logo

Telefone: (11) 3024-9500

Pilsen: a tradição da cerveja na República Tcheca | Qual Viagem Logo

unnamed

Pilsen: a tradição da cerveja na República Tcheca

2 de setembro de 2019

A chamada cerveja “pilsen” é uma bebida loira pálida com um aroma floral, baixo teor alcoólico e um forte sabor de malte. A cervejaria Pilsner Urquell, herdeira da receita original dos criadores deste estilo de cerveja, hoje produz milhões de litros que são exportados para todo o mundo e oferece um passeio de 100 minutos pela sua fábrica.

A cervejaria fica na cidade de Pilsen, na República Tcheca, berço desse tipo de cerveja que é o mais consumido do mundo. A história na fabricação de cerveja em Pilsen é longa. As primeiras tentativas foram feitas no final do século XIII e ainda há testemunhos da época nos porões que funcionam abaixo do Museu da Cerveja. Embora, ao que tudo indica, os resultados naquele momento não eram ótimos.

Algum tempo depois, por volta de 1839, os moradores de Pilsen obtiveram uma licença para fundar a cervejaria Burgess e construir a fábrica. Assim, em 1842, foi fabricada a primeira cerveja lager pale; em 1859 a marca Pilsner Bier foi registrada e em 1898 mudou seu nome para o que possui até hoje. Desde aquele começo até os dias atuais, seguiram-se as mudanças administrativas e os proprietários da empresa, que não parou de crescer, sempre produzindo sua bem-sucedida cerveja loira.

O passeio pela Pilsner Urquell

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Portanto, ao visitar a cidade de Pilsen, é essencial deixar algumas horas disponíveis para fazer o tour das instalações da Pilsner Urquell. O circuito completo dura 100 minutos e começa quando o grupo entra em um ônibus para percorrer alguns metros até a fábrica com capacidade para engarrafamento de 120 mil garrafas por hora.

Em seguida, visita à antiga e interessante sala de cozimento, com seus tanques de cobre, e à moderna, inaugurada em 2004. Também se passa por um pequeno museu onde são explicadas as características dos diferentes ingredientes que tornam a cerveja Pilsen tão especial. Então, você entra no maior elevador da República Tcheca, com capacidade para 72 pessoas ou cinco toneladas de peso, que leva o grupo a um cinema rotativo, para uma experiência única.

Para a última etapa da rota, você tem que se aquecer um pouco, já que a temperatura nos extensos túneis – que funcionavam como armazéns e geladeiras – cai consideravelmente. A cereja do bolo é quando você chega à sala de degustação, onde é hora de experimentar uma cerveja não filtrada ou pasteurizada de edição especial, exclusivamente para visitantes, tirada diretamente dos barris de carvalho. É uma cerveja difícil de se obter mesmo na República Tcheca, já que apenas cervejarias que estão em alta demanda podem oferecer cerveja não pasteurizada, porque seu tempo de expiração é muito menor.

No final do passeio, os visitantes podem comprar algumas lembranças para levar para casa, incluindo os icônicos jarros da marca. Também pode ser uma boa ideia fazer uma parada no restaurante Na Spilce, com capacidade para 550 pessoas (a maior cervejaria da Boêmia), onde a cerveja é acompanhada por pratos típicos tchecos.

Pilsner Fest em Pilsen

É a festa da cerveja Pilsen que nenhum amante dessa bebida dourada deve perder. A festa é realizada nas instalações da cervejaria Pilsen e comemora todos os anos em 04 de outubro um famoso aniversário: o dia em que a primeira cerveja Pilsner Urquell foi preparada. Comerciantes tradicionais da cervejaria se apresentarão a você vestidos com roupas de época. Você também pode desfrutar de um programa musical atraente e excursões na cervejaria Pilsen, no Museu da Cervejaria ou do subterrâneo histórico.

Mais informações em: czechtourism.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários