logo

Telefone: (11) 3024-9500

No País Basco, conheça a surpreendente Bilbao | Qual Viagem Logo

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

No País Basco, conheça a surpreendente Bilbao

15 de janeiro de 2016

O voo do aeroporto de Madri até Bilbao dura menos de uma hora. Embora a cidade de cerca de 350 mil habitantes resguarde seu passado em construções antigas e de muito bom gosto, os olhares de seus habitantes estão voltados para novos tempos.

Foto via  ISTOCK.COM/  JACKF

Foto via ISTOCK.COM/ JACKF

O museu de Guggenhein, por exemplo, é visita obrigatória para os adeptos da arte contemporânea. Logo na entrada o puppy – a imensa e fofa escultura de quase 10 metros de altura no formato de um Terrier, toda revestida de flores coloridas que remetem aos clássicos jardins europeus do século 18. O trabalho do artista Jeff Koons pode ser visto noutra área externa do museu, a Tulipanes (tulipas) – ramo de flores de dois metros feito em aço e cores gritantes refletidas como espelhos, parte da serie Celebration iniciada pelo artista em 1994.

O espaço interno de 11 mil m² quadrados do museu foi dividido em três pavimentos, onde amplas salas abrigam exposições culturais e artísticas transitórias e permanentes. Por si só o museu já seria uma obra de arte. Sua arquitetura de vanguarda, considerada inovadora para o século 20, foi projetada pelo norte-americano Frank Gehry. O projeto impressiona pela magnitude de sua beleza, complexidade e contraste de curvas, ondulações e cores brilhantes da cobertura de titânio com o fosco das paredes e arquitetura mais estática ao redor. Não à toa o museu Guggenhein se tornou um dos locais mais visitados da Espanha.

Foto por Tony Hisgett via Commons Wikimedia

Foto por Tony Hisgett via Commons Wikimedia

As calçadas da cidade conduzem o visitante ao prazer de constantes descobertas. Pelo caminho, igrejas antigas, jardins floridos, obras de arte contemporânea, fontes e belos plátanos. Com sorte, talvez sobre um tempinho para visitar o estádio do Atlético de Bilbao, o time do coração da cidade e que só aceita jogadores de origem basca. Bilbao reserva boa culinária, mas, como em boa parte das cidades ao norte da Espanha, é válido experimentar os tradicionais petiscos como a saborosa croqueta e a infinita variedade de deliciosos pintxos.

Num desses bares havia até mesmo um inusitado atendente que trabalhou alguns anos em São Paulo. Bilbao funde arte, beleza, gastronomia e algumas surpresas improváveis.

Texto por: Pedro Teixeira. O jornalista viajou a convite da Europcar – marca mundial em locação de veículos automotores – e WineTours – líder em roteiros de turismo enogastronômico da Espanha (especialmente Rioja e Rioja Basca, na região de La Rioja) e com a proteção do seguro-viagem TravelAce Assistance.

Foto destaque via Istock/ Hernan Echevarria

Comentários