logo

Telefone: (11) 3024-9500

ESQUI NA NEVE: um super guia exclusivo | Qual Viagem Logo

Neve

ESQUI NA NEVE: um super guia exclusivo

5 de novembro de 2014

Impressionante a atração que a exuberância dos cenários glaciais exerce sobre a maioria das pessoas. Os esportes de inverno, o charme e o conforto das estações de esqui conquistam cada vez mais a preferência dos turistas, esquiadores ou não.

Por Roberto Maia


Amantes do frio, preparem seus gorros, luvas e cachecóis. Está aberta a temporada de neve nos Estados Unidos. A temporada 2014/2015 começou em 31 de outubro e segue até meados de abril.

E são muitas as opções. Os brasileiros que planejam esquiar nas montanhas dos EUA podem escolher entre as seguintes estações de esqui: Aspen, Snowmass, Vail, Breckenridge, Beaver Creek, Keystone, Telluride e Steamboat, no Colorado; Park City, Deer Valley e Canyons, em Utah; Jackson Hole, em Wyoming; e Heavenly Lake Tahoe, Kirkwood, Mammoth e Northstar-at-Tahoe, na Califórnia. Elas integram o maior programa de turismo de neve nos Estados Unidos para brasileiros, o American Airlines SkiClub.

Em todas elas, os vilarejos encravados nos pés das montanhas remetem a cenários de filmes. Ver os floquinhos brancos caindo e enfeitando os cenários é uma experiência inesquecível. A neve fascina e seduz, principalmente nós brasileiros, acostumados com o calor dos trópicos e das praias. Quem nunca se imaginou deslizando sobre ela ou brincando de atirar bolas de neve nos amigos?

Cada vez mais bem estruturadas, as estações de esqui são o próprio motivo da viagem. Charmosas, são verdadeiros centros de lazer e entretenimento, que recebem turistas – esquiadores ou não – de todas as idades em busca de aventura e conforto. Atrações não faltam.

Todos os dias são marcados por festas, shows e campeonatos de esqui e snowboard. E, claro, muita neve macia convidando para passeios de snowshoes, snowmobile, snowcat, cross country, esqui e snowboard para todos os níveis.

Em todas elas, na base das montanhas, uma infinidade de restaurantes de classe internacional, badalados points de après-ski (happy hour pós esqui), bares, casas noturnas, lojas de grife, spas, centros de lazer para crianças, escolas de esqui e muito mais. Até festivais de cinema acontecem em algumas cidades durante a temporada de neve. Impossível ficar parado.

CUIDADOS, AULAS E EQUIPAMENTOS ADEQUADOS

Para quem pretende se aventurar pela primeira vez nos esportes de neve é importante que tenham calma para aprender, tomem cuidados especiais, utilizem equipamentos de qualidade e recorram aos instrutores para que a viagem seja especial e sem problemas.

Como o Brasil é um país tropical, não gaste dinheiro comprando roupas e equipamentos para a prática do esqui. Tudo o que for necessário pode ser alugado na própria estação com preços e qualidade adequados. Utilizar a roupa certa é muito importante para aproveitar a neve com facilidade de movimentos e sem sofrer com o frio. As roupas corretas também ajudam a amortecem as quedas inevitáveis sem se machucar.

Neve3

As roupas especiais e equipamentos adequados são imprescindíveis para aproveitar da melhor maneira possível a estadia nas requintadas e sofisticadas estações de esqui. FOTO: SERRNOVIK / THINKSTOCK

O conjunto ideal é blusas e calças térmicas e impermeáveis, meias e luvas próprias para suportar as baixas temperaturas. Usar várias meias uma sobre as outras ou peças muito grossas dificultam os movimentos dos pés. Os óculos especiais para esquiar – tipo máscaras – são itens obrigatórios.

As botas e os esquis também podem ser alugados na estação e devem ser a primeira coisa a se fazer logo que se chegar ao destino. Normalmente existem várias opções de lugares para o aluguel do equipamento, portanto, peça indicação no hotel pois eles costumam ter parcerias com lojas locais que podem até oferecer algum desconto. Aprender a andar com as botas de esqui que são um pouco pesadas é bastante importante antes de começar a esquiar.

Não é obrigatório, mas os iniciantes devem fazer aulas logo na primeira manhã. As aulas são pagas, os preços variam bastante e, quando feitas em grupo, ficam bem mais econômicas e divertidas. Os instrutores ensinam desde as noções básicas, como colocar o equipamento, a postura correta sobre os esquis, como descer de um lift, até manobras essenciais como frear, fazer curvas, aumentar e diminuir a velocidade, etc. Em alguns destinos, a primeira experiência acontece em esteiras rolantes para que o estreante aprenda a se posicionar sobre o esqui.

A maioria quase absoluta das estações de esqui dispõem de pistas com graduações de dificuldades desde os iniciantes até os “profissionais”. Escolher a pista certa e com acompanhamento de pessoas preparadas dão mais segurança e aumentam a confiança. Algumas estações têm, inclusive, pistas totalmente iluminadas para a prática do esqui noturno. Começar a esquiar em um local plano antes de se aventurar nas descidas é bom para conhecer o equipamento e ganhar confiança.

A postura corporal correta é fundamental para o equilíbrio sobre o esqui e evitar quedas. Corpo para a frente diminui o risco de quedas. Os bastões ajudam a manter o equilíbrio e na falta deles colocar as mãos na cintura é uma alternativa. É importante olhar sempre para a frente, pois olhar para baixo, para os esquis, percebe-se a velocidade e aumenta o medo, deixando os iniciantes inseguros.

Para fazer as curvas e ziguezaguear na neve é necessário fechar um só esqui, o do lado contrário ao que se quer virar, tombando levemente o corpo também na direção contrária. Já para frear é necessário fazer a cunha, movimento de abrir bastante as pernas, fechando os esquis, mas sem cruzá-los. Essa ação funciona como freio, pois os esquis paralelos é que fazem você deslizar.

Preste atenção ao utilizar os teleféricos que levam ao topo das montanhas. Eles não param para que o turista sente e é necessário estar atento e preparado para o momento de embarcar e
desembarcar do transporte.

DIVERSÃO E CONFORTO EM 16 ESTAÇÕES DE ESQUI

Maior estacao

Maior estação de esqui dos EUA, Vail Mountain tem 193 pistas que atendem desde crianças até profissionais. FOTO: WWW.VAILSKIBASE.COM

No coração das Montanhas Rochosas, no Colorado, Vail Mountain é a maior estação de esqui dos EUA, com 193 pistas e muitas novidades que vão de restaurantes gourmet a uma gôndola espetacular. Lugar para ver e ser visto, recebe celebridades do mundo todo em seus restaurantes, baladas e lojinhas. Ideal para visitantes dos mais variados perfis, atende satisfatoriamente desde crianças, idosos e esquiadores de primeira viagem até profissionais do esporte. Entre as atividades estão o esqui, snowboard, tubing – descida de um tobogã sobre uma boia – e ski-biking, espécie de bicicleta que desliza na neve. Em uma área de 21,4 km2 abriga pistas para todos os níveis de dificuldade e até circuitos mais radicais. Durante o inverno a temperatura pode chegar a 20 graus negativos. Alguns hotéis e resorts contam com spas luxuosos, ideais para o dia seguinte de uma prática intensa.

Também no Colorado estão as estações de Aspen e Snowmass, destinos tradicionais de muitos brasileiros que gostam de curtir as férias na neve. A primeira é uma cidade com apenas 7 mil habitantes, que conserva o charme vitoriano e clima de velho-oeste. Aspen guarda muita história e cultura, além de oferecer lojas de grifes internacionais, descoladas galerias de arte e mais de uma centena de aconchegantes cafés, restaurantes, bares, pubs e casas noturnas. O complexo é formado pelas montanhas Aspen Mountain, Aspen Highlands e Buttermilk e entre as atividades estão o esqui, snow, snowcat, caminhadas com raquete e yoga na montanha.

Situada ao lado da vila de mesmo nome, Snowmass tem 237 km de pistas perfeitas para todas as idades e ideal para esquiar em família. São mais de 12 km2 de pistas para a prática de esqui e snowboard, declives, snowparks e halfpipes. A estação possui variedade de acomodações, entre condomínios e resorts de luxo. O pico desta enorme montanha está a 3,8 mil metros e conta com o mais longo ski lift vertical nos EUA.

Debruçada literalmente sobre as águas azuis safira do Lago Tahoe, Heavenly possui um cenário impressionante e belo. Considerado um dos destinos mais exclusivos do planeta para a prática de esportes de neve, fica na divisa da Califórnia e Nevada. Seus 50 km de pistas estão divididos entre os dois estados. Oferece intensa vida noturna com cassinos e baladas ao melhor estilo de Las Vegas.

Aspen

Um dos mais concorridos destinos de inverno do mundo, Aspen atrai turistas em busca de suas atrações – montanhas nevadas, hotéis luxuosos, lojas sofisticadas e restaurantes estrelados. O cenário natural da região é deslumbrante. FOTO: DIVULGAÇÃO

Cerca de 90% das pistas de Jackson Hole são destinadas a esquiadores experientes, porém, os menos habilidosos têm espaço e opções de passeios a cavalo e muita diversão noturna. Tudo no melhor estilo do Velho Oeste com muita música country, fachadas de madeira, natureza intocada e paisagens alucinantes. Para os mais experientes oferece estrutura e terrenos verticais e intermediários para aperfeiçoar qualquer tipo de manobra de esqui ou snowboard. Localizada dentro do Parque Nacional Grand Teton, em Wyoming, também tem ótima infraestrutura para crianças e iniciantes, além de passeios em trenós puxados por cachorros e snowmobile.

Considerada uma das mais exclusivas estações de esqui dos EUA, Deer Valley oferece aconchegantes lodges na montanha, serviço de primeira e mais de uma centena de pistas para se esbaldar em seis diferentes picos nevados. A estação, que não permite a prática de snowboard e controla a quantidade de esquiadores, fica a cerca de 8 km da Main Street, em Park City. O lugar conquista logo de cara os visitantes pelo seu charme de vilarejo construído na época da mineração da prata, repleto de lojas e restaurantes. Segundo especialistas, possui a neve de melhor qualidade para a prática de esqui.

Northstar

O resort de montanha Northstar-at-Tahoe é o mais sofisticado da Califórnia e atrai muitos visitantes às suas lojas e restaurantes. FOTO: DIVULGAÇÃO

Northstar-at-Tahoe é a mais sofisticada estação de esqui da Califórnia e está repleta de lojas, restaurantes e até salas de cinema. Diversão garantida para toda a família. Um dos resorts de montanha que mais tem crescido nos últimos anos, oferece 19 meios de elevação, 92 pistas de esqui – distribuídas por mais de mil hectares -, produção de neve que cobre metade das pistas e esportes de neve como esqui alpino, snowboard, esqui cross-country e caminhadas com snowshoeing (sapatos especiais).

Pequena cidade de apenas 8 mil habitantes, Park City é a base para explorar três estações de esqui. Uma delas leva seu nome e é a preferida dos atletas olímpicos. Sede das Olimpíadas de Inverno de 2002, Park City é hoje um dos melhores resorts de esqui dos EUA. Além das pistas perfeitas para esqui e snowboard, oferece infraestrutura adequada para a prática de outros esportes de neve como o bobsled. Na rua principal do seu charmoso vilarejo construído na época da mineração da prata, as fachadas históricas convivem em harmonia com uma grande variedade de restaurantes e lojas.

Famosa por proporcionar a prática de esqui noturno, Keystone, no Colorado, possui 17 pistas iluminadas que só fecham às 20h, permitindo até 12 horas de aventura por dia. Localizada nas Montanhas Rochosas, a estação possui 3,1 mil hectares esquiáveis, 20 meios de elevação e três picos com uma das mais amplas ofertas de atividades de neve dos EUA, incluindo, além do esqui e do snowboard, cross-country, patinação no gelo, escorregador, snowshoeing, passeios de gôndola, de trenó, bicicleta e motos de neve. Um spa de qualidade internacional garante o relaxamento após um dia de muita diversão.

Aninhada em um cânion escavado glacialmente, Telluride é parte das majestosas montanhas de San Juan, no Colorado. Reconhecido internacionalmente como um dos principais destinos para esqui, recebe mais de 760 centímetros de neve por ano e proporciona condições ideais para a prática de esportes de inverno, em todos os níveis. São 127 pistas de esqui e duas vilas de montanha interligadas em uma área de 647 km2. É a única com Helitrax na região, operação de esqui assistida por helicóptero.

Em atividade há mais de 100 anos, a hospitaleira Steamboat, ao longo da margem do Rio Yampa, no Colorado, continua sendo uma das mais modernas estações de esqui dos EUA. Com 165 pistas, teleféricos e máquinas de fazer neve de última geração, oferece muitas opções de diversão para toda a família. A grande variedade de áreas esquiáveis permitem a prática de esqui entre árvores, percursos com bumps e até esqui extremo. Tudo isso em mais de mil hectares de pura diversão para esquiadores e snowboarders de todos os níveis.

Ao cair da noite oferece alegres happy hours, restaurantes de alta gastronomia e badaladas casas noturnas. As opções de hospedagem são luxuosas.

A estação de Beaver Creek será a sede do Campeonato Mundial de Esqui Alpino de 2015. Ela reúne três charmosos vilarejos na base da montanha com um teatro e ótimos restaurantes. É o lugar certo para que procura uma estação de esqui sofisticada e charmosa em estilo alpino. Tem pistas perfeitas para esquiadores e praticantes de snowboard com muita experiência. Porém, garante as condições necessárias para a diversão de toda a família. A maior parte das acomodações são de alto padrão, o pós esqui é bastante movimentado com excelentes opções de gastronomia, além de lojas, boutiques, galerias de arte, bares e casas noturnas.

Creek

Beaver Creek tem pistas perfeitas para esquiadores de todos os níveis e praticantes de snowboard. FOTO: SCOTT CRAMER/THINKSTOCK

Considerada uma das estações de esqui mais populares do Colorado, Breckenridge proporciona a prática de esqui e snowboard a até 3,9 mil metros de altitude. São quatro montanhas, chamadas de Peak 7, 8, 9 e 10. A Peak 7 tem a maior parte de pistas avançadas. A 8 cobre quase metade de todo o terreno da estação, com pistas intermediárias e avançadas. A 9 oferece pistas mais fáceis, ideais para iniciantes e intermediários. Já a 10 tem várias pistas interessantes para os esquiadores mais experientes.

A cidade, fundada em 1859, na época da mineração, é uma das mais antigas do estado, com mais de uma centena de prédios restaurados do período Vitoriano. Outro atrativo são os cerca de 50 restaurantes com opções de comidas cajun, francesa, alemã, chinesa, mexicana e japonesa, entre outras.

Terceira maior estação de esqui dos EUA, Canyons, em Utah, tem nove montanhas, 1,6 mil hectares, 182 pistas, 21 meios de elevação e um desnível vertical superior a 9,7 mil metros. Há pistas para todos os estilos e níveis, além de um terrain park – área de lazer ao ar livre para a apresentação de manobras dos esquiadores, snowboarders e snowbikers – de nível mundial. Tudo isso distante apenas 6 km da histórica Main Street de Park City, o que garante fácil acesso à vida noturna, aos restaurantes e às compras. Cinco hotéis e dois spas garantem o conforto dos visitantes.

Situado a cerca de 35 km de South Lake Tahoe, na Califórnia, o Kirkwood Mountain Resort está em um remoto e solitário canyon em forma de ferradura. O clima e a geografia conspiram para criar uma das mais autênticas e puras experiências de esqui nas montanhas. Kirkwood é idolatrado por quem prefere esquiar em neve especial e terreno íngreme. Casa do World Tour Freeskiing, o destino apresenta alguns dos mais ferozes terrenos da América do Norte. Tanto que os nomes das pistas são suficientes para acelerar a pulsação: Heat Chute, Patrolman’s, Hospital Air e Once is Enough Chute. Seus 2,3 mil hectares de montanha desafiam os mais experientes esquiadores desde de o primeiro instante.

A última estação de esqui da relação é Mammoth, destino californiano convenientemente localizado a 5 horas de carro (ou uma hora de voo) de Las Vegas e Los Angeles. A grande altitude de Mammoth Mountain resulta em uma das mais prolongadas temporadas de inverno nos EUA. Em média, mais de 9 metros de neve caem anualmente nos 3,3 mil metros da montanha, formando 3,5 mil acres esquiáveis para os mais experientes e para iniciantes, que dispõem de pistas demarcadas e seguras. Depois de um dia repleto de atividades, nada melhor do que aproveitar a noite com um delicioso jantar em restaurantes de classe mundial, antes de relaxar em um aconchegante chalé com lareira ou mesmo em um luxuoso resort na montanha.


SERVIÇOS

PROGRAME SUA VIAGEM

COLORADO:

Aspen Mountain – de 27 de novembro a 19 de abril.
Beaver Creek – de 26 de novembro a 12 de abril.
Breckenridge – de 7 de novembro a 19 de abril.
Keystone – de 31 de outubro a 12 de abril.
Snowmass – de 27 de novembro a 19 de abril.
Steamboat – de 27 de novembro a 12 de abril.
Telluride – 27 de novembro a 5 de abril.
Vail Mountain – de 21 de novembro a 19 de abril

UTAH:

Canyons – de 28 de novembro a 12 de abril.
Deer Valley – de 6 de dezembro a 12 de abril.
Park City Mountain – de 22 de novembro a 12 de abril.

CALIFÓRNIA:

Heavenly – de 21 de novembro a 19 de abril.
Kirkwood – de 22 de novembro a 19 de abril.
Mammoth – de 13 de novembro a 19 de abril.
Northstar-at-Tahoe – de 21 de novembro a 19 de abril.

WYOMING:

Jackson Hole – de 27 de novembro a 5 de abril.

 

PACOTES TURÍSTICOS

O maior programa de turismo de neve nos Estados Unidos para brasileiros, o American Airlines SkiClub – com 16 estações de esqui como opção de destino – está disponível nas operadoras que formam o pool: Ski Brasil, Snowtime, Maktour e Interpoint, em São Paulo; Air International Tours, Formula Way Tours, Soul Traveler e Abreu Turismo, no Rio de Janeiro; Snow, em Belo Horizonte; e Orinter, em Porto Alegre e Curitiba.

O pacote inclui passagem aérea com parcelamento em até cinco vezes sem juros nos cartões MasterCard, sete noites de hospedagem e seis dias de acesso ilimitado aos meios de elevação. Também inclui descontos de 20% para aluguel de veículos 4×4 da Hertz Internacional, tarifas especiais da Telecall para chamadas para o Brasil e seguro viagem. Para que os brasileiros possam desfrutar das vantagens de comprar um pacote do programa, o SkiClub criou o cartão de benefícios American SkiClub Membership Card.

O cartão personalizado foi desenvolvido para que os turistas possam aproveitar o melhor dos destinos com descontos e benefícios exclusivos em todas as estações de esqui do programa. As vantagens incluem descontos em restaurantes, bares, hotéis de luxo e loja de equipamentos. Informações: tel. 0300 789-7778 ou www.americanskiclub.com.br .

COMO CHEGAR

A American Airlines oferece, atualmente, 95 voos semanais a partir de nove cidades brasileiras – São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Tom Jobim, Belo Horizonte/Confins, Manaus, Recife, Salvador, Brasília, Curitiba e Porto Alegre – para Nova York, Miami, Dallas e Los Angeles. A empresa adicionará, a partir de 2 de dezembro, um novo serviço para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), saindo de Miami e Nova York. A nova frequência terá três voos semanais. Informações: www.aa.com.br

Comentários