logo

Telefone: (11) 3024-9500

Pilsen será a Capital Europeia da Cultura em 2015 | Qual Viagem Logo

PILSEN - REPUBLICA TCHECA

Pilsen será a Capital Europeia da Cultura em 2015

7 de julho de 2014

Famosa por sua cerveja, Pilsen, na República Tcheca, será a Capital Cultural da Europa em 2015 e já prepara sua programação de eventos. A cidade vai oferecer mais de 50 grandes eventos culturais em espaços públicos e mais de 600 outras atividades. A programação vai abranger uma variedade de gêneros – de teatro a música, exposições e instalações de arte a programas educacionais e para a comunidade.

Localizada na Boêmia ocidental, a cidade tcheca é bem conhecida em todo o mundo por sua produção de cerveja e espera tornar-se famosa também como ponto de encontro para as artes. Como Capital Europeia da Cultura terá, a cada mês, um grande evento e os temas serão ligados a personalidades e histórias relativas a Pilsen. Ao todo oito programas principais estão sendo preparados: a temporada do Le Cirque Nouveau; animação em espaços públicos, exposições de Jiří Trnka e Bohumír Lindauer; abertura de antigos galpões industriais para a arte; Barroco da Boêmia Ocidental ; Cidade Oculta; e festivais preparados em colaboração com outros parceiros – Smetana Days, Hidden City, Lively Street,Finale Festival – entre outros.

A transformação de Pilsen em metrópole cultural tcheca começará no outono deste ano quando Manège Carré Senart se instalar no centro da cidade: um picadeiro mágico do artista plástico Françoise Delarozière da companhia de teatro parisiense Royal de Luxe, para o qual ele criou uma série de bonecos gigantes que passeiam pelas ruas de cidades do mundo.

A cerimônia de abertura do projeto, em 17 de janeiro de 2015, será com o badalar dos quatro sinos que serão recolocados na Catedral de São Bartolomeu mais de 70 anos depois que ocupantes nazistas haverem confiscado e derretido os sinos originais.

Informações: www.plzen2015.eu

Roberto Maia

Comentários