logo

Telefone: (11) 3024-9500

Os templos esculpidos em rochas das Grutas de Ellora, na Índia | Qual Viagem Logo

Kailas temple in Ellora caves complex, Maharashtra state in India

Os templos esculpidos em rochas das Grutas de Ellora, na Índia

20 de setembro de 2016

Pense em um conjunto enorme de grandes templos que se estendem por quilômetros, todos escavados em rochas. Esse lugar existe e fica na Índia, no estado de Maharashtra, perto de Aurangabad. São as Grutas de Ellora, um complexo de 34 templos, santuários e monastérios de três religiões diferentes: budismo, hinduísmo e jainismo.

Ellora caves Maharashtra, India

Foto por iStock / Rattham

As construções ocupam uma extensão de mais de dois quilômetros e foram feitas lado a lado em escavações realizadas nas encostas de um penhasco basáltico. Os templos datam do século V ao X e representam a tolerância religiosa que existia na época da Índia antiga. Todo o conjunto foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1983.

Ellora caves near Aurangabad, Maharashtra state in India

Foto por iStock / saiko3p

Esse sítio arqueológico compreende, na ordem do sul para o norte, 12 grutas budistas, as mais antigas do grupo, 17 hinduístas e cinco jainistas. Elas são identificadas por números e algumas possuem nomes específicos. A riqueza de detalhes presente em cada um dos templos é impressionante, com inúmeros pátios, galerias, fachadas ornamentadas e conjuntos de estátuas de divindades. Tudo isso esculpido em pedra.

Kailas Temple in Ellora, Maharashtra state in India

Foto por iStock / saiko3p

Entre os monumentos do complexo hindu está o Templo Kailasa, que talvez seja o mais famoso deles. Com grandes proporções, possui diversos andares, torres, pórticos, colunas e detalhes feitos meticulosamente em alto relevo. Demorou cerca de um século para ficar pronto. Alguns templos, como os jainistas, possuem lindos painéis e tetos pintados. As Grutas de Ellora ficam a 300 km de Mumbai e a duas horas de voo de Nova Délhi.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / mazzzur

Comentários