logo

Telefone: (11) 3024-9500

Península Valdés: baleias e pinguins na Patagônia argentina | Qual Viagem Logo

Patagonian Whale jumping high

Península Valdés: baleias e pinguins na Patagônia argentina

3 de novembro de 2016

A centenas de quilômetros ao sul de Buenos Aires, no norte da Patagônia argentina, a Península Valdés se abre para o Oceano Atlântico, formando dois golfos. Considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, esse território de quatro mil km² reúne uma incrível diversidade de fauna patagônica, não muito longe da cidade de Puerto Madryn.

Puerto Piramides, Chubut, Argentina - August 20, 2014: three persons  and a dog making an early morning stroll on the beach at low tide; the day promisses to become a bright sunny day in mid-winter. The rocky coastline of Peninsula Valdes is visible in the back.

Foto por iStock / Sloot

Mesmo sendo um destino litorâneo, a Península Valdés se caracteriza por planícies de estepe em um solo árido. A vegetação pode até não ser abundante, mas a fauna é de encher os olhos. A baleia-franca-austral aparece nas águas da península entre junho e outubro para se reproduzir e pode chegar a medir 15 metros de comprimento.

Elephant seal in the coast of Peninsula Valdes, Patagonia, Argentina.

Foto por iStock / Pablo Caridad

Entre os mamíferos, ainda surgem por ali orcas, golfinhos, guanacos, lobos-marinhos e os incríveis elefantes-marinhos. Há também inúmeras espécies de aves, como o pinguim-de-Magalhães, o cormorão (ou biguá), o flamingo austral e gaivotas. Um dos melhores lugares para avistá-los é a Ilha dos Pássaros, a poucos metros da costa.

Penguins in Peninsula Valdes, Argentina

Foto por iStock / lularound

Já os grandes mamíferos marinhos costumam formar colônias nas localidades de Punta Norte, Punta Cantor, Punta Delgada, entre outras. Para ver as majestosas baleias, há passeios de barco que saem de Puerto Pirámides, único povoado da Península Valdés. Quem quiser conhecer ainda mais esse singular território pode andar de caiaque, fazer trekking ou andar de mountain bike.

Mais informações em: argentina.travel/pt

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / &#169 cosmopol

Comentários