logo

Telefone: (11) 3024-9500

Paraíba encanta com seus 138 quilômetros de litoral | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ ClilsonJr

Paraíba encanta com seus 138 quilômetros de litoral

21 de dezembro de 2016

Com 138 quilômetros de litoral, a Paraíba conta com grande diversidade de praias, sendo elas urbanizadas e naturais. As belezas naturais do estado, como o mar verde-azulado e as areias fofas e claras, aliados às enseadas, tabuleiros, falésias, coqueiros, cajueiros encantam os turistas que vão em busca do sol do verão.

Foto: Cacio Murilo Setur Paraíba

Foto: Cacio Murilo Setur Paraíba

Tambaba – Jacumã

Jacumã, na Paraíba, é uma dos destinos que concentram as mais belas praias do estado. Tambaba é pioneira – tornou-se a primeira praia oficial de naturismo (nudismo) no Nordeste. Grandes cavernas, coqueiros, falésias, mar calmo e limpo formam o cenário do lugar.

São apenas 250 metros reservados para quem prefere utilizar trajes de banhos. A partir daí – subindo uma escadinha aberta no meio da mata e descendo uma pequena ladeira – chega-se á área onde a utilização de roupa é totalmente proibida.

Distante cerca de 40 km do centro turístico de João Pessoa, a praia de Tambaba é a sétima praia da Costa do Conde. Uma placa de condutas na área de nudismo alerta que as regras para a permanência no local são rigorosas. É proibido, por exemplo, entrada de homens desacompanhados, fotografar e filmar sem autorização dos naturistas, praticar atos obscenos, entre outras coisas.

Praia do Jacaré – Cabedelo

Quando se fala em praia na Paraíba, não se pode deixar de mencionar o pôr-do-sol mais famoso da região. A Praia do Jacaré, na cidade de Cabedelo, é o palco deste espetáculo – da natureza e do homem – que coroa o fim de tarde ao som do bolero de Ravel tocado pelo tradicional saxofonista Jurandy do Sax.

Ao chegar ao local o turista se depara com uma paisagem repleta de belezas naturais: o rio Paraíba, o mangue e um artesanato diversificado e variado, além de uma gastronomia regional de dar água na boca.

Foto por Cacio Murilo

Foto por Cacio Murilo

A orla onde ocorre o principal atrativo da praia passa por reforma e, por isso, há duas maneiras de apreciar o show: dá para acompanhar da mureta às margens do rio ou em um dos diversos passeios de catamarã oferecidos por lá.

Barra de Camaratuba – Mataraca

Uma verdadeira surpresa para quem viaja pelo litoral nordestino é a Barra de Camaratuba. Exatamente no meio do percurso entre João Pessoa, na Paraíba, e Natal, no Rio Grande do Norte, o lugar é quase selvagem, cercado de natureza exuberante com vasta área de Mata Atlântica, com praias desertas, lagoas e áreas de proteção ecológica, além de fauna e flora riquíssimas.

A vila está localizada entre duas grandes reservas ecológicas, no caminho o turista passa por uma enorme área de dunas e um grande conjunto de usinas eólicas que aproveitam os constantes ventos alíseos que sopram o ano inteiro na região.

Em função da abundância dos ventos, praticantes de kitesurfe têm descoberto nas praias de Barra de Camaratuba um local propício para a prática desse esporte. Dunas, praias de águas quentinhas e limpas, rios, enorme estuário onde os visitantes podem conferir abundante fauna, com centenas de aves, centenas de jacarés do papo amarelo, ariranhas, peixe boi e tartarugas marinhas.

Foto por Felipe Lima

Foto por Felipe Lima

A região oferece também uma enorme área de mangue onde é possível realizar passeios ecológicos.

COMO CHEGAR 

Assim como os outros estados do Nordeste, a Paraíba concentra seu receptivo no aeroporto de João Pessoa, que recebe voos das cias Avianca, LATAM, Gol e Azul. Partindo de lá, Tambaba está localizada a 25 quilômetros ao sul da capital paraibana. Já as praias do Jacaré e Barra de Camaratuba ficam ao norte, a 18 e 110 quilômetros respectivamente.

ONDE FICAR

Tambaba 

Mussulo Resort by Mantra

Hotel Pousada Corais de Carapibus

Praia do Jacaré 

Verdegreen Hotel

Laguna Praia Hotel

Barra de Camaratuba

 Pousada Aldeia de Camaratuba

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS 

destinoparaiba.pb.gov.br 

Texto por: Eliria Buso

Confira a matéria completa sobre as “Praias inesquecíveis do Nordeste” na edição de dezembro/16 da Qual Viagem. Acesse aqui a edição digital.

Foto destaque por Istock/ ClilsonJr

Comentários