logo

Telefone: (11) 3024-9500

12 Parques do Brasil com natureza impressionante | Qual Viagem Logo

chapada diamantina dest

12 Parques do Brasil com natureza impressionante

26 de janeiro de 2016

O Brasil possui 71 Parques Nacionais espalhados por todo o território. São áreas de preservação ambiental e ótimos destinos de turismo ecológico. Incluir algum desses parques no roteiro de viagem é ter a certeza de se deparar com belezas naturais de todos os tipos: do cerrado à Mata Atlântica, da caatinga aos manguezais. Confira aqui alguns desses destinos.

Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)

chapada diamantina

Foto por Danielle Pereira via Flickr

Entre áreas de caatinga, cerrado e Mata Atlântica, o Parque é repleto de grutas, cânions, rios, cachoeiras e chapadas. Alguns dos melhores pontos turísticos são o Morro do Pai Inácio, a Gruta Lapa Doce, a Cachoeira da Fumaça e o Poço Azul, onde é possível nadar em águas cristalinas em meio a paredões rochosos.

Parque Nacional da Serra da Canastra (MG)

serra da canastra

Foto por Glauco Umbelino via Flickr

O Parque preserva inúmeras espécies de fauna e flora típicas do cerrado, além da nascente do Rio São Francisco. É um dos mais importantes destinos de ecoturismo do estado e possui belas cachoeiras. A principal é a Casca d’Anta, na qual o São Francisco sofre uma queda de quase 200 metros.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)

lençóis maranhenses

Foto por Danielle Pereira via Flickr

O mar azul, as dunas que chegam a quase 40 metros de altura e as calmas lagoas de água doce formam um cenário paradisíaco que atrai turistas do mundo todo. O Parque protege áreas de restinga, mangue e dunas.

Parque Nacional Serra da Bocaina (RJ e SP)

serra da bocaina

Foto por Glauco Umbelino via Flickr

Fica em um trecho da Serra do Mar e preserva áreas remanescentes da Mata Atlântica. Além disso, abriga centenas de espécies vegetais e animais, sendo mais de 300 só de aves. Entre os pontos mais famosos estão a Pedra do Frade, a Praia do Caxadaço e as cachoeiras de Santo Isidro e das Posses.

Parque Nacional do Iguaçu (PR)

iguaçu

Foto por Nico Kaiser via Flickr

É o lar das famosas Cataratas do Iguaçu, que chegam a ser compostas por até 270 quedas. O parque também conserva um grande pedaço da Mata Atlântica. Com uma beleza de tirar o fôlego, não é à toa que é um dos locais mais visitados do Brasil. Os turistas tem várias opções de atividades, como Rafting, rapel e passeio de barco.

Parque Nacional da Tijuca (RJ)

parque da tijuca

Foto por Santaum via Flickr

No meio da cidade do Rio de Janeiro está a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem. É o parque mais visitado do Brasil e seus atrativos são muitos: trilhas, escaladas, cachoeiras, além do Corcovado e da Pedra da Gávea.

Parque Nacional de Itatiaia (MG e RJ)

itatiaia

Foto por Glauco Umbelino via Flickr

Criado em 1937, é o primeiro parque nacional do Brasil. Fica na Serra da Mantiqueira e preserva nascentes de diversos rios que formam importantes bacias hidrográficas, como a do Rio Paraíba do Sul. Suas montanhas chegam a quase 2800 metros de altitude, sendo a mais alta o Pico das Agulhas Negras.

Parque Nacional das Emas (GO)

parque das emas

Foto por Luciano Thomazelli via Wikimedia Commons

Preserva diversos tipos de vegetação do cerrado, além de animais típicos da região, como antas, tamanduás e emas – daí o nome do parque. Os chapadões, que chegam a 800 metros de altitude, dominam a paisagem.

Parque Nacional de Jericoacoara (CE)

jericoacoara

Foto por Rosanetur via Flickr

Situado no litoral oeste do estado, foi criado para proteger as belezas naturais e a biodiversidade dessa região costeira. Além de possuir belas praias, o parque também se destaca por suas formações rochosas, como a Pedra Furada, símbolo de Jericoacoara.

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT)

chapada dos guimarães

Foto por Jeff Belmonte via Flickr

Localizado na bacia do Rio Paraguai, o parque protege áreas de cerrado e centenas de espécies de animais, como a onça pintada, o tamanduá-bandeira e o lobo-guará. A paisagem de chapadas também possui diversas grutas e cachoeiras.

Parque Nacional Marinho de Abrolhos (BA)

abrolhos

Foto por Eduardo Ramos via Wikimedia Commons

Composto por ilhas no litoral sul da Bahia, o parque é local de reprodução das baleias-jubarte e das tartarugas-marinhas. Os visitantes podem percorrer trilhas, aproveitar as piscinas naturais repletas de peixes coloridos e observar os recifes de corais.

Parque Nacional de Anavilhanas (AM)

anavilhanas

Foto por Lincoln Barbosa via Wikimedia Commons

O parque preserva o arquipélago fluvial de Anavilhanas, formado por mais de 400 ilhas e um dos maiores do mundo. No período da seca, aparecem diversas praias de areia branca. Já durante a época das chuvas, é possível passear de barco pelas áreas alagadas da mata de igapó.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Danielle Pereira via Flickr

Comentários