logo

Telefone: (11) 3024-9500

O que comer em Goiânia? | Qual Viagem Logo

20180521_123400

O que comer em Goiânia?

6 de junho de 2018

Se você está planejando conhecer a capital do estado de Goiás, seja a trabalho ou a lazer, prepare-se para comer bem! Goiânia é um destino ainda pouco explorado pelo turismo – exceto pelo corporativo – mas a levar pela gastronomia, tem muito potencial.

Foto por Eliria Buso

Com uma fartura que lembra bastante a vizinha Minas Gerais, a mesa goianiense reúne ingredientes típicos do cerrado como o pequi (ame-o ou deixe-o), mangaba, guariroba e o baru, que estão presentes da entrada à sobremesa.

Para conhecer – e experimentar – melhor todas essas iguarias com o melhor gostinho caseiro, vale a pena visitar o Restaurante Popular da 72. Com história de sobra, o lugar fundado há mais de 40 anos pela Dona Lourdes e recebe pessoas de todo o tipo: dos engravatados aos curiosos turistas.20180523_142105

E é nessa classe que nos encaixamos. Em uma mesa de cerca de dez pessoas, vimos surgirem pratos e mais pratos – que se não perdemos as contas totalizaram 22 – com delícias como: arroz com pequi, frango caipira, disco de carne moída, quiabo e linguiça apimentada.20180523_141912 Eliria Buso

Achou demais? O restaurante ainda serve, em potes pra lá de generosos, as sobremesas na mesa – para você se deliciar a vontade; a mais famosa é a ambrosia da Dona Lourdes, mas você também pode experimentar o doce de leite, figo em compota, cocada cremosa, goiabada e o pudim.

O comércio popular é bastante rico em Goiânia. A cidade conta com diversas feiras especiais que vendem, desde peças de vestuário – um dos principais produtos locais –, até algumas iguarias bem tradicionais. O goianiense tem o costume de visitar as principais praças da cidade para fazer compras e aproveitar os fins de tarde.20180520_175427 Eliria Buso

Nessas feiras você vai encontrar o famoso empadão goiano, assim como a jantinha – que virou moda na cidade e leva uma combinação de espetinho de carne, arroz, feijão tropeiro, mandioca e vinagrete.

A carne, inclusive, está presente em grande parte dos pratos da gastronomia do centro-oeste. O que não falta na cidade são churrascarias e restaurantes especializados. Uma dica é o Bartolomeu Restaurante, que além de um clima super aconchegante em um ambiente de adega, oferece pratos como: leitão a pururuca, pernil de cordeiro e short ribs.

Olha a pamonha!20180524_181751 Eliria Buso

A pamonha é um clássico brasileiro e em Goiânia, eles elevaram o prato a outro nível. Acostumados com a pamonha doce, lá na capital goianiense pudemos experimentar as salgadas com diversos recheios (pequi, guariroba, calabresa, queijo, entre outros) e até uma versão frita. A nossa dica é a Pamonharia Frutos da Terra, mas você encontra diversos lugares que vendem pela cidade.

Onde comer

Nubah Restaurante Spirited Bar

Bartolomeu Restaurante

Restaurante Popular da 72

Restaurante Chão Nativo

Churrascaria Favo de Mel

Pamonharia Frutos da Terra

Fotos: Eliria Buso

Blog de Bacon a Vida

De e Eli. Nós somos um casal apaixonado por viagens, gastronomia...e bacon. Pensando em unir o útil ao agradável, criamos o De Bacon a Vida para falar dos lugares que gostamos de ir, das nossas experiências gastro-viajantes e do que tem rolado de novidade nesse fantástico mundo da comida!
Que tal ficar #debaconavida com a gente?
Blog de Bacon a Vida

Últimos posts por Blog de Bacon a Vida (exibir todos)

Comentários