. Não são usados serviços de rastreamento externo com tal de impedir que outras pessoas acessem às suas pesquisas. Com tudo, se você deseja desativar o rastreamento, pode ativar a opção “sem rastreamento” nas configurações do seu navegador.

Carbono zero

Em 2018 a empresa começou a produzir a própria eletricidade solar, é assim como as pesquisas do servidor são alimentadas por energia renovável seguindo a política de energia verde. Assim, aceleram e lideram a transição energética nas empresas de Internet; do uso de combustíveis fósseis a adição de energia alternativas e renováveis.

 Nessa quinta-feira 23 de janeiro vai pela Australia!

O estado emergente dos incêndios florestais na Austrália fez com que Ecosia inicie o projeto de reflorestamento junto com a ONG local ReForest Now. Na quinta-feira 23 de janeiro, todas as pesquisas feitas com o servidor da Ecosia plantarão árvores na Austrália. O 100% dos lucros serão destinados para ajudar a regenerar o ecossistema do país, plantando árvores subtropicais nativas na área de Byron Bay. O projeto se inicia nessa semana, mas o trabalho é árduo e de longo prazo.

Faça de Ecosia o seu mecanismo de pesquisa padrão, não afeta na sua vida mas impacta no seu futuro.

Mais informações www.ecosia.org

 

Texto por Natalia Bastos, imagem destacada via Istock/Stuart_Shaw

Comentários