logo

Telefone: (11) 3024-9500

Noruega é destino ecológico e sustentável | Qual Viagem Logo

July 27, 2015: Panorama of the town of Roros, Norway

Noruega é destino ecológico e sustentável

12 de novembro de 2019

Conhecida por ser uma referência em turismo sustentável, a Noruega é um destino que busca respeitar a natureza, sua herança cultural e as comunidades locais. Entre belezas naturais e cidades cheias de tradição é possível encontrar lugares ecológicos para curtir tudo o que o país tem de melhor para oferecer.

O Sustainable Destination, único selo dos países nórdicos a designar destinos de viagem que oferecem melhorias nas experiências e atrativos turísticos de maneira ecologicamente correta, concedeu uma lista de locais que possuem um desenvolvimento sustentável. Confira:

A Rota Dourada, perto da principal estrada do país, a E6, é uma cooperativa que busca melhorar a qualidade nas práticas que podem ser vivenciadas na Península Inderøy. A comunidade dali oferece iguarias norueguesas que vão desde cervejas e queijos artesanais, destilarias aquavit, fazendas de legumes cultivados a céu aberto a refeições em locais históricos e panorâmicos, como o edifício Rødbrygga e o fiorde de Trondheimsfjorden.

Foto via iStock por Tinieder

Foto via iStock por Tinieder

O arquipélago de Svalbard é famoso mundialmente devido à sua singularidade. A aurora boreal e os ursos polares juntamente com a natureza esplêndida compõem seu cenário ártico de tirar o fôlego. Cerca de dois terços de seu território fazem parte da área de proteção ambiental. Por ali, a oferta de atrativos turísticos varia entre passeios trenó puxado por cães, safáris em motos de neve e visitas a cavernas de gelo.

Foto via iStock por BublikPolina

Foto via iStock por BublikPolina

Roros é uma das vilas mais tradicionais da Noruega. Localizada em uma planície íngreme a mais de 600 metros do nível acima do mar, a região foi fundada em 1644 e, desde 1980, faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. Hoje, além de ser a maior produtora de alimentos orgânicos do país, é considerada um museu a céu aberto, graças aos seus casarios construídos em madeira, quesitos que lhe concedeu o título de destino sustentável.

Foto via iStock por lazmi

Foto via iStock por lazmi

Situada na fronteira com a Suécia, Trysil é um dos locais mais queridos pelos europeus, por ser o maior centro de esqui do país. As montanhas que circulam o principal resort da região são todas interligadas por teleféricos e pistas que dispõem de vários níveis de dificuldade para esquiar e atividades para praticar esportes na neve. O local também se destacada como destino de aventura, oferecendo atrativos para curtir no verão, como rafting, montanhismo e pesca esportiva.

Foto via iStock por Nikolay Tsuguliev

Foto via iStock por Nikolay Tsuguliev

Seguindo essa linha de sustentabilidade, a Noruega está prestes a inaugurar o hotel mais ecológico do mundo. Localizado acima do Círculo Polar Ártico, o Svart Glacier Hotel será o primeiro empreendimento hoteleiro a gerar mais energia do que consome. Além disso, seu projeto arquitetônico em forma circular se estende até o sopé da geleira Svartisen e oferece vista 360° de toda a região.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por RPBMedia

Comentários