logo

Telefone: (11) 3024-9500

Passeio pela Foz do Rio São Francisco é atração entre Sergipe e Alagoas | Qual Viagem Logo

Foz_do_Rio_São_Francisco_9 Fabricio Ferreira Silva

Passeio pela Foz do Rio São Francisco é atração entre Sergipe e Alagoas

9 de janeiro de 2016

O maior rio legitimamente brasileiro e um dos mais importantes da América do Sul é o Rio São Francisco. Mais conhecido como “Velho Chico”, o rio tem nascente em Minas Gerais e transcorre pelos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Justamente entre esses dois Estados fica a foz do Rio São Francisco.

Pra quem estiver em Maceió, o caminho mais fácil é seguir até a cidade alagoana de Piaçabuçu, de onde partem os passeios de barco até o encontro com as águas. A paisagem no decorrer do rio é belíssima e proporciona um ótimo passeio ao ar livre. Ao longo do trajeto é possível observar os moradores da região que tiram seu sustento da pesca e a bela mata ciliar que rodeia o rio. Uma ótima dica é dar um mergulho no rio e fazer um passeio pelas Dunas de Piaçabuçu.

Foto via Flickr Glauco Umbelino

Foto via Flickr Glauco Umbelino

Já pra quem estiver em Sergipe, o passeio começa no município de Brejo Grande que fica a 130 km de Aracaju. É de lá que o “Velho Chico” deságua no mar depois de percorrer mais de 3.000 km da nascente da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Durante todo o ano o destino recebe muitos turistas, porém o verão é a melhor estação para apreciar as belezas do local. Assim como em Piaçabuçu, a peca é uma das principais atividades do município de Brejo Grande, sendo a principal fonte de renda e emprego.

As atrações ficam por conta do delicioso passeio de catamarã, onde é possível desvendar as belezas reservadas pela natureza e um passeios pelas dunas antes de chegar à parte onde o rio fica com águas salgadas – momento em que se aproxima da foz – e se chega ao estado do Alagoas, onde são vendidas deliciosas cocadas e artesanatos locais.

Texto por: Raphaela Cristina Alves

Foto destaque por Fabricio Ferreira Silva via Commons Wikimedia

Comentários