logo

Telefone: (11) 3024-9500

Onde comer e comprar em Mariana (MG) | Qual Viagem Logo

DSC_0331

Onde comer e comprar em Mariana (MG)

31 de março de 2016

Mariana, cidade do Circuito do Ouro, em Minas Gerais e a poucos minutos de Ouro Preto, está repleta de história em cada canto. São diversas igrejas do período barroco, construções de arquitetura colonial e muito mais. Passear pelas ruas de pedra do centro de Mariana é uma ótima opção para um final de semana, por exemplo.

DSC_0335

Foto por Patrícia Chemin

Além de toda essa parte histórica, os muitos restaurantes, lojas e ateliês de Mariana refletem bem a cultura da região. Quem deseja provar uma boa comida mineira deve ir ao Lua Cheia. Nesse restaurante por quilo, a oferta de pratos é farta e muitos são servidos em panelas de pedra, típicas da região. Depois de saborear delícias como o feijão tropeiro, há doces mineiros de sobremesa, como doce de leite com queijo. Peça também o sorvete de queijo com cobertura de goiabada. Os funcionários do Lua Cheia são muito atenciosos.

IMG_1340

Foto por Patrícia Chemin

Uma boa opção para o jantar é a Pizzaria Dom Silvério. As pizzas são feitas no forno à lenha em fôrmas de pedra sabão e cobre, o que deixa a massa com um sabor todo especial e mantém a pizza quentinha por mais tempo. Bem perto da pizzaria fica o Bistrô Restaurante. O ambiente é agradável e o cardápio, variado: há carnes, massas, pratos mineiros, pizzas e petiscos, além de uma carta de vinhos. Os pratos são grandes e servem duas pessoas.

DSC_0324

Foto por Patrícia Chemin

O artesanato de Mariana é muito rico. Ao andar pelo centro histórico, você vai se deparar com vários ateliês e lojas repletas de artigos únicos, principalmente na Rua Direita, na Rua Dom Silvério e na Praça Gomes Freire. Entre as principais peças estão joias em ouro e prata com gemas de várias partes de Minas Gerais, pinturas e esculturas em cedro e todo o tipo de objetos em pedra sabão. Há caixinhas decoradas, xícaras, pratos, fôrmas de pizza, jogos de dominó e muito mais. Além do centro de Mariana, há muitas dessas peças em pedra sabão no distrito de Cachoeira do Brumado.

DSC_0330

Foto por Patrícia Chemin

Restaurantes

Restaurante Lua Cheia – Rua Dom Viçoso, 58

Pizzaria Dom Silvério – Rua Salomão Ibraim da Silva, 78

Bistrô Restaurante – Rua Salomão Ibraim da Silva, 61

Lojas e ateliês

Cristais e Companhia – Praça Gomes Freire, 36

Atelier Devoção e Artes – Travessa São Francisco

Arte do Carmo – Rua Dom Silvério, 06

CTL Artesanato e Presentes – Rua Direita, 78

Fazendo Arte – Rua Dom Viçoso, 03

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou à Mariana com apoio da Secretaria Municipal de Turismo da cidade e da Associação Marianense de Turismo (MarianaTur).

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários