logo

Telefone: (11) 3024-9500

Parque Peneda-Gerês: conheça o único parque nacional de Portugal | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Sergey_Peterman

Parque Peneda-Gerês: conheça o único parque nacional de Portugal

4 de maio de 2018

Situado ao norte de Portugal, o Parque Nacional Peneda-Gerês é um verdadeiro santuário natural. A menos de 50 quilômetros de Braga e 100 quilômetros de Porto, o lugar abriga quatro diferentes serras – Gerês, Penenda, Soajo e Amarela – e é considerado o único parque nacional do país.

Foto por IStock/ Sergey_Peterman

Foto por IStock/ Sergey_Peterman

Sua área, de cerca de 70 mil hectares, tem predominância de montanhas, além de cascatas, rios cristalinos e diversos outros atrativos naturais. Entre as mais de cem aldeias de granito do lugar, alguns dos principais atrativos são: o Santuário Nossa Senhora da Peneda, construído no século 18; a Ponte Misarela, erguida na Idade Média e que liga Ruivães a Ferral; Castro Laboreiro, com um dos maiores patrimônios pré-históricos do país; e a Cascata do Arado, com 750 metros de altura, que fica perto da aldeia da Ermida.

Foto por Istock/ Mariajoao

Foto por Istock/ Mariajoao

Outro destaque fica por conta dos mirantes, que proporcionam uma bela vista de toda a região. Destaque para o da Pedra Bela, com 830 metros de altura.

No parque, além de observar toda a beleza natural que o cerca, é possível praticar canoagem, trekking, mergulho nas cachoeiras e outras atividades de ecoturismo.

Foto por Istock/ Sergey_Peterman

Foto por Istock/ Sergey_Peterman

Em uma caminhada pelas trilhas do Peneda-Gerês, é possível ainda observar a vida animal da região, com espécies como lobos, raposas, javalis e o corço – símbolo do parque.

Para saber mais, acesse: natural.pt

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ Sergey_Peterman

Comentários