logo

Telefone: (11) 3024-9500

Oito cidades para conhecer no Rio Grande do Sul | Qual Viagem Logo

40431406654_085b0cde2d_c

Oito cidades para conhecer no Rio Grande do Sul

13 de março de 2020

Situado na fronteira com a Argentina e o Uruguai, o Rio Grande do Sul oferece inúmeros roteiros turísticos que incluem destinos culturais e históricos, vinícolas e paisagens pitorescas. Separamos oito cidades para inspirar uma viagem pelo estado. Conheça:

Bagé

Foto por Marcos Nagelstein/MTur

Foto por Marcos Nagelstein/MTur

Localizada na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, Bagé teve um papel importante histórico na região desde o tempo do Império. Apesar de não estar nos principais roteiros turísticos do Estado, a cidade é uma das mais antigas e conta com diversos edifícios arquitetônicos importantes que até hoje estão preservados.

Fundada em 1897, a Vila de Santa Thereza é onde está a maior parte desses prédios, como o Palacete Pedro Osório, principal local de reuniões políticas e atual sede da Secretaria da Cultura. A centenária capela de Santa Thereza de Ávila é outro atrativo pela região. Dentro da igrejinha, é possível encontrar obras de arte e imagens muito bem preservadas.

Bento Gonçalves

Foto por Renato Soares - MTUR

Foto por Renato Soares – MTUR

Situada no Vale dos Vinhedos, região enoturística do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves desponta como um destino gastronômico, mas, ao mesmo tempo, convida os visitantes a conhecerem parte de uma história preservada.

O legado cultural deixado pelos imigrantes italianos é visível em diversos pontos da cidade, em especial, no Bairro Cidade Alta, que concentra a maior parte dos atrativos turísticos, como a Maria Fumaça, Casa do Artesão e do Artista Plástico, o Parque Cultural Epopeia Italiana e a Cooperativa Vinícola Aurora. Não deixe de incluir no seu roteiro uma visita ao Museu do Imigrante e a Pipa Pórtico, o cartão-postal de Bento Gonçalves.

Canela

Foto via Renato Soares - MTUR

Foto via Renato Soares – MTUR

Dona de atrativos naturais, gastronomia diversificada e monumentos históricos, a cidade é uma das mais charmosas no sul do país. Na região, é possível encontrar diversos roteiros turísticos, o que facilita na hora de programar de a viagem. A Rota Cervejeira e o Tour da Uva e Vinho figuram entre alguns dos principais programas.

O Parque Estadual do Caracol conta com 25 hectares destinados a visitação e turismo. Dentro do complexo está a bonita Cascata do Caracol, uma cachoeira de 131 metros de altura que é um dos cartões-postais da Serra Gaúcha.

Caxias do Sul

Foto via Renato Soares - MTUR

Foto via Renato Soares – MTUR

Cidade mais populosa do interior gaúcho, Caxias do Sul é um importante polo industrial para o estado. Graças aos diversos atrativos oferecidos pelas propriedades rurais, a região também figura como um badalado destino turístico. Destaque especial para o Château Lacave, um marco histórico construído no século XX. O castelo conta com uma vinícola, espaço para eventos e restaurante exclusivo.

Gramado

Foto via Renato Soares - MTUR

Foto via Renato Soares – MTUR

Vizinha de Canela, Gramado é um destino que atrai turistas que buscam por um roteiro diferenciado pela Serra Gaúcha. Famosa por seus eventos temáticos, a cidade conta uma agitada programação de festivais que agradam a todas as idades. Anote na agenda: o festival de Páscoa, um dos espetáculos mais bonitos da região, acontece entre 20 de março e 12 de abril. Não deixe de garantir suas entradas para as apresentações e atrativos turísticos.

A região oferece uma variedade de opções em hospedagens. Por ser alta temporada, é necessário fazer a reserva com antecedência nos hotéis em Gramado.

São Miguel das Missões

Foto via Jefferson Bernardes - MTUR

Foto via Jefferson Bernardes – MTUR

O município conta com um dos mais importantes monumentos históricos do país. As ruínas, que levam o mesmo nome da cidade, são seu atrativo turístico mais conhecido e visitado.

Tombado pela UNESCO como parte do Patrimônio Cultural da Humanidade, o conjunto de prédios representa os vestígios mais bem preservados das remanescentes colônias jesuítas.

Torres

Foto via Renato Soares - MTUR

Foto via Renato Soares – MTUR

Situada na divisa com Santa Catarina, a cidade é uma das mais bonitas do litoral norte do Rio Grande do Sul. A praia da Guarita, o cartão-postal da região, é ponto de parada obrigatório para quem visita Torres. Já a praia do Cal é ideal para os surfistas. Ali, as boas ondas reúnem inúmeros amantes do esporte.

Torres também é famosa pelo Festival de Balonismo, evento que oferece competições de balões, programação cultural, musical e gastronômica. Esse ano a festa acontece de 29 de abril a 3 de maio.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via Jefferson Bernardes – MTUR

Comentários