logo

Telefone: (11) 3024-9500

Os novos sabores e aromas do Uruguai | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ vale_t

Os novos sabores e aromas do Uruguai

30 de novembro de 2018

O Uruguai é considerado um dos países mais im­portantes na produção de uva e vinho latino­-americano. Hoje, o país é destino não só para quem quer apreciar o aroma de seus vinhos, mas também saborear uma gastronomia diferenciada.

Conhecido no mundo pelo Tannat, uma uva com grande quantidade de taninos, esse vinho tem um sabor único e aveludado. Originária do sudoeste da França, se adaptou de forma extraordinária no Uru­guai, graças ao solo e clima da região. Com isso, fez ser a principal uva do país e hoje ocupa grande parte do vinhedo da vinícola Bodega Garzón.

FOTO: DIVULGAÇÃO / ADEGA GÁRZON

FOTO: DIVULGAÇÃO / ADEGA GÁRZON

Com uma arquitetura ultramoderna e sustentá­vel, o lugar está a cerca de 80 km de Punta del Este. O passeio já começa antes mesmo de chegar até lá, pois o caminho é cheio de lindas paisagens de seus campos.

Vinícola exuberante, conhecer Bodega Garzón é deslumbrar-se com um projeto ousado sobre as co­linas da região da província de Maldonado. O vinhe­do foi plantado em uma terra privilegiada, a cerca de 18 km de distância do Oceano Atlântico, 160 metros de altura sobre o nível do mar, trazendo agradável brisa marinha que reflete diretamente no sabor da bebida, aliando elegância, aroma e minerabilidade.

Quando seu então fundador, o famoso vinicultor Alejandro Bulgheroni e sua esposa Bettina desco­briram Garzón em 1999, viram nele sua pequena “Toscana no Uruguai”, e concretizaram seu sonho. A bodega é a nível mundial uma das mais sustentáveis, isso porque como parte do projeto ecológico o lugar realiza a otimização de energia até a redução de água, no qual há captação natural da chuva. São mais de mil terrenos repartidos em 220 hectares, cada um com seu próprio microclima, técnicas dife­rentes, além de características particulares do solo.

A produção é feita com níveis altos de qualidade, passando pelos laboratórios instalados dentro do complexo, com avanços técnicos e ecológicos que permite a seleção perfeita das uvas com qualidade.

O lugar ainda oferece experiências únicas como fa­zer um tour pelos secretos e subterrâneos caminhos da bodega, enquanto você saboreia seus variados vinhos. Durante a visita, você é guiado por um dos sommeliers, e ao final você pode desfrutar de um lindo passeio entre os vinhedos, terminando com uma vista privilegiada dentro do seu restaurante, comandado por Francis Mallmann, famoso chef ar­gentino considerado um dos melhores do mundo.

Além disso, o local conta ainda com as Colinas de Garzón, a principal produtora de azeite do Uru­guai, com duas variedades. A plantação oferece um cenário riquíssimo, elaborando um produto sabo­roso e feito com equipamentos de última geração. A capacidade é de acima das 130 toneladas de azeitonas por dia, resultando em azeites de oliva extra virgem de qualidade. Os jardins de olivas me­recem um passeio a parte, são mais de uma dúzia de variedades de cultura provenientes da Espanha, Itália, Argentina, entre outras.

O que comer em Punta

Na volta do passeio, a dica é se hospedar em Punta del Este, e aproveitar o maravilhoso pôr-do-sol, e a deliciosa noite com a gastronomia dos conceituados restaurantes da cidade. Com muitas opções, a recomendação fica por con­ta do elegante St. Tropez, restaurante gourmet do sofisticado Hotel e Cassino Enjoy Conrad. Especialista na cozinha moderna mediterrânea, onde os sabores se misturam com os diferentes pratos da comida italiana.

Foto por Gisele Rodrigues

Foto por Gisele Rodrigues

O ambiente é aconchegante, e a dica é pedir um dos seus pratos carro chefe da casa, o tartar de atum vermelho com mousse de abacate e gengibre, produzido pela chef executiva do re­sort, Magali O´Neill. E para acompanhar, peça a carta de vinhos que impressiona pelos seus vários rótulos nacionais. Para terminar a noite, aproveite para se deliciar com um dos drinks servidos no Blend Bar, localizado dentro do cas­sino, ao som de Djs e shows ao vivo ou se você prefere algo animado, está por conta do OVO Nightclub, com atrações semanais e renoma­dos Djs para animar a pista de dança.

Sabores exóticos

O Uruguai é um dos maiores exportadores de carne vermelha do mundo. Com isso, não temos dúvidas que quando se chega ao país, você é seduzido pela sua gastronomia local, principal­mente pelas suas típicas parrillas. Parte da cultu­ra do país, a maioria delas tem um sabor único, cozinhado com brasas produzem um autêntico sabor. E para comer uma verdadeira parrilla, o restaurante Cabaña Veronica, no tradicional Mercado del Puerto é um dos melhores lugares. Na movimentação do lugar, Veronica Gonzalez, proprietária do local, chama atenção pela sua simpatia e com sua agradável hospitalidade.

Foto por Gisele Rodrigues

Foto por Gisele Rodrigues

Porém, você deve provar além do seu tradicio­nal assado de tira ou baby beef, mas também algumas iguarias exóticas, como Molejas (glândula do boi) e Morcillas (linguiça com o sangue do porco), carnes com sabores extremamente diferentes. Acompanhando, peça um Medio y Medio, uma bebida que mistura vinho e espu­mante, enquanto você observa as carnes sendo feitas na parrilla.

Novos sabores

Uma outra faceta da cozinha quem vem cha­mando a atenção, vai além da proposta tradi­cional. Nos últimos anos, vem crescendo o nú­mero de restaurantes com uma nova roupagem e sabores no Uruguai, para agradar não só seu país, mas também os turistas que querem viver uma experiência diferente. Essa é a proposta do inovador restaurante Jacinto, localizado em uma das ruelas da Cidade Velha. Comandado pela jovem chef, a argentina Lucia Soria, 36, o restaurante abriu suas portas em 2012, no co­ração de Montevideo.

O restaurante vem ganhando notoriedade de­vido ao trabalho impecável de sua chef que traz em seu menu uma combinação de ingredientes, sabores, texturas, com pitadas de influências gas­tronômicas de outros locais. Sabores esses que jamais podíamos imaginar serem tão prazerosos. Além disso, a cozinheira hoje compõe a equipe de jurados do programa Master Chef Uruguay, famoso programa culinário em vários países.

Foto por Gisele Rodrigues

Foto por Gisele Rodrigues

O lugar é um charme, ao entrar você se depa­ra com dois salões bem amplos com decorações diferentes e bem harmoniosos. A chef pensou em cada detalhe de seu empreendimento, des­de a mistura dos sabores, com influências das cozinhas espanholas e italianas, com a qualida­de de ingredientes locais bem selecionados, que faz hoje o Jacinto ser referência na gastronomia uruguaia. Seu menu é renovado pelo menos três vezes ao ano. E para acompanhar seus pratos, o local oferece uma carta de vinhos, especial­mente selecionados e nacionais que combinam perfeitamente com cada sabor. Apreciadora dos vegetais, o cardápio oferece desde saladas, massas, cozidos, carne, peixes grelhados, e suas deliciosas sobremesas. Um dos pratos mais re­comendados é o couve – flor assado com jamón e rúcula, e a saborosa lasanha com cogumelos, queijo de cabra e molho de tomate queimado.

Onde comer

Jacinto
Cabaña Veronica
St Tropez
Garzón

Texto por: Gisele Rodrigues

Foto destaque por Istock/ vale_t

Comentários