logo

Telefone: (11) 3024-9500

No norte do Paraná, Londrina é referência em cultura e tranquilidade | Qual Viagem Logo

Londrina

No norte do Paraná, Londrina é referência em cultura e tranquilidade

11 de dezembro de 2015

Maior cidade do norte do Paraná, Londrina fica à cerca de 390 quilômetros de Curitiba. Moderna e em constante desenvolvimento a cidade atrai investimentos nas áreas industrial, comercial e de serviços. A agricultura é de fundamental importância para a economia local destacando-se as plantações de café, trigo, soja, milho e algodão.

Agitada em movimentações culturais a cidade conta com o já tradicional Festival Internacional de Teatro, vários museus, orquestra de câmara, cinemas, etc. Entre as várias faculdades da cidade destaca-se a Universidade Estadual de Londrina, importante instituição no cenário nacional. O Autódromo Internacional Ayrton Senna é palco de várias competições automobilísticas.

Foto por Marcos Guerra via Wikipedia

Foto por Marcos Guerra via Wikipedia

A cidade se destaca pelos bons serviços, áreas verdes, universidades e trânsito organizado. E a natureza privilegiada também chama a atenção em Londrina.  O Salto do Apucaraninha, por exemplo, é uma queda d’água com 116 metros de altura. O local é perfeito para ser visitado em um final de semana. Para ir até o Salto do Apucaraninha, é preciso solicitar autorização à FUNAI, e para chegar até lá basta seguir a PR 445 até o trevo do distrito de Lerroville, distante cerca de 3 quilômetros.

Há ainda outra cachoeira com cerca de 10 m de altura. Embora não seja tão impressionante quanto o salto, a cascata chama a atenção pela beleza.

Uma das mais belas áreas de lazer que os londrinenses e demais pessoas que passam por Londrina podem desfrutar é o Lago Igapó, cujo nome, na língua tupi, significa transvazamento de rios. É um local de lazer, que além da represa, propicia a prática de esportes náuticos. Possui uma vasta área urbanizada com piscinas, pistas de aeromodelismo e foto clube.

Foto via Flickr tuliouel

Foto via Flickr tuliouel

E para quem gosta de arte e cultura, uma visita aos museus da cidade vale a pena. O Museu Histórico de Londrina, localizado no prédio da antiga estação ferroviária, e o Museu de Arte de Londrina, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico são as opções por lá.

E para reavivar a história da região, na melhor do que a Rota do Café. Os mais de 30 atrativos do roteiro estão localizados em 9 municípios, sendo Londrina o maior deles, em um raio de distância de aproximadamente 200 quilômetros. Como um “cardápio” de atrações totalmente ligado a temática café, conta com aconchegantes pousadas, cafeterias, restaurantes e agroindústrias, e fazendas históricas e produtivas.

Como chegar

Londrina fica na região central para o norte do estado. De Curitiba, deve-se seguir pela PR 376 até Apucarana, e depois pela PR 369 até Londrina. De SP e RJ, pode-se chegar sem passar por Curitiba. Basta seguir pela SP 280 até seu final, e virar à esquerda na SP 327 até Ourinhos, e de lá pegar a PR 369 até Londrina.

Onde ficar

Hotel Boulevard – boulevardresidence.com.br

Blue Tree Premium – bluetree.com.br/hotel/blue-tree-premium-londrina

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque via Flickr Fernando Stankuns

Comentários