logo

Telefone: (11) 3024-9500

Passa Quatro: Conheça a cidade mineira das construções coloniais | Qual Viagem Logo

capturar

Passa Quatro: Conheça a cidade mineira das construções coloniais

2 de fevereiro de 2017

Localizada em Minas Gerias, Passa Quatro é uma pequena cidade que encanta os visitantes com suas construções coloniais do século 19 e natureza privilegiada com florestas, parques e cachoeiras.

Situada na Serra da Mantiqueira, a cidade mineira oferece passeios agradáveis para os visitantes que vão desde um tour de Maria Fumaça até se refrescar nas lindas cachoeiras. O município ainda possui 370 quilômetros de estradas rurais, ótimas para passeios em veículos 4×4, mountain bike, trekking ou cavalgadas em meio a mata nativa e casas de pau-a-pique que retratam a antiga arquitetura da Mantiqueira.

Passa Quatro é um dos destinos mais encantadores das Terras Altas da Mantiqueira. O frio do entardecer, a deliciosa culinária e os atrativos naturais ajudam a criar o clima perfeito da serra.

serra-fina

Serra Fina. Foto por Prefeitura de Passa Quatro / Adilson Morelez e Guto

O Trem da Serra da Mantiqueira é uma maria-fumaça de 1929 que recebe os visitantes para um tour de 2 horas com parada para compras na estação do Manacá, seguindo até a estação Coronel Fulgêncio. O cenário é deslumbrante, com vista para montanhas, vales, riachos e muito verde. Para deixar o passeio mais divertido, uma dupla de violeiros acompanha a viagem.

trem

Foto por Prefeitura de Passa Quatro / Adilson Morelez e Guto

Depois de um adorável tour de maria-fumaça, não deixe de conhecer a Cachoeira da Gomeira. Localizada em uma propriedade privada, o acesso é feito por uma trilha. A cachoeira é formada por várias quedas e a maior é de 40 metros, para quem pratica rapel, aproveite o momento!

A cachoeira não é a única opção de se refrescar nas águas geladas. O Paraíso e Andorinhão é um dos pontos mais procurado da região e o favorito dos moradores e turistas para banho. E para visitar o atrativo mais bonito da região, vá até o Rio Verde e se encante pelas águas cristalinas.

rio-verde

Rio Verde. Foto por Prefeitura de Passa Quatro / Adilson Morelez e Guto

Conheça também a Floresta Nacional de Passa Quatro, que além de oferecer 332 hectares de matas nativas e exóticas também abriga um museu, auditório e biblioteca especializada e ciências ambientais.

Além dessas atrações, não perca a oportunidade de visualizar a cidade colonial de outro ângulo e apreciar a bela vista que o Pico do Itaguaré oferece. O pico está situado entre os municípios de Passa Quatro e Cruzeiro e possui 2.308 metros uma vista incrível da cidade e também do Vale do Paraíba. Para chegar até o local, o visitante caminha por 4 horas até o topo da divisa do estado.

itaguare

Foto por Prefeitura de Passa Quatro / Adilson Morelez e Guto

Os turistas que querem conhecer tanta beleza e construções do século 19 devem se preparar para o clima seco da cidade e uma temperatura média anual de 22°C. A dica para quem deseja conhecer Passa Quatro no frio é ir bem agasalhado, o inverno costuma ser rigoroso marcando temperaturas negativas.

Como chegar

Carro: Através da Rodovia Ayrton Senna, siga pela BR-116 e pegue a SP-052 até Passa Quatro.

Ônibus: Cometa, saindo do Terminal Rodoviário Tietê.

Onde ficar

Pousada Maria Manhã

Hotel Recanto das Hortênsias

Mira Serra Parque Hotel

Onde comer

Bella Napoli

Restaurante a Estação

Cervejaria Napoleão

Texto por Caroline de Oliveira

Foto destaque por Prefeitura de Passa Quatro / Thiago Castello Branco

Comentários