logo

Telefone: (11) 3024-9500

Paraíba, onde o sol nasce primeiro Logo

pordosol_wevertonsena_paraiba

Paraíba, onde o sol nasce primeiro

16 de junho de 2015

A Paraíba não figura entre os destinos mais badalados do Nordeste. Uma pena! Quem ainda não conhece os destinos turísticos do Estado e suas belezas naturais não sabe o que está perdendo. Para quem procura sol e mar, saiba que o litoral paraibano tem 130 km de extensão e muitas praias quase desertas com águas azuladas e esverdeadas e ornadas por imensos coqueirais.

O ponto de chegada e partida para tantos lugares bonitos é a capital João Pessoa. E o primeiro atrativo está por todas as partes da cidade. Ela é a mais arborizada do Brasil e reconhecida pela ONU como uma das mais verdes do mundo. Terceira mais antiga do País, possui inestimável patrimônio histórico, artístico e cultural. Reserve um dia, no início ou no fim da viagem, para conhecer o centro histórico de João Pessoa, que preserva um belo conjunto arquitetônico.

Centro histórico de João Pessoa  Foto Cacio Murilo

Centro histórico de João Pessoa
Foto Cacio Murilo

Entre os destaques estão o prédio do antigo Hotel Globo, famoso nos seus tempos áureos quando era muito concorrido na hora do chá da tarde, momento em que a elite local se reunia para apreciar o pôr do sol no Rio Sanhauá. Há, também, a Igreja Nossa Senhora do Carmo (século 18), o casario da Praça Antenor Navarro e o belo Casarão de Azulejos, que tem sua fachada revestida de cerâmica portuguesa. Já o Centro Cultural São Francisco merece uma visita mais demorada. Trata-se de um complexo histórico com igreja e capela em estilo barroco, dois museus, uma fonte e relógio de sol. O conjunto reúne o Convento de Santo Antônio e a Igreja de São Francisco, construída em 1770, que tem um belíssimo acabamento.

Durante o período em que estiver viajando pela Paraíba prepare-se para acordar cedo e aproveitar bem o dia. João Pessoa está localizada no ponto mais estremo ao leste do Brasil, onde o sol nasce primeiro nas Américas – antes das 5h. E o marco principal é Praia da Ponta do Seixas. Comece o dia com uma caminhada ou corrida pela orla da Praia de Cabo Branco, que fica fechada aos veículos, diariamente pela manhã, e exclusiva à prática de atividades físicas. É lá que está o Farol do Cabo Branco, construído em cima de uma falésia, local de onde se tem uma bela vista panorâmica. Próximo também está a Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes. Projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 2008, o complexo com mais de 8,5 mil m² foi criado com o objetivo de levar, gratuitamente, cultura, arte, ciência e tecnologia à população.

João Pessoa PB  Foto por Cacio Murilo

João Pessoa PB
Foto por Cacio Murilo

João Pessoa tem outras sete praias urbanas, sendo as mais frequentadas as de Tambaú e Manaíra. Não deixe de reservar um dia para conhecer, curtir e mergulhar no conjunto de corais de Picãozinho, distante apenas 700 metros da costa. Diariamente, catamarãs partem da Praia de Tambaú com destino ao local que, durante a maré baixa, se transforma em uma imensa piscina natural em mar aberto. Imperdível! Mesmo quem nunca foi à Paraíba sabe que é lá que está a Praia de Tambaba, que ganhou fama por ter sido a primeira praia de nudismo do Nordeste brasileiro. Ela fica ao sul de João Pessoa – distante cerca de 20 km -, no município de Conde. Se tiver coragem de ir à praia do jeito que veio ao mundo e somente com protetor solar sobre o corpo, certamente irá se encantar com um paraíso natural inigualável, em que se destacam belas falésias, restinga e coqueiral. Mas se não estiver disposto a tirar toda a roupa, aproveite para curtir as não menos bonitas praias de Coqueirinho e Bela.

Praia de Tambaba  Foto por  Cacio Murilo

Praia de Tambaba
Foto por Cacio Murilo

Onde ficar:

João Pessoa – Tropical Tambaú tropicaltambau.com.br

Conde – Mussulo Resort mussulobymantra.com.br

Lucena – Costa Brava Praia Resort costabravapraiaresort.com.br

Pousada Barcaça barcacaecopousada.com.br

Barra de Camaratuba – Pousada Porto das Ondas – tel. (83) 3297-7029

Texto por: Roberto Maia

Foto destacada: Pôr do sol na Paraíba por wevertonsena

Comentários