logo

Telefone: (11) 3024-9500

Pacote com navegação pelos rios da Amazônia | Qual Viagem Logo

Pacote com navegação pelos rios da Amazônia

11 de agosto de 2016

Há várias possibilidades de conhecer a Amazônia. Pensando em atender a demanda de clientes interessados em roteiros mais completos e até mesmo selvagens, a Operadora Turismo Consciente lança pacote de 10 dias a bordo de barcos exclusivos, saindo de Manaus e navegando pelas águas do Rio Negro até o Rio Jauaperi.

Navegar na Amazônia_2_Thais Antunes

Foto por Thais Antunes

Marcada para o período de 7 a 16 de outubro, a viagem “Navegação Jauaperi-Xixuaú” começa em território manauara e dali parte para o município de Novo Airão, considerado o portal do icônico Arquipélago de Anavilhanas. Ali começa uma grande navegação a bordo do Barco Jacaré-Açu (confortável embarcação regional equipada com cabines privativas com ar-condicionado, camas e banheiro, além de restaurante e terraço). O início do roteiro contempla passeios por algumas das 400 ilhas e alguns lagos da região de Anavilhanas, onde será possível já visualizar espécies como os botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, e aves de época.

Amazônia_2_Thais Antunes

Foto por Thais Antunes

E os atrativos continuam: apreciar as paisagens do Rio Negro com nascer do Sol em meio à natureza, fazer uma trilha de três horas em floresta primária até as Grutas do Madadá, passear por um autêntico sítio caboclo e tomar banho na Praia do Sono, antes de navegar mais até chegar às margens do Parque Nacional do Jaú. Base do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), o local oferece caminhada para observação de Sumaúma (a maior árvore da Amazônia), além de navegação pelas águas espelhadas do Rio Jaú, em meio à natureza quase intocada, para observação de fauna e flora e trajeto por um dos seus afluentes, o Rio Pauini, repleto de belas cachoeiras.

Navegar na Amazônia_4_Thais Antunes_Anavilhanas

Foto por Thais Antunes

E a aventura segue ficando mais interessante, à medida que a navegação continua pelo Rio Jauaperi, com parada para visita à Vila de Moura, a maior comunidade ribeirinha do Rio Negro, com cerca de 500 habitantes, e à Escola Santa Rita, que desenvolve projeto de ensino à distância. Após uma passagem pelo Igarapé do Gaspar, a viagem segue rumo à Comunidade de Itaquera (onde vivem os alunos da Escola Vivamazônia) e à esplendorosa Reserva Xixuaú.

Navegar na Amazônia_1_Thais Antunes

Foto por Thais Antunes

A Reserva do Xixuaú é considerada um grande lar intocado de algumas das mais deslumbrantes espécies da fauna amazônica, repleta de ariranhas, peixes-boi, jaburus, quatipurus, macacos arborícolas, imensos jacarés pretos, bandos de tucanos vermelhos, solitários gaviões malhados e escandalosas araras multicoloridas. A imersão aquática no Xixuaú, ao lado do território indígena Waimiri-Atroari, quase na fronteira com o estado de Roraima, surpreende com as corriqueiras aparições de macacos-aranha (o maior macaco brasileiro) e ariranhas.

Chegada a hora de fazer o caminho de volta, a navegação segue para a região de Novo Airão, para um city tour pela cidade, visitando oficinas de artesãos locais e outras atrações, e uma experiência no lodge Mirante do Gavião, construído de forma integrada à natureza, nas margens do Rio Negro. Essa expedição completa na Amazônia, oferecida pela Operadora Turismo Consciente, é finalizada com um dia dedicado a usufruir das instalações do local antes de partir para Manaus.

Navegação Jauaperi-Xixuaú

07 a 16 de outubro de 2016 (10 dias)

Pacote terrestre e fluvial, com alimentação a bordo, sem aéreo: R$ 8.480,00 (por pessoa)

Mais informações em: turismoconsciente.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Thais Antunes

Comentários