logo

Telefone: (11) 3024-9500

Piranguçu: cachoeiras, esportes de aventura e vinhos de qualidade na Serra da Mantiqueira | Qual Viagem Logo

Foto por Otrem Comunicação

Piranguçu: cachoeiras, esportes de aventura e vinhos de qualidade na Serra da Mantiqueira

22 de julho de 2020

Nesses tempos de pandemia, o conceito de turismo tem mudado a maneira dos turistas procurarem destinos de viagem. Nunca a natureza, os recursos naturais como matas abundantes, riachos, cachoeiras e montanhas foram tão procurados. Localidades que antes nem sequer despontavam como grandes turísticos estão ganhando estados de a “nova cereja do bolo”. Um desses locais é a pequena e ainda desconhecida Piranguçu, que fica no extremos sul do estado de Minas Gerais, e faz divisa com a importante, imponente e bem conhecida dos paulistanos Campos do Jordão.

Grande parte de seu território está localizado dentro da Área de Proteção Ambiental- APA da Mantiqueira. Devido ao seu relevo montanhoso, o município é conhecido carinhosamente como “O Paraíso das Trilhas”, sendo local ideal para prática de diversos esportes ao ar livre, como trekking, cavalgadas, corrida de montanha, trilhas off road, escalada, voo de paraglider, trilhas de moto, dentre outros.

Foto por Eder Ferreira

Foto por Eder Ferreira

Com uma fauna e flora diversa, a cidade possui vales com exuberante acervo de fauna, como: garças, pacas e capivaras e montanhas com diversos tipos de felinos, como jaguatirica e onças, e outros animais como micos e lobo-guará, além de centenas de pássaros e outros animais silvestres facilmente encontrados nas enormes florestas de araucárias.

Piranguçu oferece uma enormidade de atrativos turísticos naturais, entre eles a cachoeira São Bernardo, que fica no Bairro Vila
Maria, a barragem São Bernardo, a trilha do defunto, Serra da Boa Vista e a pista de voo livre, além de mirantes e estradas que levam o turista a deslumbrar verdadeiros paraísos de grande beleza natural. A cultura da pequenina cidade está evidente nas diversas capelas e igrejas localizadas em bairros rurais.

Piranguçu

Foto por Eder Ferreira

Há um grande calendário de festas e dezenas de encontros culturais, destacando-se a festa de São João onde são confeccionados doces caseiros e a festa de Nossa senhora Aparecida com sua famosa cabeça de leitoa recheada. Os cartuchos coloridos, as danças típicas e o fervor dos terços cantados aproximam os turistas de uma rica cultura desenvolvida sobre a fé e a devoção da comunidade local.

Foto por Eder Ferreira

Foto por Eder Ferreira

Outra atração nessa época é comer pinhão assado na chapa, saborear as deliciosas roscas doces e outras quitandas confeccionadas em fornalhas ou saborear uma autentica cachaça. Piranguçu tem muito a oferecer aos visitantes e turistas. A área urbana tem pouco menos de 3 mil habitantes, enquanto na área rural são cerca de 5.500 moradores que fazem do destino um santuário ecológico de pura preservação.

Vinhos de excelência nas exuberantes montanhas de Piranguçu

Ultimamente Piranguçu tem mostrado uma outra grande faceta. As uvas cultivadas na Vínicola Ferreira. Localizada ao lado da Represa São Bernardo, oferece parreirais imensos, com uvas selecionadas e trabalhadas em quase 1.800 metros de altitude e a menos de 30 quilômetros do centro de Campos do Jordão.

Foto por Vinícola Ferreira/ Divulgação

Foto por Vinícola Ferreira/ Divulgação

Com uma vista deslumbrante para a Serra da Mantiqueira, é um lugar especial para observar, contemplar e saborear um excelente vinho acompanhado de familiares e amigos.

 “La Lutte Raisonnée” é o método utilizado por lá

O vinho feito com um mínimo de intervenção “La Lutte Raisonnée” tem como principais características a cultura sustentável das vinhas, bem como a fermentação baseada no suco da uva, sem adição de produtos químicos, nesta etapa. Portanto, todos os vinhos seguem preceitos sustentáveis e minimizam a utilização de compostos químicos, seja na cultura das uvas ou no processo de vinificação.

A Vinicola Ferreira reúne charme, elegância e glamour construída de forma a lembrar regiões produtoras europeias.

Eventos Corporativos ao ar livre

Com uma experiência totalmente nova, os visitantes conferem paisagens exuberantes e tem a possibilidade de utilizar de um espaço totalmente harmonizado com a natureza.  Uma mesa de pedra com vista para a represa e dois espaços a céu aberto com 750 m² cada um.

Piranguçu

Foto por Vinicola Ferreira/ Divulgação

Vinhos de altitude com rótulos personalizados e uma verdadeira história de vida realizada pelo empresário Dormovil Ferreira, 80 anos,formado nos Estados Unidos e Diretor Proprietário de uma famosa empresa de computação, é  apaixonado por seus vinhedos e aposta na evolução de Piranguçu como destino turístico. Confira!

Mais informações: vinicolaferreira.com.br

Informações sobre Piranguçu: (35) 3643-1393 | [email protected]r

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por Otrem Comunicação

Comentários